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Como a comunicação não violenta pode ser usada para atrair clientes

  • Terça, 09 Novembro 2021 10:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Biral
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
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O atendimento humanizado está cada vez mais valorizado entre os clientes. Para oferecê-lo em sua empresa, é preciso trabalhar o atendimento ao consumidor. Veja como a comunicação não violenta pode atrair clientes!

A comunicação das empresas com seus consumidores mudou. Atualmente, o cliente procura conexão com as corporações, tem perfil consciente e valoriza ações como a empatia, solidariedade, além de conexões humanas com as empresas.

Por isso, a comunicação não violenta tem sido assunto entre a área de marketing e as empresas. A forma como uma empresa se comunica com o cliente deve ser pensada de acordo com o contexto em que estamos inseridos, ou pode haver consequências negativas.

O conceito de comunicação não violenta veio da psicologia e pode ajudar e muito as empresas a se conectarem e atrair mais clientes. Entenda!

O que é a comunicação não violenta

É um conceito formalizado e difundido pelo PhD em psicologia Marshall Rosenberg, que tem como objetivo melhorar a qualidade da comunicação e nossas reações.

Se baseia em estabelecer relações pessoais autênticas, se desprendendo de experiências anteriores para perceber o lado profundo do ser humano enquanto se comunica. Pode ser confundido com a passividade, mas é um conceito diferente.

Basicamente, consiste em ser sincero consigo e com o outro, ou seja, o contrário de ser passivo. O processo de aplicação da comunicação não violenta é longo, porém é uma técnica que pode beneficiar muito as ações de marketing.

Por exemplo, as empresas que se conectaram com os clientes, mesmo em tempos de crise, conseguiram continuar vendendo seus produtos e serviços, principalmente para pessoas que receberam o auxílio emergencial 2021, pois estes tinham recursos para prover à família.

Aplicando os conceitos da comunicação não violenta para atrair mais clientes

Segundo o portal de notícias Cenário MT, nós trabalhamos consequentemente para que as nossas capacidades inatas humanas sejam adequadas para o mundo, cada vez mais complexo e moderno.

Para aplicar os conceitos da comunicação não violenta no marketing, é necessário pensar nos quatro princípios básicos desse conceito:

1. Observação

Observar e entender a comunicação com outra pessoa, sem julgar e evitar generalizações.

2. Sentimentos

Entender e nomear os sentimentos é o segundo princípio da comunicação não violenta. Entender os sentimentos que irão despertar nas pessoas ao receber aquela comunicação.

3. Necessidades

Entender as necessidades está por trás dos sentimentos gerados pela comunicação não violenta.

4. Pedidos

Pedir, de forma esclarecida e objetiva, dizendo o que espera da outra pessoa. Expressar suas necessidades de forma positiva e clara.

Entender as necessidades dos consumidores é um dos objetivos das empresas, mas muitos se esquecem dos passos anteriores. Se esquecem de tentar compreender os sentimentos de seu público, focando somente em produção e competitividade no mercado.

Outro erro que as ações de marketing cometem é pular o primeiro princípio da comunicação não violenta, a observação. Muitas campanhas de marketing baseadas em emoções são pautadas por generalizações e estereótipos, de forma que não seja possível gerar conexão com o consumidor, nem entender os sentimentos gerados pela estratégia.

A comunicação não violenta no marketing digital

O primeiro princípio da CNV, a observação, no marketing digital, pode ser feita de acordo com a análise dos dados que as redes sociais e plataformas geram sobre as campanhas de marketing.

Cabe aos profissionais entenderem os sentimentos das pessoas por trás daqueles dados e gráficos, mas essa ação é basicamente natural para esse tipo de profissional. As ações devem provocar sentimentos como desejo, necessidade, e cabe ao profissional de marketing entender e mensurar se as campanhas atingiram este objetivo.

As campanhas devem levar em consideração que o público não está mais interessado somente na compra e no consumo desenfreado, mas sim na conexão, empatia, solidariedade. Além disso, mesmo que goste do produto ou serviço da empresa, não pensará duas vezes antes de parar de consumir por causa de uma comunicação que gerou sentimentos negativos.

Então, a sua empresa está pronta para investir na comunicação não violenta? Entenda que essa é uma estratégia que vem alcançando cada vez mais clientes, afinal, as pessoas estão sendo mais atraídas pelo atendimento humanizado.


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