Brasil,

Sprinklers e sua exceções - Entre-forros e afins precisam de chuveiros automáticos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gasparini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

**João Carlos Wollentarski

Projetistas, instaladores, bombeiros, contratantes, gerenciadores, usuários e qualquer pessoa que venha a ter contato com a tecnologia de sprinkler sempre têm dúvidas de onde deve ou não instalar este sistema e a resposta a esta pergunta é muito mais fácil do que todos imaginam. O primeiro passo e, primordial, é perguntar ao Corpo de Bombeiros local. Caso o quartel não informe, veja as previsões de isenção na NBR 10897. Mas, para as pessoas que querem saber um pouco mais do assunto, imediatamente, a ABSpk ajudará na compreensão melhor do sistema.

A instalação de um sistema de sprinkler deve ser pensada para que projete água em uma região em chamas para diminuir a temperatura do incêndio e, finalmente, controlar ou extinguir o fogo. Esse equipamento deve combater o incêndio de forma rápida para que a energia liberada no processo da queima seja pequena e a quantidade de água que temos armazenada seja suficiente para reduzir a temperatura.

Quando optamos por não proteger uma determinada área, temos que ter a certeza de que ela nunca irá pegar fogo ou se vier a queimar, que os danos sejam mínimos. Uma sala não protegida pode: não pegar fogo; pegar fogo, porém a quantidade de combustível é pequena e o incêndio ficará limitado ao local, sem consequência para as demais áreas; e pegar fogo e o incêndio se espalhar para outras áreas.

A primeira situação é possível, porém trata-se de uma condição extremamente rara de se encontrar. Já a circunstância de número dois é a mais comum de gerar dúvida. Podemos encaixar nesta situação os banheiros e entre-forros, por exemplo. A situação de número três é a mais perigosa, pois são áreas que queimarão e quando o incêndio se espalhar para outros locais já protegidos, o sistema de sprinkler existente não irá mais conseguir controlar o fogo, visto que não teremos água suficiente para tanta energia sendo liberada no processo da queima.

A norma brasileira para instalação de sprinklers é a NBR 10897. Vale ressaltar que ela indica, no item 7.1.1, que toda a edificação deve ser protegida por sistema de sprinklers, exceto os locais isentos previstos nesta mesma norma. As exceções são encontradas no item 7.12 descritas no Box Locais isentos.

Não é intenção da NBR 10897 definir os locais onde devem ou não ser instalados sistemas de sprinkler. O objetivo da norma é que uma vez definido pela proteção como ela deve ser feita. Quem tem acompanhado a sua evolução ao longo dos anos vai poder observar que cada vez menos indica-se os locais de isenção de chuveiros automáticos.

Quem tem a jurisdição constitucional para prover a Segurança Contra Incêndio no Brasil são os estados. Normalmente, estes definem que a responsabilidade será do corpo de bombeiros da região.

Locais isentos:

● Entre-forros e afins (item 7.12.1) ⇒ basicamente o item indica que faz-se necessário sprinkler no entre-forro se o forro for combustível ou se houver material combustível no espaço. A maioria dos forros são incombustíveis (no Brasil é muito comum forro mineral ou forro de gesso). Se não há material combustível no entre-forro, como isolamento combustível de dutos de ar condicionado, não se faz necessária a utilização de sprinkler neste espaço;

● Shafts (item 7.12.2)⇒ sendo incombustível ou inacessível não é necessário sprinkler;

● Escadas enclausuradas (item 7.12.3)⇒ sendo protegida por paredes e portas corta-fogo, estas escadas não precisam de sprinkler;

● Casa de máquinas de elevadores (item 7.12.5)⇒ normalmente, estes espaços não são protegidos por sprinkler, pois são locais completamente isolados do edifício e de combustibilidade limitada. A NBR 10897 indica como se deve proteger estes espaços se for previsto no projeto a proteção dele. Confirmar com o legislador local se deve ou não proteger;

● Espaço sob plataformas externas (item 7.12.6)⇒ se o espaço for de construção incombustível e atendendo aos requisitos previstos no item em questão, não é necessário sprinkler. Este item pode ser útil em alguns tipos de docas;

● Marquises (item 7.12.7) ⇒sendo incombustível e somente para passagem de pessoas não há necessidade de sprinkler. Se for combustível e tiver menos de 1,20m, também não há necessidade de proteção.

**João Carlos Wollentarski: Engenheiro Civil, Diretor da Ipê Consultoria, atual Vice-Presidente da ABSPK (2016-2017), Membro do comitê da ABNT para normas de Sprinkler - NBR 10897, NBR 13792, NBR 16400, NBR 16704 Membro do comitê técnico da ABSPK (2012-2015).

Sobre a ABSpk:

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar