FIEPE adota hiperconvergência da Nutanix para suportar crescimento dos negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Varoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Além de unificar toda infraestrutura, a solução da Nutanix permite à Federação ganhos em capacidade de expansão e produtividade

A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, anunciou hoje que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), modernizou seu ambiente de TI com soluções de hardware e software da empresa. Agora, a Federação segue no caminho de padronização e unificação dos sistemas para representar as indústrias do estado de Pernambuco, apoiando também projetos sociais, de educação e pesquisa e desenvolvimento.

Fundada em 1939, a Federação integra e coordena o Sistema FIEPE, composto por quatro órgãos vinculados: Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) e Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (CIEPE).

Cenário anterior

O Sistema anterior englobava as quatro organizações e possuía ambientes com arquitetura multiplataforma, descentralizada e de difícil integração. Esta infraestrutura não teria capacidade e escalabilidade para sustentar as projeções de crescimento da FIEPE. Isso porque sua manutenção era complexa, de alto custo e não permitia realizar atualizações com um desempenho satisfatório, além de não atender a requisitos de segurança e backup.

“Nosso ambiente anterior exigia alto custo operacional, não permitia expansão ou escalabilidade e interoperabilidade. Ou seja, era um ambiente tecnológico que não acompanhava a evolução do negócio, além de onerar nossa equipe de TI com manutenções recorrentes. A complexidade do desafio de integrar tecnologias que não conversavam entre si era muito grande, então decidimos pela arquitetura hiperconvergente da Nutanix com objetivo de unificar nossos ambientes e prover capacidade de crescimento e expansão”, revela Antônio Fernandes, gestor de TI da FIEPE.

Renovação da infraestrutura

A implementação e a migração demandaram um período de cinco meses em que o time da Nutanix trabalhou em conjunto com a integradora Tech Channel e o próprio time de TI da FIEPE. Além de centralizar em uma única plataforma o gerenciamento do data center, ainda permitiu sensível aumento da performance de processamento, grande facilidade na gestão do ambiente, alta disponibilidade e segurança de dados em comparação à tecnologia anterior. Dessa forma, foi possível aumentar a confiabilidade e a eficiência de todo ambiente tecnológico.

“Criamos um data center de 180 metros quadrados onde acomodamos uma área de autossuficiência enérgica e racks que suportam todos os nós da Nutanix. Foram migrados para lá cerca de 300 servidores, 200 bases de dados, 130 redes, mais de 3.200 usuários. Ainda, toda a migração foi feita sem parar a produção da Federação. Nós trocamos as turbinas do avião em pleno voo”, explica Fernandes.

Espaço para inovar e crescer

A FIEPE realizou um mapeamento estratégico de crescimento com metas em novos serviços, associados e matrículas. De acordo com Fernandes, sem o ambiente unificado Nutanix, não seria possível executar este plano de expansão com tanto sucesso. Com a hiperconvergência, a Federação conta agora com uma plataforma amigável, com painel único de gerenciamento (dashboard), podendo focar inteiramente na qualidade dos serviços prestados pelas suas empresas.

As melhorias de desempenho nas rotinas diárias e economia de 35% de gastos com energia elétrica, suporte e manutenção, além da otimização do tempo em cerca 70% de equipe, já foram percebidos pela FIEPE. Além disso, foi implementado um novo sistema de backup que antes levava horas e hoje demanda poucos minutos.

Diferença no negócio

O resultado da parceria entre FIEPE, Nutanix e Tech Channel, fez com que a área de TI atendesse as quatro organizações de forma eficaz. Na plataforma Nutanix estão rodando sistemas críticos como ERP, CRM, gestão escolar, pesquisas, backoffice e outros. Setores distintos dos órgãos que compõe a FIEPE podem atualmente solicitar servidores à TI para novos projetos em questão de minutos - o que antes demorava dias.

“Tech Channel e Nutanix foram fundamentais para nosso sucesso e suas equipes estiveram junto conosco desde o desenho até a implementação do projeto. Tínhamos uma equipe que precisava do suporte em relação a uma nova tecnologia e eles nos capacitaram. Enfrentamos desafios, mas encontramos soluções e tivemos 100% de confiança no projeto”, revela Fernandes.

Para o futuro, a Federação irá ampliar seu leque de serviços. Além disso, espera uma redução de cerca de R$ 25 mil/mês por meio da internalização de inúmeros processos que hoje estão hospedados em nuvem pública.

“O projeto da FIEPE impacta toda a sociedade pernambucana, acelerando a evolução das indústrias e da educação, sendo estes importantes pilares para o desenvolvimento do Estado”, diz Leonel Oliveira, country manager da Nutanix Brasil. “Saber que a nossa tecnologia de HCI faz a diferença no negócio do cliente, de seus colaboradores e consumidores finais, é muito gratificante para o time da Nutanix”.

Sobre a FIEPE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) nasceu com o intuito de promover o desenvolvimento da indústria local, contribuir para o aperfeiçoamento empresarial e melhorar as condições socioeconômicas regionais e nacionais. De 1939 para cá, quando a instituição foi fundada pelo industrial Joseph Tourton, conquistou uma base sindical forte e integrada, composta por 33 sindicatos de diversos segmentos industriais. Com 80 anos, a Federação integra e coordena o Sistema FIEPE, composto por quatro órgãos vinculados: Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) e Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (CIEPE). Dentre os serviços oferecidos pela instituição, destacam-se as pesquisas técnicas, o apoio jurídico, o suporte para exportações e intermediação de convênios internacionais, os cursos de capacitações e as ações de incentivo à qualidade e competitividade.

Sobre a Nutanix

A Nutanix é líder global em software para nuvem e pioneira em soluções de infraestrutura hiperconvergentes, tornando a computação invisível em qualquer lugar. Organizações de todo o mundo usam o software Nutanix para alavancar uma plataforma única de gerenciamento de qualquer aplicação, em qualquer local e em qualquer escala para seus ambientes privados, híbridos e multicloud.