Brasil,

5 mitos e verdades sobre adestramento canino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Albani
  • Comentarios (1)
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Adestramento canino - créditos Aufabeto Adestramento canino - créditos Aufabeto

Quem não quer ter um pet obediente, que faz suas necessidades no local correto e sabe ficar quieto com um simples comando? A verdade é que ter um animalzinho exige cuidados que fazem diferença dentro do lar.

Durante a pandemia do COVID-19, houve um aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros, de acordo com o Radar Pet 2020. Segundo a pesquisa, um aspecto comum, durante a pandemia, foi preferência por peludos mais jovens.

Para Luísa Pires, especialista em comportamento de cães e fundadora do Aufabeto - Centro Educacional de Cães, é muito bom ter animaizinhos em casa. Mas só o adestramento assertivo pode proporcionar uma qualidade de vida melhor ao cão e aos tutores. “Ao contrário do que parece, um cão adestrado sofrerá menos restrições na convivência com pessoas e outros animais. Um cão bem comportado pode ficar mais próximo das pessoas que gosta, inclusive dentro de casa”, destaca Luisa.

Ela conta que um cão adestrado recebe mais atenção e interage mais com as pessoas do que um sem nenhum treinamento. “O adestramento, além de melhorar o comportamento do cão, o ajuda a ser mais tranquilo e equilibrado”, diz a especialista.

Ela ainda destaca ser comum ouvir diversos mitos e verdades relacionados ao adestramento. Confira!

1. O cão só obedece ao adestrador

Mito. “Um cão que se considera líder da matilha assume as funções e privilégios da posição. Quando o tutor exerce esse papel, é ele quem tomará decisões e, dessa forma, haverá muito menos conflito na relação. Assumir a liderança é fundamental para a boa convivência com o cão, pois os benefícios são inúmeros”, explica Luisa.

2. É possível adestrar cachorros filhotes

Verdade. Quanto mais cedo ensinar o cão, mais fácil é o condicionamento e menos problemas serão enfrentados no futuro. “Educar não é resolver os problemas e sim evitar que eles aconteçam. Um filhote com apenas dois meses já pode aprender comandos simples como sentar, deitar, dar a pata, entre outros”, diz.

3. Bater no cachorro é uma forma de adestrá-lo

Mito. Pelo contrário, bater e ameaçar são as piores atitudes que você pode ter em relação ao animal. “Fazer isso com seu cão, pode machucá-lo e torná-lo agressivo com outras pessoas”, aconselha a especialista.

4. Só raças inteligentes aprendem

Mito. Claro que existem raças mais propensas a aprender com maior facilidade, mas isso não impede que outras raças aprendam algo novo. “Aqui, é importante que o tutor entenda o seu cão, e opte por sessões mais curtas para não desestimular o animalzinho. O ideal é que seja divertido para ambos”, afirma Luisa.

5. Saber os comandos não basta

Verdade. Ensinar comandos a um cão não significa que ele irá parar de destruir os móveis ou pular nas pessoas. “Um adestramento bem feito deixa claro para o cão o significado dos comandos, o que você espera em determinadas ocasiões e como se comportar em certos contextos”, diz.

Por fim, Luisa destaca: “Um cão adestrado é um cão sabido e não, necessariamente, equilibrado. É claro que um animal sem ensinamentos é mais difícil de ser obediente, já que ele não saberá, com tanta facilidade, o que se espera dele. Logo, associar o treinamento a uma rotina com exercícios físicos e mentais, com certeza resultará em um cão obediente como também equilibrado. Equação de sucesso! ”, finaliza.

Sobre o Aufabeto

O Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado em 2010 pela empresária Luisa Pires, que já fazia atendimento comportamental de cães. Ela chegou a trabalhar com Raquel Hama, proprietária da Dog Resort — responsável por criar o sistema de daycare no Brasil —, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), além de ter feito treinamento, nos Estados Unidos, com Cesar Millan, conhecido internacionalmente como “encantador de cães”. O Aufabeto oferece DayCare, Hospedagem, Aufa Fitness - programa de treinamento e gasto intenso de energia - e aulas de natação para os cães. Além disso, tem ainda cursos e treinamentos para quem quiser empreender na área, com mentoria de Luisa Pires.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Comentários  

0 #1 Mário 20-01-2022 02:09
Olá Segs gostei muito do seu conteúdo! Descubra como transformar o Cachorro mais Travesso, Bagunceiro e Complicado em um Cachorro Extremamente Comportado, Calmo e Dócil
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo