SEGS Portal Nacional

Demais

Série The Chair da Netflix retrata o mundo das mulheres na ciência e te convida a fazer várias reflexões importantes

  • Quinta, 16 Dezembro 2021 08:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista analisa reflexões levantadas por trama da Netflix e reforça importância da diversidade no setor

A série The Chair, da Netflix, dá o que falar quando o assunto é carreira acadêmica. Usando de comédia para explorar o tema, a obra é protagonizada pela professora Ji-Yoon Kim, interpretada por Sandra Oh, que também atuou como Cristina Yang do grande fenômeno Greys Anatomy. Ela vira diretora do Departamento de Inglês da renomada Universidade Pembroke, e estimula a reflexão sobre temas como racismo, machismo, etarismo e cultura do cancelamento.

Na trama, a professora é a primeira mulher não branca escolhida para o cargo de direção do departamento. Na vida real, dados da Open Box Ciência apontam que, em 2018, 85% das docentes pesquisadoras no Brasil não contaram com bolsas de fomento à pesquisa e, entre as que recebem, a maioria é branca. Além disso, um levantamento feito pela Elsevier intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, mostra que embora a participação das mulheres na pesquisa esteja aumentando em geral, a desigualdade permanece entre os países de origem e em áreas temáticas em termos de resultados de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações.

“Esses dados expõem a desigualdade na ciência e abrem espaço para discussões sobre quais jornadas as pesquisadoras trilham no país, já que a grande maioria ainda precisa conciliar carreira de pesquisadora com outros trabalhos, fora a vida pessoal. A diversidade precisa ser mais incentivada nas pós-graduações brasileiras”, avalia Débora Aleluia, pesquisadora em comunicação e analista de produção de conteúdo na Even3, plataforma que realiza publicações científicas, além de simplificar a produção de eventos online.

Um grande exemplo das mulheres na ciência foi agora durante a pandemia do Covid-19, onde elas puderam mostrar ainda mais relevância no setor, estando à frente das pesquisas sobre a doença e vacinas em geral.

Principalmente para o público feminino e especificamente para mulheres do universo acadêmico, a série traz muita representatividade. Pensando nelas, Débora separou 3 grandes reflexões trazidas pela The Chair:

1. Mulheres trabalham dobrado na vida acadêmica

Logo no início da série, é bem reforçado o fato de que as mulheres precisam lutar muito para se manterem na carreira acadêmica, colocando em xeque a própria vida pessoal, com acúmulo de funções, além de enfrentarem machismo e falta de espaço na academia.

A retratação da vida pessoal versus a vida profissional de várias personagens com diferentes perfis é um dos pontos altos da trama, com mais ênfase na protagonista - Ji-Yoon mostra um equilíbrio entre amor ao trabalho e preocupação com a sua filha na mesma medida. “É justamente por isso que existe essa identificação de outras mulheres que trabalham no ramo, pois reforça fielmente esse malabarismo para equilibrar trabalho, vida amorosa e familiar”, comenta Débora

2. A carreira de pesquisadora é cheia de conflitos geracionais

Assim como na vida real, a maioria das pessoas que já passaram por escolas, universidades e instituições de ensino sabe desse conflito de gerações entre professores mais velhos e clássicos e os mais jovens, de linguagem mais informal e recém-chegados ao departamento. A série retrata essas dificuldades em lidar com as diferenças geracionais. “Podemos observar os medos dos professores mais velhos, as inseguranças de todos, os diferentes métodos de ensino, o machismo, a dificuldade de assimilar novos conceitos e a mudança que esses encontros proporcionam”, explica a analista de produção de conteúdo.

3- Revisar metodologias é sempre necessário

Falando em diferenças, uma das maiores realidades acadêmicas expressadas na série é a dificuldade de alguns professores em gerar conexão com os alunos. “A série mostra insights importantes sobre essa rotina nas salas de aula, reforçando a importância dos professores saberem lidar com conflitos e aprenderem a gerar conexões com os alunos”, afirma Débora.

Sobre a Even3

Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos. A startup começou sua operação trazendo alternativas para organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online. Atualmente, permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas e acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version