Brasil,

Bebidas e farinhas à base de arroz se tornam aliadas na alimentação para autistas

Além de hipoalergênicos, os produtos podem ser utilizados na dieta sem glúten e sem caseína, que é recomendada para as pessoas que possuem TEA

Ainda nos primeiros anos de vida, todos passam pela introdução alimentar. Nesta etapa, alguns comem de tudo, já para outros a ingestão de algum alimento não desejado pode se tornar um motivo de choro. Para crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), essa seletividade é ainda maior. Por isso, nesses casos, dispor de uma alimentação saudável e rica em nutrientes impacta diretamente no quadro comportamental do indivíduo.

Na maioria dos casos, indica-se uma dieta sem glúten e sem caseína – proteína do leite –, uma vez que muitos autistas possuem uma hipersensibilidade intestinal. E para não excluir as receitas que tradicionalmente iriam leite ou farinha de trigo, as bebidas vegetais e farinhas à base de arroz se tornam ótimas aliadas na alimentação, trazendo infinitas possibilidades de pratos nutritivos e benéficos para a saúde.

“A base arroz é neutra. Sendo assim, não deixa nenhum residual na boca, facilitando a utilização em receitas doces e salgadas. A RisoVita possui diversos sabores de bebidas e farinhas, justamente para oferecer inúmeras opções aos consumidores dos produtos”, explica o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral.

O TEA – caracterizado por um déficit na comunicação e interação social, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento – geralmente é diagnosticado entre os dois e três anos, mesmo período em que os pequenos vivenciam o primeiro contato com outra fonte de energia que não seja o leite materno. Diante disso, oferecer uma alimentação variada e nutritiva desde cedo contribui para driblar essa recusa do autista a algumas comidas.

“Os autistas possuem uma propensão maior para alergias, por isso, inserir produtos hipoalergênicos ajuda a evitar esses problemas inflamatórios. Além disso, alimentos com base vegetal contribuem para uma alimentação equilibrada e, consequentemente, melhoram o comportamento dessas pessoas, tirando um pouco da agitação”, aponta Amaral.

No mundo, uma a cada 160 pessoas possui o TEA, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017. Dessa forma, a estimativa é de que no Brasil existam aproximadamente 2 milhões de autistas. Como forma de amenizar os sintomas, ter bons hábitos alimentares contribui para o equilíbrio de algumas funções cerebrais que, quando desreguladas, acentuam o autismo.

“Antigamente, quando existiam menos pontos de distribuição das bebidas vegetais ou das farinhas à base de arroz, muitos pais faziam caravanas para comprar, já que era um alimento que se fazia presente em diversas refeições e possuía grande aceitabilidade pelos autistas. Atualmente, temos trabalhado para levar a RisoVita para o maior número de regiões e estados do país, para que o acesso aos produtos se torne cada vez mais facilitado ”, afirma o gerente nacional comercial da RisoVita.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido a crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.

Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo