Brasil,

Aldeias Infantis SOS e Instituto Mauricio de Sousa lançam quadrinhos da turma da Mônica sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O objetivo é disseminar os ODS de forma lúdica e divertida para 16 milhões de pessoas até 2030. O projeto é idealizado pela organização de cuidado infantil

Em sincronia com o fim da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, que deixou muitos ensinamentos para o mundo, a Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, oferece a primeira leva impressa de gibis da Turma da Mônica produzidos pelo Impacta ODS, um projeto de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de gibis e formação à distância de agentes multiplicadores.

A impressão dos 10.800 gibis (600 kits), que serão distribuídos em escolas e organizações de Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria e Esteio, foi possível através da parceria com o Instituto Chamex, que lançou o Edital de Educação e Cidadania, para incentivar projetos de educação que trabalhem o exercício da cidadania ativa, pois acreditam na educação como instrumento de transformação da sociedade.

Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são um compromisso global assumido pelos países-membros das Organizações das Nações Unidas (ONU), organizações da sociedade civil e empresas com o desenvolvimento sustentável do planeta. Lançada em 2015, a Agenda 2030, como é conhecido este compromisso global, contempla um conjunto de metas a serem alcançadas. Em 2021, entramos na última década até o prazo estabelecido e ações tornam-se urgentes. Neste contexto, a disseminação da temática tem um papel fundamental, principalmente entre o público infanto-juvenil.

O projeto conta com 17 gibis, um para cada ODS, em formato impresso e digital, além de uma plataforma EAD com formações interativas para agentes multiplicadores, como educadores e público adulto. Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente a coleção no site do projeto (https://impactaods.org.br/). A meta é alcançar 16 milhões de pessoas até 2030. Para Mauricio de Sousa, cartunista criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto Mauricio de Sousa, disseminar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e deve ser um propósito único. “Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusivo, saudável e justo”.

O Impacta ODS é financiado por empresas que acreditam que a disseminação da agenda 2030 é o melhor caminho para o alcance das metas. Além disso, ao apoiar um projeto da Aldeias Infantis SOS, empresas também contribuem para a ação direta da organização, que impacta os ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização de cuidado infantil, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS atua junto a meninos, meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.

Sobre o Instituto Chamex

Criado em 2007, o antigo Instituto International Paper, já investiu mais de 13 milhões no desenvolvimento das comunidades das quais a companhia faz parte. Inquietos por natureza e buscando sempre promover reflexões, desafios e transformações reais, em 2021, passou a se chamar Instituto Chamex, conectando-se às infinitas possibilidades que Chamex nos permite criar. Esta mudança acrescentou mais criatividade nos projetos desenvolvidos com muita ação, inspiração, participação e inovação social.

O Instituto Chamex é mantido pela Sylvamo do Brasil, produtora dos papéis para imprimir e escrever Chamequinho, Chamex e Chambril e segue suas diretrizes de responsabilidade social, sustentabilidade e ética, engajando seus profissionais e apoiando as comunidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar