Brasil,

Dia do tomate: conheça as diferenças das versões enlatadas do fruto

Dia do tomate - Divulgação Abeaço Dia do tomate - Divulgação Abeaço

O tomate enlatado, como o pelado, extrato ou molho, é nutritivo e mais econômico

Você sabia que em 01 de fevereiro é comemorado o Dia do Tomate? Para não dispensar este alimento no cardápio diário e garantir economia, uma excelente alternativa são os tomates enlatados, sejam pelado, extrato ou molho.

Além de custar menos, o atomatado também é uma opção segura e nutritiva. “Os tomates enlatados dispensam o uso de conservantes químicos e suas propriedades nutricionais são, na maioria das vezes, melhores se comparados a produtos in natura. As embalagens de aço para atomatados proporcionam muito mais saúde aos consumidores já que preservam as propriedades antioxidantes do tomate”, diz, Thais Fagury, engenheira de alimentos e executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

Como a lata protege o alimento da ação da luz, a vitamina C do tomate é preservada. O alimento é a fonte de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.

Confira as diferenças de cada tipo de tomate em lata:

Tomate Pelado

Versáteis na cozinha, as latas de tomates pelados inteiros ou em pedaços podem ser utilizadas em qualquer receita que utilize o fruto. Esse tipo é o que apresenta o tomate em sua forma mais natural, uma vez que ele é minimamente processado. Após a colheita, eles são higienizados e prontamente inserido nas latas junto a um pouco de suco de tomate. As latas preservam todo o nutriente e sabor.

Extrato de Tomate

O famoso extrato de tomate é bastante utilizado na cozinha brasileira para o preparo de molhos. Essa versão é mais concentrada e utiliza a poupa de tomates mais maduros, o que resulta em uma cor bastante avermelhada. Para equilibrar o sabor, são acrescentados sal e açúcar em pouca quantidade. A recomendação é que o extrato ainda seja diluído em água nas receitas, por conta de sua densidade.

Passata de Tomate

Para quem deseja um molho de tomate com um sabor mais natural, essa, junto com o tomate pelado, é a melhor opção. A passata de tomate consiste na polpa cozida, sem a pele ou sementes. Ela é uma opção mais caseira e bem prática e não contém sal ou açúcar e nem adição de conservantes químicos.

Molho de Tomate

Bastante práticos e prontos para servir, os molhos são a versão mais elaborada do tomate em lata. O enlatado costuma ter adição de sal, especiarias ou ervas como cebola, alho, orégano e manjericão. A concentração do tomate varia de acordo com a marca do produto. O ideal é sempre verificar a lista de ingredientes, pois existem algumas opções no mercado que contém mais ingredientes nobres como azeitonas e ricotas, enquanto outras contêm aromatizantes artificiais para realçar o sabor. As versões embaladas em latas de aço não possuem adição de conservantes químicos e, apesar de terem um valor um pouco mais alto, garantem maior preservação do sabor natural do tomate.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo