Brasil,

Estudo jurídico sobre psicopatas originou livro do advogado e ator Arthur Santileone

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em entrevista inédita, escritor detalha como a pesquisa contribuiu para a construção do enredo de "Legado de História e Imaginação"

“Nem todo psicopata é assassino.” É com esta máxima que o escritor, ator e roteirista Arthur Santileone lança seu segundo livro Legado de História e Imaginação. Ele estuda o tema desde 2014, quando iniciou as pesquisar jurídicas sobre o transtorno para formação acadêmica.

Os protagonistas desta obra, Renan e Ozias, são dois psicopatas com visões diferentes de mundo: um que ama ver o circo pegar fogo e outro que deseja viver em paz. No livro, o Arthur aborda os desafios de ser um psicopata não completo; ter predisposição a ser um serial killer e viver em comunidade.

Escrito em formato de roteiro, Arthur brinca com a linha tênue entre o real e imaginário e deixa o leitor na dúvida se realmente o roteiro chegou a ser gravado e, por algum motivo, nunca foi visto pelo público. Confira a entrevista inédita em que o autor esclarece a situação:

Quando e como surgiu sua paixão pela escrita?

Arthur Santileone: Tenho sido influenciado a minha vida toda por obras literárias ficcionais, como Harry Potter, Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e obras do audiovisual, como Titanic, Era uma Vez no Oeste, O Exterminador do Futuro, Indiana Jones, E o Vento Levou..., Star Wars, De Volta para o Futuro; todas essas obras possuem um ponto em comum: mundos e histórias criados por uma pessoa curiosa e com vontade de impactar a vida de pessoas através da arte, e eu sempre soube que seria uma delas.

Além de escritor, sou ator, uma profissão que também permite criar histórias; sendo minha vida sempre assim, cercado de arte, era natural que eu não ficasse só na atuação e a vontade de escrever veio na hora certa. Inclusive, eu até ganhei um prêmio no Canadá em 2020 como melhor ator (Montreal WebFest) por dar vida ao Macbeth no média-metragem para o YouTube “Macbeth: o rei do morro”. E olha só que curioso: Macbeth é um personagem escrito por um dos maiores escritores de todos os tempos… viu só? Nada é por acaso (risos).

Como surgiu a oportunidade e motivação de escrever “Legado de História e Imaginação”?

Arthur Santileone: Eu estou escrevendo um roteiro para um curta-metragem chamado “Aquele Azul de Setembro” e eu sempre quis escrever um roteiro para um longa. Comecei a escrever “Legado de História e Imaginação” em 2019 para que ele fosse um filme, mas como eu iria demorar para poder levantar essa história como um projeto audiovisual, afinal, falta o recurso financeiro para isso, decidi lançar a história como livro e não deixar na gaveta. Quem sabe assim não consigo levantá-la como filme mais rápido?

Qual é a principal mensagem que o livro traz ao leitor?

Arthur Santileone: Meu livro aborda um tema delicado (que estudo desde 2014 quando ainda era estudante de Direito) e de destaque em diversas mídias visuais: psicopatia. Ocorre que, geralmente, livros e filmes abordam a psicopatia de forma rasa ou clichê, isto é, o vilão que quer destruir o mundo num plano diabólico e épico.

Minha história não só apresenta esse tipo de psicopata (afinal, amamos um bom clichê), mas também apresenta um outro lado pouquíssimo explorado: o psicopata não completo, isto é, aquele sujeito que tem predisposição a ser um serial killer, mas que, por alguma razão, não chegou no estágio máximo dessa psicopatologia.

O livro apresenta pistas para que o leitor possa debater e chegar por si só a uma conclusão acerca de perguntas como: afinal, devo temer todos os tipos de psicopatas? Existe diferença entre psicopata completo e não completo? Leia o livro e tire suas conclusões. Mas no fim de todo esse debate, um tema é sempre recorrente no meu livro e se destaca: família… é tudo sobre família e o impacto que pessoas podem causar na sua vida, independentemente do seu grau de psicopatia.

Você estuda a psicopatia pelo viés clínico e judiciário desde 2014 e hoje traz o tema para o seu suspense. Como surgiu o interesse pelo assunto e qual a importância de tratar sobre este transtorno na literatura?

Arthur Santileone: O interesse nesse tema surgiu por causa dos constantes personagens psicopatas existentes no cinema. Eles sempre foram figuras de impacto e quando eu estava na faculdade de Direito, e a criminologia e o Direito Penal começaram a tratar os diversos tipos de crimes, a psicopatia voltou a fazer meus olhos brilharem e acabei fazendo meu TCC sobre o tema; mais tarde, esse mesmo TCC deu origem ao meu primeiro livro publicado de forma independente na Amazon, intitulado “Direito Penal brasileiro e Psicologia Jurídica: uma análise sobre os casos de Psicopatia”.

5. “Legado de História e Imaginação” é o seu livro mais recente; você tem outros projetos literários em mente para o futuro?

Arthur Santileone: No momento não. Não estou planejando voltar a escrever livros no futuro, já que meu foco é o cinema, seja atuando ou escrevendo roteiros. Ainda vou escrever, mas de preferência voltado para o mercado cinematográfico que é a minha maior paixão.

Sobre o autor: nascido em Campinas - SP em 1993, Santileone é ator premiado internacionalmente, escritor e um fotógrafo curioso. Bacharel em Direito, formado pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI - RN), publicou seu livro 'Direito Penal brasileiro e Psicologia Jurídica: uma análise sobre os casos de Psicopatia" com base na sua monografia de conclusão de curso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar