Brasil,

10 dicas para não errar no projeto de um Espaço Gourmet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Ozano
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

10 dicas para não errar no projeto de um Espaço Gourmet

A Varanda ou Espaço Gourmet se transformou numa das estrelas dos projetos de arquitetura contemporânea e num dos sonhos de quem vai adquirir uma nova moradia ou reformar o seu imóvel. A churrasqueira é uma das protagonistas desse disputado canto da casa

Quem não sonha com uma Varanda ou Espaço Gourmet em casa? Reunir a família e os amigos em torno de uma boa comida encanta a todos. Assim, esse espaço virou uma das estrelas dos novos projetos de arquitetura e pode se encaixar em todos os tipos de moradia, tamanhos de ambientes e bolsos.

A churrasqueira é uma das protagonistas desse espaço. Atualmente, além do churrasco convencional, está sendo muito usada também no preparo do hambúrguer, que já virou uma paixão nacional. Além disso, permite uma infinidade de outros cortes grelhados, que também contribuem para uma dieta saudável.

Para não errar no projeto, a Scheer Churrasqueiras e Parrillas, com a colaboração da arquiteta Mônica Debortoli, listou 10 dicas que vão contribuir na concepção do seu espaço. Considerada uma multinacional do churrasco, a gaúcha Scheer é a maior fabricante de churrasqueiras profissionais do planeta, atendendo restaurantes e hotéis em 85 países, nos cinco continentes. A marca adaptou os melhores equipamentos e processos, para atender também ao ambiente doméstico. Fique atento às dicas que vão ajudar você a ter um espaço gourmet incrível e ser considerado um anfitrião top.

1) Não comece a obra sem escolher sua churrasqueira

– Escolha o modelo de churrasqueira antes de reformar, construir um módulo de alvenaria ou instalar os seus móveis planejados.

– A Churrasqueira é essencial numa Varanda Gourmet. “Hoje ela é muito democrática e permite muitos outros preparos, além do churrasco convencional. Com o uso de grelhas, dá para assar Hamburguer, Peixe, Legumes, Frutas, o que enriquece a experiência gourmet, com opções gostosas e de linda apresentação”, explica a arquiteta Mônica Debortoli.

2) Atenção aos detalhes do projeto

– A churrasqueira será instalada num módulo de alvenaria ou sobre uma bancada?

– Você já tem esse espaço pronto ou ele ainda será construído?

– Informe as medidas do ambiente.

– Conte com a ajuda de um arquiteto para auxiliar no seu projeto.

– “Um espaço gourmet também se caracteriza pela convivência entre os presentes. As pessoas gostam muito de acompanhar todo o ritual das preparações e fazerem parte de todo o contexto”, alerta Mônica Debortoli. Dessa forma, “posicione a churrasqueira de uma forma que otimize a circulação no ambiente”, indica a profissional.

– “A escolha certa dos móveis e revestimentos são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e criar toda aquela atmosfera de uma varanda gourmet”, complementa a arquiteta.

3) Informe o tipo de churrasco preferido

– Qual o tipo de churrasco que você prefere? Assado no espeto ou sobre a grelha?

– Prefere assar com carvão, lenha ou gás?

– Costuma fazer churrasco para quantas pessoas?

Essas informações influenciam na escolha dos equipamentos, acessórios e na composição do seu espaço gourmet.

4) Avalie os tipos de churrasqueiras

– As churrasqueiras podem usar o sistema de espetos giratórios.

– Há também o sistema de Parrilla (churrasco típico argentino e uruguaio, assado sobre a grelha).

– Você ainda pode combinar os sistemas de espetos rotativos e parrilla num único equipamento.

– É possível optar por sistemas manuais ou automáticos (espeto giratório ou grelhas com elevador).

– Escolha a fonte de calor que mais se adequa ao seu espaço e a seu gosto (carvão, lenha ou gás).

5) Escolha o tipo de grelha

– Para quem prefere assar sobre a grelha, ao estilo argentino ou uruguaio (Parrilla), há a opção das grelhas em ‘V’. Elas fazem com que a gordura escoe, contribuindo para uma carne mais macia, tenra e saudável. – – Como a gordura não cai sobre a brasa (uma canaleta a recolhe), o sistema também evita as inadequadas labaredas sobre os cortes, o que pode provocar acidentes e queimar o assado.

– Também há a opção das grelhas tradicionais (redondas).

6) Volantes Móveis

– Para quem é fã incondicional da Parrilla, a Scheer tem boas opções no sistema de grelhas móveis, com regulagem de altura por volantes manuais, uma tendência mundial, em alta com as ‘Steak Houses’.

– A regulagem precisa da altura das grelhas, permite ajustar a incidência do calor sob a carne, conforme o ponto ideal para cada corte.

– Um sistema anti-reverse faz com que a grelha permaneça na altura desejada, para melhor controle.

7) Lift Grill

– A Scheer oferece opções de grelhas para diversos tipos de carnes, peixes e grelhas mistas, com o controle de altura acionado por um elevador automatizado.

– Batizado de Lift Grill, o sistema é exclusivo e patenteado pela Scheer, que traz a inovação para o ambiente doméstico.

8) Churrasqueira Cooktop para os Móveis Planejados

– Outra inovação, também patenteada, permite que a churrasqueira seja inserida de forma prática e elegante em módulos de móveis planejados – a Churrasqueira Cooktop.

– Ela dispensa a construção em alvenaria.

– Sai de fábrica pronto para o uso, com uma caixa de fogo, revestida com tijolos refratários.

– Um sistema de isolamento térmico protege o seu móvel.

– Agrega o benefício das gavetas e armários, onde você pode acomodar os utensílios do seu churrasco.

– “A Churrasqueira Cooktop democratizou a criação dos espaços gourmet, pois permite a transformação dos ambientes, mesmo onde não é possível construir uma churrasqueira (em apartamentos, por exemplo)”, festeja a arquiteta Mônica Debortoli.“Ela facilita transformar uma simples sacada numa varanda gourmet e se encaixa perfeitamente em todos os ambientes da casa, até mesmo internamente”, conclui.

9) Fogo à Lenha

Você prefere churrasco no fogo à lenha? Então fique atento à esses cuidados:

– A queima de lenha gera maior concentração de calor do que o carvão. Dessa forma, o fogo deve ser feito ao lado da churrasqueira.

– Caso não siga essas recomendações, o calor excessivo vai interferir no aspecto do inox deixando a sua churrasqueira feia. Nas opções automatizadas, o calor pode danificar a fiação e o equipamento.

– Apenas as brasas incandescentes devem ser puxadas para baixo do equipamento, para assar as carnes.

– Uma das soluções é optar por um Braseiro. O acessório permite que o carvão ou lenha sejam queimados separadamente. Evita que a fumaça seja direcionada para os cortes e interfira no sabor, com a defumação.

– Há ainda a opção de um cesto para acomodar a madeira.

10) Acessórios Extras

– Você pode incrementar seu equipamento agregando acessórios.

– Cada tipo de corte tem um espeto e uma grelha específica, que otimiza o seu preparo.

– Esses utensílios vão agregar ainda mais valor à sua experiência gastronômica e fazer seu Espaço Gourmet parecer uma verdadeira churrascaria.

SERVIÇO:
Scheer Churrasqueiras


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar