Brasil,

NIARA: tirinhas da mascote da campanha Tributar os Super-Ricos viram livro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Marko
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pré-adolescente negra ajuda a explicar temas complexos de forma simples. Material pode ser usado em sala de aula

As tirinhas da Niara, a mascote da campanha Tributar os Super-Ricos, completaram um ano de publicação semanal e ganharam uma versão impressa. A primeira tiragem é de cinco mil exemplares e distribuição gratuita.

A personagem foi criada para explicar as distorções na cobrança de impostos no Brasil, onde os pobres pagam proporcionalmente muito mais tributos que os ricos, gerando profunda concentração de renda, onde o 1% mais rico detém quase 50% da riqueza nacional.

Retratada pelo cartunista Aroeira, a mascote destrincha com humor os aspectos que perpetuam a desigualdade em decorrência da injustiça fiscal.

“Niara trata de maneira lúdica e leve temas complexos. As tirinhas são instrumento de formação e informação sobre diversos temas e falam das propostas para taxar os super-ricos”, observa Rosilene Corrêa, integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

(CNTE), uma das 70 organizações que apoiam a campanha. A professora observa que o material é um recurso pedagógico importante para ser usado em sala de aula.

Projetos estão no Congresso

Tributando apenas 0,3% da população mais rica no país é possível arrecadar R$ 300 bilhões ao ano, propõe a campanha, que protocolou os projetos em setembro de 2021 no Congresso Nacional.

Nas histórias semanais, Niara demonstra a responsabilidade dos parlamentares em transformar as distorções tributárias em justiça fiscal e contribuir para o país sair da crise aprofundada na pandemia.

Nos quadrinhos, a pré-adolescente negra detalha a isenção de tributos sobre jatinhos, lanchas e helicópteros; a não cobrança do Imposto sobre Grandes

Fortunas previsto desde 1988; o equivocado foco da tributação sobre o consumo e não na renda; o retardo no início da vacinação contra a Covid-19 que potencializou as mortes; a alta taxa de desemprego e o retorno da fome nos lares brasileiros enquanto aumenta a lista de super ricos na pandemia.

Compromissos de campanha

Os projetos redigidos por especialistas e defendidos por dezenas de entidades nacionais, receberam o apoio da Associação Vida e Justiça. Foram protocolados em setembro de 2021 pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), apoiado por 60 parlamentares de quatro partidos, vinculando parte da receita ao socorro às vítimas da Covid-19, além de um novo tributo sobre os agrotóxicos.

Os dirigentes da campanha Tributar os Super-Ricos destacam que a reforma tributária que tramita no Congresso não promove justiça fiscal e iniciaram uma mobilização para alertar aos eleitores que cobrem de seus candidatos compromissos com a taxação das altas rendas e grandes patrimônios.

>>> Íntegra dos projetos que tramitam no Congresso Nacional

Livreto para baixar

>> O livro do primeiro ano da Niara pode ser conferido neste link da campanha e pode ser baixado em PDF para livre distribuição e uso em sala de aula.

>> Está disponível também na plataforma issuu .

>> A galeria completa das tirinhas está no link https://ijf.org.br/niara

>> Os quadrinhos são publicados nas redes sociais da campanha e das entidades apoiadoras todas as sexta-feiras.

>> Informações no email


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar