Dicas para acertar na escolha da iluminação para sua casa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Dicas para acertar na escolha da iluminação para sua casa

Luz quente ou fria, para sala ou para o quarto, são diversas as variáveis na hora de escolher a iluminação para a casa. Para cada aplicação, no entanto, há um produto mais indicado

Contar com a iluminação adequada é fundamental para o conforto dos olhos e para os diferentes ambientes da casa. Até o humor e a disposição física e mental podem ser afetados pela luz. Diante de tanta variedade, o consumidor deve ficar atento ao escolher o melhor tipo de lâmpada, pois os termos relacionados a esse produto são diversos: eficiência luminosa, lumens, potência, temperatura de cor, LED, eletrônica, etc. Mas, fazem a diferença dentro de casa.

Eficiência luminosa

Um dos pontos a serem observados é o fluxo luminoso, que determina a eficiência da lâmpada, o quanto ela será capaz de iluminar um determinado espaço. Quanto mais lumens, maior a luminosidade. A tecnologia utilizada nos produtos está diretamente ligada à eficiência luminosa.

A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina informa que para saber quantos lumens serão necessários para iluminar determinado ambiente, é necessário fazer um cálculo (estimado) simples. Por exemplo, um quarto com 12 m² precisa de uma lâmpada de 1200 lumens ou duas de 600 lumens [12 m2 x 100 lm/m2 = 1200 lm].

Temperatura de cor

Faz toda a diferença no conforto visual e no rendimento físico e mental das pessoas. Identificada pela letra K, de Kelvin, compõe uma escala que vai da cor amarela, com cerca de 3000K, passa pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 4000K; até a cor branca, por volta de 6500K. A cor amarela transmite a sensação de um ambiente mais quente e aconchegante. Já a mais branca é considerada mais fria e mais semelhante à luz do sol ao meio dia.

Os técnicos da Tramontina explicam que as cores se relacionam com as sensações transmitidas pela luz. Por isso, em escritórios, consultórios, hospitais, indústrias, locais de estudo, banheiros, cozinhas e áreas de serviços, as lâmpadas que emitem luz branca são as mais indicadas. Em quartos, salas de estar, de jantar e de TV, locais de descanso e de relaxamento utilizam, em geral, luz amarela. Em decoração, as luzes quentes ou frias podem até ser combinadas, dependendo da intenção.

Tecnologia LED

Entre as diferentes tecnologias, as mais utilizadas no momento são as lâmpadas de LED. Mais econômicas - mais luz por watt consumido - e duráveis, elas são indicadas para todas as aplicações, pois oferecem baixa emissão de calor ao ambiente e estão disponíveis em diferentes temperaturas de cor e em diversos modelos. Além disso, podem ser recicladas, pois não apresentam materiais tóxicos, não emitem radiação infravermelha e ultravioleta.

A Tramontina - que possui uma coleção de produtos para o segmento de iluminação, incluindo lâmpadas (SmartLED, Bulbo, luminárias UFO, LOWBAY, GU10, PAR, Tubo), plafons, refletores e luminárias lineares, todos de LED, além de aparelhos à prova de tempo - ressalta, no entanto, que todo projeto luminotécnico deve ser corretamente dimensionado e realizado por profissional habilitado.