Brasil,

Bolsonaro manifesta apoio ao projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá e confirma presença em Fórum sobre ligação seca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sérgio Nery
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Durante a tradicional live de quinta-feira, presidente da República e ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, defendem o túnel imerso e reforçam a participação em evento que apresentará as vantagens da obra para solução de gargalo histórico na Baixada Santista

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas manifestaram apoio ao projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá, durante a live desta quinta-feira (20). Freitas defendeu que obra é a melhor alternativa tanto para o desenvolvimento do Porto de Santos, quanto para a qualidade de vida da população da Baixada Santista.

O ministro explicou que a obra será viabilizada com a inclusão na desestatização do Porto de Santos, prevista para segundo semestre, e destacou que o túnel, escolhido pelo Governo como o melhor projeto para a mobilidade pública e a operação portuária, contará com três faixas de rolagem para Santos e três faixas para o Guarujá, e abrigará veículos, pedestres e ciclistas, além do o Veículo Leve sobre Trilhos.

"A privatização do Porto de Santos possibilitará o investimento na obra que será fundamental para equacionar um sonho de décadas da população de Santos e do Guarujá”, ressaltou.

No dia 10 de janeiro, em encontro com representantes da Campanha Vou de Túnel, em Brasília, Bolsonaro confirmou presença no 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, que será realizado no dia 11 de março, em Santos. O evento, organizado pelo movimento Vou de Túnel, reunirá especialistas e autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal para apresentar as vantagens da obra.

A participação do chefe do Executivo e do ministro da pasta da infraestrutura no 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana é mais uma sinalização do apoio do Governo Federal ao projeto do túnel imerso como alternativa ideal para a obra da ligação seca entre Santos e Guarujá, uma reivindicação centenária da população da Baixada Santista.

No ano passado, Freitas anunciou a escolha do Governo Federal pelo túnel imerso e a inclusão do projeto na desestatização do Porto de Santos, prevista para 2022. Segundo a pasta, os investimentos no porto com a privatização podem chegar a R$ 16 bilhões em obras como o aprofundamento do canal e a ligação seca entre as duas margens. Em dezembro, o projeto do túnel entrou na carteira de obras prioritárias do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Ministério da Economia.

Segundo o engenheiro naval e porta-voz da Campanha Vou de Túnel, Casemiro Tércio de Carvalho, o endosso do presidente da República ao projeto do túnel com a presença no Fórum é mais um avanço para o encaminhamento da obra que trará impactos positivos para economia e para a vida da população dos municípios envolvidos.

“O Governo Federal entendeu que o túnel imerso é a alternativa mais viável para a ligação seca e única que atende tanto a demanda da população com o avanço da mobilidade urbana na região, quanto do Porto de Santos, com o fomento a novos negócios. O Fórum será mais uma oportunidade de apresentar o projeto e mais um passo rumo à viabilização da obra que vai impactar positivamente a economia nacional e a qualidade de vida na Baixada Santista”, disse.

Além do apoio do Governo Federal, o parlamento local também considera o túnel imerso a melhor alternativa para a ligação seca. Em 2021, nove Câmaras Municipais da Baixada Santista aprovaram moções de apoio ao projeto.

CAMPANHA VOU DE TÚNEL

A Campanha Vou de Túnel avançou significativamente em 2021. O pool de empresas e associações que apoia a causa cresceu exponencialmente e alcançou cerca de 100 instituições que associam a sua marca ao movimento. O apoio popular também cresceu. A petição online disponível no site da campanha já recebeu mais de 14 mil assinaturas.

Grande parte do engajamento da comunidade local foi alcançado durante ações nas ruas dos dois municípios.

A Campanha realizou 11 apresentando as vantagens e os benefícios do projeto para a população. Nas ações promovidas pela campanha, a população teve acesso a detalhes do projeto do túnel e recebeu máscaras de proteção.

A Campanha Vou de Túnel também promoveu articulações com os Poderes Executivo e Legislativo e participou de eventos e debates importantes, como a reunião com o Secretário Nacional de Portos (MINFRA), Diogo Piloni, e vereadores da Baixada Santista e a participação em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar