Bracell recebe aprovação para operação comercial de energia renovável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elisa Destro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Gerada em uma termoelétrica verde a partir de madeira de eucalipto, uma fonte renovável, a energia produzida é capaz de atender ao consumo de cerca de três milhões de pessoas por ano

A Bracell, referência na produção de celulose, recebeu a autorização oficial emitida pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a iniciar a comercialização de energia para todo o território nacional. A energia produzida e apta para a comercialização é gerada a partir dos extrativos da madeira de eucalipto, matéria-prima utilizada para produção de celulose e classificada como uma fonte verde, limpa e renovável. O volume excedente de energia produzido pela termoelétrica é capaz de atender ao consumo de 750 mil residências, ou seja, cerca de três milhões de pessoas, por um ano.

“Estávamos operando em período de testes, que após finalizados, foram submetidos para a aprovação dos órgãos competentes que, em prazo recorde, concederam a aprovação. Com isso, passamos a disponibilizar um excedente de energia de 150 MW e 180 MW para o Sistema Interligado Nacional”, diz Daniel Bittencourt de Souza, gerente de regulamentação e comercialização de energia da Bracell, sobre o processo para a conquista da aprovação.

Outro grande diferencial que envolve a produção desta energia verde produzida é o uso da tecnologia GIS na subestação SE-440kV. Daniel explica seu uso “Trata-se de uma estrutura que comprime e compacta os equipamentos a gás (SF6) cujos principais benefícios são a redução na área de ocupação dos equipamentos, a oferta de alto índice de confiabilidade na conexão direta da Bracell com o SIN (Sistema Interligado Nacional) e os altos índices de disponibilidade na conexão elétrica de energia entre as cidades vizinhas à Lençóis Paulista, local onde fica a nossa fábrica. No segmento de celulose, a Bracell é a primeira no país a unir a conexão 440kV à esta tecnologia GIS.”, diz o executivo.

A notícia vem de encontro com o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A nova fábrica possui investimentos em tecnologias para que o valor ambiental seja positivo, tendo como destaque a autossuficiência energética em matriz 100% renovável, com produção de energia verde e de qualidade. O assunto vem sendo debatido amplamente, pois a eliminação progressiva do uso de materiais como o carvão e outros subsídios ineficientes para os combustíveis fósseis foi um dos temas de destaque da COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, uma vez que esse foi o primeiro acordo climático da Conferência das Partes a fazer qualquer menção ao papel dos combustíveis fósseis, os maiores contribuintes para a crise climática de origem humana.

Além do uso de biomassa 100% renovável como matéria-prima para produção do biogás, a Bracell emprega os mais avançados conceitos de controle ambiental e sustentabilidade, com foco na redução do desperdício e no baixo consumo de água.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades.