Brasil,

Instalação elétrica aparente em banheiros fica bonita e funcional

Instalação elétrica aparente em banheiros fica bonita e funcional

É possível ampliar os pontos de tomadas e de interruptores no banheiro, sem recorte de parede e de forma rápida, limpa e segura, com o uso de eletrodutos, conduletes e acessórios

O banheiro tem ganhado status dentro de casa, como um espaço dedicado ao relaxamento, tornando-se, em muitos casos, verdadeiros spas. Esse ambiente está cada vez mais integrado a toda a casa, tanto na decoração como na funcionalidade.

Mais simples ou completos, os banheiros têm uma relação direta com a saúde e a qualidade de vida, mas para adequá-lo às novas necessidades e produtos com comandos eletrônicos, é extremante importante rever as instalações elétricas.

Uma forma prática de viabilizar novos circuitos de tomadas e interruptores e pontos de iluminação em banheiros é optar por instalações elétricas aparentes, grandes aliadas de quem está construindo ou reformando e não tem muito tempo para finalizar a obra ou quer evitar quebra-quebra.

De fácil instalação, uma instalação aparente bem feita fica bonita, funcional e segura, mesmo que o ambiente não tenha o estilo industrial. Fixados em paredes e tetos, atendem projetos que exijam rapidez na execução e flexibilidade nas instalações, pois facilitam a manutenção dos componentes, quando necessário.

Lista básica

A montagem de circuitos elétricos aparentes em banheiros requer uma lista de produtos e acessórios. A fábrica de materiais elétricos da Tramontina indica os principais itens utilizados neste tipo de projeto:

· Canaletas,
· Eletrodutos,
· Conduletes fixos e múltiplos,
· Caixas e conjuntos montados para interruptores e tomadas,
· Acessórios (tampas, abraçadeiras, luva de emenda, conectores, reduções, cotovelos, curvas, buchas e arruelas).

Apesar da facilidade e das vantagens com sua utilização, a Tramontina recomenda que a especificação dos produtos seja feita por um profissional capacitado, que fará o dimensionamento e a instalação elétrica aparente de acordo com as especificações da norma ABNT 5410, indicando os produtos que podem tornar todo o sistema mais eficiente e seguro para o consumidor.

“Os conduletes metálicos para sistemas de eletrodutos utilizados em instalações elétricas aparentes devem atender a norma ABNT NBR 15701:2016, que especifica os requisitos mínimos de desempenho deste produto. Além disso, para ambientes úmidos, é recomendado o uso de sistemas de vedação com Índice de Proteção (IP), algo também definido por norma e que indica o nível de proteção contra o ingresso de objetos sólidos ou poeira e água no interior dos equipamentos elétricos”, comenta André Luís de Lima, Diretor Comercial da Tramontina. “Um profissional da área de elétrica indicará os produtos de acordo com os critérios estabelecidos pelas normas, tornando o sistema mais eficiente e seguro”, conclui.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 10 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de mais de 45 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED e, em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50,5 mil m², conta com 13 células de injeção de alumínio e 15 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.300 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo