BRF melhora eficiência operacional ao adotar admissão digital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marciel Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Por meio do SAP HXM, a BRF adotou processos de recrutamento e contratação de novos colaboradores 100% digitais.

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, fechou parceria com a SAP para introduzir um sistema de admissão digital via soluções da SAP HXM, gerando maior governança, comodidade, agilidade e transparência em todo o processo de recrutamento e contratação. Mais de 7 mil colaboradores já foram admitidos por meio do novo sistema desde sua implantação, em outubro de 2021.

Multi-idiomas (português, espanhol, francês e crioulo), a solução foi desenvolvida como uma extensão BTP da plataforma SAP SFSF e pensada para atender a colaboradores de diversas nacionalidades. Por meio dela, a empresa tem contratado não somente brasileiros, mas também estrangeiros e refugiados vindo de países como Angola, Cuba, Gâmbia, Guiné-Bissau, Haiti, Paraguai, Senegal e Venezuela.

“O uso da admissão digital cria uma melhor experiência aos novos colaboradores, pois gera agilidade e transparência no processo, além de ser mais seguro em termos de proteção de dados sensíveis”, afirma Marcus Almeida, vice-presidente de SuccessFactors na SAP Brasil.

Com a nova solução, todo o processo de contratação da BRF passa a ser realizado de forma digital – do recrutamento e seleção até o cadastro final do novo colaborador e a conferência da documentação. A mudança permitiu que a empresa concentrasse os processos de admissão realizados em todo o país no Centro de Serviços Compartilhados da Companhia, em Itajaí (SC).

“A admissão digital traz facilidade para os dois lados envolvidos no processo: os candidatos e os profissionais de RH,” explica Jayro Fava, sócio-diretor da STRONGIT, consultoria especializada em HXM responsável pela implementação do projeto. “O colaborador consegue enviar seus dados e documentos com facilidade, inclusive por meio de um celular. Já os analistas de RH ganham total controle sobre o andamento do processo, podendo visualizar, editar e validar instantaneamente as informações e a documentação recebida.”

“A digitalização gera eficiência em nossos RHs locais. Ao eliminarmos a necessidade de salvaguarda física de documentos, trazemos maior governança, eficiência e proteção de dados sensíveis de nossos colaboradores”, afirma Clayton Farina – Gerente Executivo RH CSC da BRF. “A receptividade pelos novos colaboradores foi positiva, pois com esta solução eles ganham autonomia e conduzem o envio da documentação sem necessidade de tirar cópias de documentos, além de poder acompanhar o processo até a conclusão e já terem acesso à cultura digital da empresa.

Iniciativas de inclusão digital complementam projeto

Para que os potenciais colaboradores com acesso limitado à Internet possam participar dos processos seletivos, a BRF também passou a disponibilizar toda infraestrutura necessária para a participação nos processos de recrutamento e seleção diretamente em suas unidades. Foi criado um canal de atendimento exclusivo com ligação gratuita via 0800. Materiais de apoio ao RH e ao candidato, como folders, FAQ, guia instrucional e vídeos legendados também são disponibilizados virtualmente.

A solução também reforça o pilar de responsabilidade social corporativa da BRF, já que o processo elimina a maior parte do papel utilizado para fins de admissão no dia a dia.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP consiste em ajudar todos os negócios a se tornarem empresas inteligentes. Como líder de mercado em software corporativo, ajudamos empresas de todos os portes e setores a alcançar níveis elevados de desempenho: os clientes da SAP são responsáveis por 87% das transações comerciais em todo o mundo. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análise avançada ajudam a transformar os negócios de nossos clientes em empresas inteligentes e sustentáveis. A SAP oferece a pessoas e organizações uma visão aprofundada dos negócios e ajuda a promover a colaboração de que necessitam para se manter à frente da concorrência. Simplificamos as tecnologias para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto abrangente de aplicações e serviços permite que clientes públicos e privados de 25 setores operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Contando com uma rede global de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite http://www.sap.com/brazil, a nossa Sala de Notícias em http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal do Twitter @SAPBrasil.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.