Única Da América Latina, Startup Do Brasil Busca Despertar Interesse Japonês No Hack Osaka

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helder Horikawa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A participação da Infinite Foundry foi viabilizada com apoio da JETRO São Paulo; startups de outros sete países estão entre as selecionadas

Entre os próximos dias 8 e 9 de fevereiro, ocorre em Osaka, no Japão, a Conferência Anual de Inovação Global, a Hack Osaka 2022. Na programação, acontece o Hack Awards, no dia 10, que reúne dez startups finalistas que foram selecionadas a partir de uma lista de milhares de empresas inscritas em todo o mundo. Nesse seleto grupo está a brasileira Infinite Foundry, especializada na construção de ambientes de produção de gêmeos digitais 3D especialmente para a indústria. O Hack Osaka é organizado pelo Comitê Executivo da Conferência de Inovação Global, formado pelo governo de Osaka, Instituto de Inovação Urbana, Agência de Desenvolvimento de Negócios de Osaka e pela JETRO de Osaka, organização de fomento de comércio exterior do governo japonês.

A participação da Infinite Foundry, única representante da América Latina em Osaka, foi viabilizada com apoio da JETRO São Paulo (https://www.jetro.go.jp/brazil). Nos dias 8 e 9 as startups participarão das rodadas de negócios e no dia 10, no Hack Osaka Award, estão previstos pitchs com investidores e a cerimônia de premiação. O Hack Osaka reúne atores importantes do ecossistema de inovação em todo o mundo, como empreendedores, investidores e empresas que atuam na geração de inovação contínua. O evento também serve como um “aquecimento” para a Expo Osaka 2025.

Para a Infinite Foundry, que tem como principal produto uma solução em 3D que pode ser totalmente personalizada para melhorar a capacidade de monitoramento e reduzir problemas de produção de uma planta industrial, otimizar o layout, ampliar a eficiência operacional e permitir que os trabalhadores treinem virtualmente, o Hack Osaka pode ser a porta de entrada no mercado japonês.

“O Japão está na nossa rota desde 2018. Estive em Tóquio naquele ano falando com alguns grupos de investimento e vimos que nossa tecnologia fazia muito sentido para os japoneses, mas não tínhamos maturidade. Hoje estamos muito mais preparados para o mercado asiático”, declara Bruno Eisinger, sócio-diretor da Infinite Foundry, que em 2019 recebeu aporte financeiro de investidores que permitiu a companhia dar um salto, a ponto de sonhar também com ampliação de seus negócios em Portugal e Alemanha.

Para essa nova investida no Japão, segundo Bruno, o apoio da JETRO São Paulo tem sido fundamental. A organização fez um trabalho aprofundado de diligência da empresa, com análise de cenários, números e apresentação do mercado japonês. “As expectativas no Hack Osaka são as melhores possíveis. Quando terminamos 2019, entramos em 2020 pensando em arrebentar, aí veio a pandemia. Mas temos uma tecnologia que vem de encontro às novas demandas ao que estamos vivendo, de otimização de processos e redução de custos”, afirma o fundador da Infinite Foundry.

Kansai, uma região para muitos negócios - A região de Kansai, que reúne, além de Osaka, grandes cidades como Kobe e Quioto, é um mercado em potencial para a Infinite Foundry e que se assemelha à área metropolitana de Tóquio como centro de negócios. “É uma área industrial com mercado fantástico, que está se tornando também um super ecossistema de inovação. Além disso, tem um custo muito mais interessante do que a capital japonesa e mantém uma boa relação com o Brasil”, diz Bruno. Osaka é cidade-irmã de São Paulo desde 1969.

Na região, segundo a JETRO Osaka, há um cluster de empresas e institutos de pesquisa relacionados com os setores de meio ambiente e a nova energia. Além disso, por toda a cidade de Osaka, biofarmacêuticas e fabricantes de alimentos se reúnem a companhias químicas e de equipamentos médicos. Ou seja, setores em que a tecnologia da Infinite Foundry pode auxiliar grandemente a partir projetos customizados de acordo com as necessidades dos clientes.

Bruno Eisinger diz que a utilização da tecnologia gêmea digital 3D no monitoramento remoto, otimização e treinamento virtual dos trabalhadores pode gerar uma economia de 30% a 50% nos projetos industriais. O sistema da Infinite Foundry escaneia a planta industrial para obter um modelo 3D preciso e apresenta os dados com animação da instalação. Isso permite entender facilmente as informações provenientes da fábrica, que pode ser monitorada o tempo todo.

Quem são os outros finalistas – Além da Infinite Foundry, do Brasil, o Hack Osaka tem como startups finalistas a UrbanChain Group Limited (China), Autofleet, NanoLock (Israel), HeyCharge GmbH (Alemanha), H3 Dynamics (Cingapura), MobyFly, Flying Whales (França), Sharper Shape Inc. (Estados Unidos) e Asilla Inc. (Japão).

Mais informações sobre cada uma delas, bem como toda a programação do Hack Osaka, podem ser obtidas pelo link https://www.innovation-osaka.jp/hackosaka/en/.

SOBRE A JETRO SÃO PAULO

A Japan External Trade Organization (JETRO) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios. Estabelecida em 1958 em Tóquio, conta com 50 escritórios domésticos e 76 no exterior, em 55 países. No Brasil, só mantém escritório na capital paulista.