Brasil,

Cresce oferta de serviços de monitoramento de geração de energia fotovoltaica no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EAI Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Monitoramento 24 horas dos sistemas fotovoltaicos evita sustos no fim do mês, como o da empresa que perdeu a chance de faturar 17 mil reais com a venda de crédito à concessionária.

A última onda do setor de energia solar está sendo o aprimoramento e a ampliação de serviços de monitoramento de geração que têm por objetivo garantir a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e evitar sustos, principalmente para donos de usinas/miniusinas que produzem créditos e que são abatidos da sua conta ao final do mês.

Como aconteceu com uma empresa, que recentemente perdeu a chance de abater 17 mil reais da sua conta de energia com os créditos gerados. É o que conta Jessé Silva, Diretor Comercial da Entec Solar, empresa de energia fotovoltaica com mais de 1.000 projetos instalados em todo o Brasil, tanto comerciais quanto residenciais.

Segundo Jessé, o sistema fotovoltaico da empresa funcionou normalmente, mas por uma falha externa no registro no relógio da concessionária não computou a produção de 21 Kwh/mês. E como não havia monitoramento nas duas pontas (sistema e concessionária) - e sim somente o convencional que oferece unicamente o controle do sistema fotovoltaico -, o problema só foi percebido depois, não dando chance de reversão de créditos.

“O acompanhamento 24 horas de todo o sistema fotovoltaico garante que a geração de energia opere em sua melhor eficiência, evitando que problemas no uso atrapalhem os benefícios que o cliente tem direito. E entre eles estão a redução drástica da conta de luz, possibilitada pela geração de créditos e seu abatimento junto à concessionária”, diz o especialista da Entec Solar, que lançou um aplicativo, a fim de facilitar a checagem do funcionamento das usinas e também o monitoramento dos créditos na concessionária de energia. O novo app oferece um alerta de modo automático para a resolução de problemas que podem acarretar prejuízos, além de trazer diversas métricas que garantem uma boa operação.

Jessé explica que existem diversas maneiras de realizar o monitoramento, mas em sua maioria este procedimento precisa ser feito pelo próprio usuário, que muitas vezes não entende as métricas utilizadas pelas concessionárias e não consegue identificar anomalias. “Por isso a tecnologia vem tornar prático este processo”.

Acompanhamento via celular é feito em tempo real e evita prejuízos

Veja quais os três principais benefícios de um sistema de monitoramento de geração de energia:

TEMPO REAL: Sistemas realizam o acompanhamento 24 horas e avisam de forma instantânea caso haja falhas para que elas possam ser resolvidas rapidamente. Dashboards mostram status da operação e, caso ocorra alguma anomalia, um alerta é emitido.
ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA: Trata-se do fornecimento detalhado de dados referentes à produção mensal por meio de relatórios que mostram exatamente o quanto foi gerado e qual foi o crédito acumulado no mês, o quanto a usina produz diariamente, horas de sol e produtividade. Esses relatórios são gerados automaticamente, podem ser acessados via celular e, ao final do mês, dão a real noção de qual foi o lucro obtido com a produção excedente de energia.
EVITANDO PREJUÍZOS: O investimento em um sistema fotovoltaico de energia tem um retorno esperado entre 4 e 6 anos, dependendo do tamanho e uso. Por isso, qualquer anomalia interfere na conta de energia e, também, na hora de ter o dinheiro recuperado. Identificando anomalias, nada sairá fora do planejado. Há falhas que podem ser resolvidas remotamente como, por exemplo, um simples “reset”. O acionamento de equipes técnicas também pode ser realizado. Na Entec Solar, caso haja a necessidade, em 48 horas, no máximo, um técnico pode ir até o cliente e averiguar o problema, evitando prejuízos.

Quanto custa um serviço de monitoramento?

Um sistema de monitoramento de geração tem o custo de 55 a 250 reais mensais, para residências e comércios menores, e de 700 a 2500 reais mensais, para plantas maiores, a depender do número de painéis instalados.

Há empresas que oferecem, ainda, benefícios extras no pacote de acompanhamento, que por si só já pagam o investimento. Para o diretor, “é como se fosse um seguro, você paga e ainda recebe benefícios que, sozinhos, somam o valor investido”.

Na Entec Solar, o plano inclui uma lavagem anual dos painéis solares, que por si só custa, em média, 700 reais. “A sujeira acumulada diminui a absorção da luz do sol e reduz a efetividade de produção, então é uma importante manutenção a ser feita periodicamente”, finaliza Jessé Silva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar