Brasil,

ACNUR e Prefeitura de Normandia doam itens para indígenas isolados em Roraima

Além das comunidades indígenas, famílias de zonas urbanas afetados pelas fortes chuvas ou em situação de vulnerabilidade também receberão kits do ACNUR compostos por lâmpadas solares, fraldas e lonas

Nos últimos dias de 2021, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) realizou a entrega de 580 lâmpadas solares, 850 lonas de polietileno e 2,4 mil fardos de fraldas para famílias da Normandia (norte do estado), com o apoio da prefeitura do município. A doação aconteceu para assistir às mais de 4 mil pessoas que foram afetadas pelas chuvas que romperam estradas, devastaram roças e destruíram residências na região.

A distribuição dos itens doados se iniciou no dia 30 de dezembro de 2021 para áreas indígenas de difícil acesso, como as comunidades de Sucubeira, Canaã, Japó, Matirí, Cachoeirinha e Angical. O município de Normandia possui mais de 100 comunidades indígenas da etnia Macuxi, muitas delas em territórios inalcançáveis por veículos terrestres. Para poder realizar as entregas, a Prefeitura de Normandia e a Defesa Civil disponibilizaram quatro carros e profissionais para suporte. Líderes de comunidades onde o acesso acontece unicamente por caminhada ou animais de transporte estavam nas proximidades para transportar o material para demais comunidades.

“A parceria com a Prefeitura de Normandia é essencial para alcançarmos a comunidade brasileira que acolhe e integra pessoas refugiadas e migrantes em Roraima e que também precisa de apoio. Sabemos que, em momentos de emergência, como as fortes chuvas de aconteceram no município, famílias brasileiras e venezuelanas foram afetadas. Nossa distribuição irá atender aos dois grupos”, ressalta a Oficial de Relações Institucionais do ACNUR, Thais Menezes.

No total, a doação à Normadia somou mais de 215 mil unidades de fraldas, que serão entregues a todas as gestantes e lactantes em situação de vulnerabilidade registradas pela Secretaria de Assistência Social do Município. As lâmpadas solares são voltadas às comunidades indígenas para iluminar as residências das regiões sem energia elétrica. A tecnologia das lâmpadas permite o carregamento de pequenos aparelhos, como celulares.

“Estamos acompanhando de perto e prestando o apoio necessário às famílias refugiadas e brasileiras. As doações do ACNUR vieram em um excelente momento, considerando as dificuldades que enfrentamos para atender os munícipes, incluindo as comunidades indígenas, no cenário de fortes chuvas”, relata Dr. Raposo, prefeito de Normandia. Atualmente, a cidade acolhe cerca de 60 famílias que saíram da Venezuela em busca de refúgio.

Esta ação foi possível devido a doações feitas ao ACNUR sem destinação específica, como as do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que permitem uma maior flexibilidade para o uso desses recursos, possibilitando ao ACNUR e parceiros oferecerem proteção aos mais vulneráveis em contexto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo