Brasil,

Movimentação de materiais: como reduzir custos na indústria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angelo Miguel
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação_Rayflex Divulgação_Rayflex

Movimentação de materiais chega a representar 25% dos custos logísticos. Saiba o que a indústria pode fazer para reduzir este gasto

De todas as atividades possíveis dentro de uma indústria, certamente a movimentação de materiais entre os setores da linha de produção nem sempre costuma ser priorizada por todas as empresas. Entretanto, segundo especialistas, esta é uma atividade que pode representar até 25% de todos os gastos com logística. Segundo a diretora executiva da Rayflex, líder do mercado nacional de portas industriais, Giordania R. Tavares, pensar no espaço físico como parte integrante do processo logístico é fundamental.

Em constante movimento, a rotina e o ritmo de trabalho depende diretamente da forma como os insumos e produtos são armazenados e transportados dentro de uma fábrica. A movimentação de matérias-primas, por exemplo, do estoque para a linha de produção, do armazém para a área de docas ou ainda o transporte entre cargas no mesmo ambiente. “Desenvolver projetos personalizados pode garantir que não haverá perdas de produção, falhas de produtividade, contaminação e até mesmo acidentes durante os processos de fabricação", afirma Giordania.

Planejamento como elemento chave

Um elemento importante que deve ser observado na construção de layouts para fábricas é o tipo de porta adequada para as atividades desenvolvidas. Na indústria alimentícia, por exemplo, é bastante comum a necessidade de resfriamento de alimentos e ingredientes. Para tanto, a implementação de câmaras frias se faz necessária para a preservação das temperaturas ideais em vários processos. Neste contexto, as portas rápidas para essa finalidade precisam ser desenvolvidas sob medida a partir de um projeto que deve considerar todos os aspectos técnicos, reduzindo a troca de calor entre dois ou mais ambientes.

O mesmo vale para outros espaços, como no caso das salas limpas. Este é um termo utilizado para locais que precisam evitar a todo custo a possibilidade de contaminação, o que também é bastante comum na indústria farmacêutica, por exemplo. É por isso que as portas rápidas se destacam como uma ferramenta que auxilia ao longo de todo o processo fabril. "Às vezes, as portas rápidas são negligenciadas e até substituídas por opções mais baratas, mas é preciso ressaltar sua importância no auxílio de toda a cadeia produtiva, otimizando processos e reduzindo custos”, finaliza a executiva.

Sobre a Rayflex

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, atuante em todos os estados do Brasil e em alguns países da América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, agronegócio, além de armazéns e centros de distribuição independentes (logística), especializada em porta rápidas, portas para docas e niveladores de docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e proteção dos mais variados ambientes industriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar