Brasil,

Instituto JNG e Uliving implementam no Brasil a primeira moradia independente para adultos com deficiência intelectual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A parceria inédita espera contribuir com a inclusão social e amplo desenvolvimento dos novos moradores

Hoje, no Brasil, existem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, e muitas delas almejam o direito à vida independente. Atualmente, faltam políticas públicas emancipatórias e iniciativas privadas que possibilitem esse grupo a viver com mais independência. Aí entra o trabalho do Instituto JNG, criado em 2013 para promover a autonomia de adultos com deficiência intelectual através de moradias independentes.

O Instituto JNG inaugurou a primeira moradia independente do país, em parceria com a Uliving - empresa que trouxe para o Brasil em 2012 o conceito de student housing - projeto inovador e com metodologia exclusiva. O objetivo é desenvolver, em conjunto, uma solução para que jovens adultos com deficiência intelectual possam viver de forma inclusiva, e que todos os moradores tenham a possibilidade de interação e desenvolvimento. Sem isolamento, sem residências segregadas, com privacidade, liberdade e autonomia, como garantido na Convenção da ONU e na Lei Brasileira de Inclusão.

Enquanto a Uliving fornece a hospedagem e toda experiência de uma moradia universitária, o Instituto JNG ficará responsável por oferecer apoio no aprendizado de tarefas do dia a dia, fazendo a ponte para a educação inclusiva. “Com este projeto queremos reforçar o papel inclusivo da Uliving. Os jovens participantes do programa serão os principais beneficiados, adquirindo sua independência, convivendo e interagindo com novas realidades, além do suporte 24 horas que encontrarão oferecidos pelo Instituto JNG, na nossa unidade do Rio de Janeiro. É uma fase de transição para todos, típicos e atípicos, que vem de encontro com a nossa proposta, de mudar o jeito de viver dos estudantes e como eles se relacionam com a sociedade. Os moradores típicos, que por muitas vezes nunca conviveram com essa parcela tão grande da nossa sociedade, terão a oportunidade agora e acabam se beneficiando dessa experiência. Essa união só traz benefícios para todos.” explica Juliano Antunes, fundador da Uliving.

A ONG, que há sete anos atua no Rio de Janeiro, desenvolve soluções em prol da autonomia e independência de adultos com deficiência intelectual, com foco em moradias independentes. “O Instituto JNG defende a ideia de que a pessoa com deficiência intelectual precisa ter a perspectiva de sair da casa dos pais, assim como um trabalho/ocupação e uma vida social própria, para que faça a transição para a vida adulta de forma digna, com autonomia e o mais independente possível. Só conseguimos isso quando oferecemos o apoio adequado, que nasce da certeza de que as pessoas com deficiência devem ter autonomia para viver como são, mesmo com limitações. A função principal do apoio do JNG é respeitar a dignidade e integridade da pessoa, seja quem ela for”, diz Flávia Poppe, diretora e uma das fundadoras do Instituto JNG.

O projeto fará a completa inclusão desses jovens, “Como acompanhamos muitos jovens que buscam sua independência, vimos a necessidade inclui-los neste tipo de moradia como a Uliving oferece, pois percebemos que residências universitárias teriam os ingredientes básicos para que o projeto fosse bem-sucedido. E foi o que encontramos na Uliving: outros jovens (pares), uma nova geração mais aberta e tolerante que encara o convívio com pessoas com deficiência de forma mais madura e natural, do que gerações passadas, que ainda nutrem medo e insegurança. Ambiente de convivência neste prédio que valoriza áreas comuns de lazer e trabalho, bairro urbano facilitando o acesso a comércio, serviços e transporte público,” diz Flávia.

Depois de um mês de preparação dos jovens, diálogo com as famílias e habilitação do corpo técnico, o projeto-piloto está pronto para iniciar. Esse grupo de jovens, com idades de 23 a 31 anos, passa a morar na Uliving, na unidade do bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os moradores contam com uma equipe de apoio que trabalha em regime de plantões de 24 horas, sete dias por semana, com monitoramento de rotina e, aqueles que precisarem, podem contratar um plano de apoio personalizado. Dessa forma, o adulto com deficiência tem perspectiva de sair da casa dos pais, ter sua privacidade, fazer suas escolhas e cuidar do seu espaço.

A moradia independente na prática:

· A pessoa mora sozinha ou com alguém de sua escolha.

· Cada adulto tem seu apartamento e sua rotina.

· Equipe de apoio em regime de plantão 24h.

· Plano Personalizado de Apoio (PPA): detalha tipo, quantidade e frequência do apoio para cada morador, de acordo com suas habilidades e necessidades.

· Não tem função terapêutica ou de assistência médica - esse acompanhamento, se houver, deve ser mantido e monitorado pela base de apoio.

· Não há limite de idade e qualquer tipo de deficiência intelectual pode se beneficiar da moradia independente.

· Respeito à capacidade de decisão e ao exercício de direitos e cidadania da pessoa com deficiência.

Sobre a ULIVING

A ULIVING Brasil foi fundada em 2012 e trouxe para o país um novo conceito de hospedagem estudantil. A empresa oferece aos moradores toda a estrutura e suporte para proporcionar experiências únicas para os jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência como sala de estudos, sala de tv, cozinha comunitária, dentre outros, a Uliving cria um ambiente onde os estudantes se sentem em casa, fortalecendo entre eles o senso de comunidade e pertencimento. A empresa já possui seis unidades em funcionamento no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e, no início de 2018, se associou à VBI Real Estate, uma gestora de Fundos de Private Equity, consolidando assim seu plano de expansão. Recentemente a Uliving se aliou à Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais de ensino superior do País, em uma aliança estratégica inédita para o mercado brasileiro. O projeto inicial pretende impactar os alunos de 15 universidades pertencentes ao Ecossistema Ânima.

Sobre o Instituto JNG

No Brasil, ainda pouco se discute sobre a vida adulta das pessoas com deficiência depois da fase escolar. Por isso, o Instituto JNG foi criado em 2013 a partir do respeito e valorização da diversidade, com foco na promoção da cidadania de adultos com deficiência intelectual. O público-alvo são 2.033.980 adultos em todo o Brasil, correspondendo a 78% da população com deficiência mental/intelectual, segundo o IBGE. O JNG realizou uma campanha de financiamento coletivo, adaptou a metodologia britânica à cultura brasileira com pesquisadores da UERJ, desenhou um modelo de negócios com a FGV e fechou uma parceria inédita com o setor imobiliário, cujo modelo é o de co-living.

As iniciais J, N e G são de João, Nicolas e Gabriella, três jovens com deficiência intelectual que eram amigos de escola. Suas mães compartilhavam preocupações e angústias em projeção ao momento de encerramento da fase escolar. Para onde irão? Como buscar capacitação? Vão trabalhar? Onde vão morar? A cada pergunta o horizonte se fechava ainda mais. Assim, decidiram fundar o Instituto para promover o debate sobre a vida adulta das pessoas com deficiência intelectual, focando em um tema pouco abordado por conta da sua complexidade: o direito à moradia.

“Apesar da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência garantir o direito às moradias para a vida independente, há ausência de ações e propostas por parte dos governos, portanto decidimos dialogar com setores da sociedade. Levamos o tema para jovens com deficiência intelectual e seus familiares, abrimos o diálogo com arquitetos e urbanistas sobre o futuro das cidades do ponto de vista da acessibilidade e a real convivência com a diversidade humana. Também dialogamos com profissionais de educação e saúde que dedicam suas vidas contribuindo para o desenvolvimento sócio cognitivo de crianças com deficiência. Como "liga", sempre buscamos dialogar com o poder público para buscar maneiras de viabilizar moradias para o maior número possível de pessoas, e não apenas aquelas que tenham condições de custear os gastos mensais”, conta Flavia Poppe, criadora e fundadora do Instituto JNG.

A criadora e fundadora do Instituto JNG é a economista Flávia Poppe, que fez mestrado na London School of Economics, e se especializou em modelos e sistema de saúde, fazendo a gestão de saúde através de abordagem sistêmica. Morou em países da América Latina e Europa, foi diretora executiva de operadora de planos de saúde no RJ e coordenadora dos serviços ambulatoriais e hospitalares para 150 mil usuários. Trabalhou na Organização Panamericana da Saúde como especialista no complexo industrial da saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar