Brasil,

Quer se tornar um corredor em 2022?

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Amador ou profissional saiba como começar!

Ano novo, novos desafios. Algumas pessoas gostam de iniciar o ciclo com mudanças, seja, na rotina, no trabalho ou com uma atividade extra. Pensando nisso, a corrida tem sido uma opção. “É um esporte que chama atenção pela competitividade, o desafio de bater seus recordes e sempre completar distâncias cada vez mais longas”, evidencia o educador físico Randy Duarte.

É importante ressaltar que antes de começar a praticar a atividade, é preciso ter alguns cuidados. “É necessário desenvolver um bom sistema cardiovascular, para que os músculos consigam se suprir de oxigênio durante a prática da corrida", afirma. Os músculos também precisam ser bem trabalhados para evitar lesões. “É importante desenvolver os músculos específicos da corrida, que precisam ser treinados para que haja uma excelente absorção do oxigênio e nutrientes”, completa o profissional.

Também é possível mesclar a corrida com outra atividade, como a musculação. “Ela contribui com o fortalecimento muscular e proteção de articulações impactadas pela corrida. Melhora o sistema musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos e articulações), proporcionando menor probabilidade de lesões decorrentes dos movimentos repetitivos da corrida. E ainda possibilita maior habilidade e coordenação do esforço muscular necessário ao movimento”, enumera.

Dicas

Alongamento

Deve ser realizado antes e depois do treino. “Principalmente depois, porque significa um relaxamento das fibras responsáveis pelas contrações e ajuda a manter a flexibilidade alcançada”, revela Randy.

Hidratação

Outro cuidado importante para quem pratica corrida é a reposição de líquidos. “Mesmo no inverno, em que a sensação de perda de suor é menor, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Além disso, a baixa temperatura provoca o enrijecimento muscular, tornando maior o risco de prejuízos aos músculos”, frisa.

Supervisão

A corrida traz inúmeros benefícios, como controle dos batimentos cardíacos, pressão arterial e fortalecimento dos ossos. Porém, a prática necessita de acompanhamento profissional. “Correr com a supervisão de um profissional de educação física, com prescrição de treinos adequados, é o primeiro e grande passo. Outra dica é refletir sobre quanto pode aguentar em um determinado ritmo. Um deles é encontrar um em que você suporte por cerca de 30 minutos”, finaliza o educador físico.

Fonte: Randy Duarte, educador físico, personal trainer e especialista em corrida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo