Brasil,

4 dicas para ampliar a iluminação e a comodidade da sala de estar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Millan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Nesse projeto da Tesak Arquitetura, as arquitetas uniram uma iluminação central e, nas laterais, luzes indiretas. Os pendentes são da Yamamura | Foto: Luis Gomes Nesse projeto da Tesak Arquitetura, as arquitetas uniram uma iluminação central e, nas laterais, luzes indiretas. Os pendentes são da Yamamura | Foto: Luis Gomes

As arquitetas do escritório Tesak Arquitetura afirmam que o projeto luminotécnico bem concebido e executado resulta em ambientes acolhedores e convidativos para moradores e convidados

Um projeto de sala de estar aconchegante deve levar em conta cada detalhe - até porque, esse é um dos ambientes mais desfrutados em toda a casa, e que pode assumir diversas funções. Seja para relaxar, receber amigos ou até fazer as vezes de home-office, o estar deve ser convidativo e, para isso, uma iluminação bem planejada é essencial. "Todo living se beneficia de uma boa iluminação natural, mas saber como complementá-la com um projeto luminotécnico faz toda a diferença para o conforto e funcionalidade do espaço", opinam as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura. Para ajudar, a dupla reuniu quatro dicas sobre o assunto. Confira:

Iluminação direta e indireta

Quando o assunto é iluminação de uma sala de estar, as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto indicam o uso de uma iluminação geral e centralizada no espaço, que deve ser complementada por luzes indiretas, nas laterais. "Essa formatação propicia, sem dúvidas, mais aconchego. Do contrário, a disposição no centro ambiente costuma causar sensações inadequadas”, explicam. É válido apostar também em uma iluminação direta e direcionada em um cantinho de leitura ou home-office, por exemplo, garantindo mais foco para essas atividades.

A iluminação pode ser empregada para realçar objetos no living - como as arquitetas da Tesak Arquitetura fizeram nessa cristaleira com as fitas de LED embutidas na marcenaria | Foto: Luis Gomes

"Para complementar, fitas de LED são ótimas pedidas para destacar detalhes do living, como um nicho ou prateleira", opinam.

Tom da iluminação

Tons quentes são os favoritos para o living, como dizem as profissionais da Tesak Arquitetura | Foto: Luis Gomes

Como o conforto é a máxima em um espaço de estar, as profissionais da Tesak Arquitetura revelam que os tons quentes são sempre os mais indicados. "Luzes brancas devem ficar apenas em ambientes como banheiros ou cozinhas. No estar, as lâmpadas mais amareladas são capazes de conceber um ambiente que acarinha, abraça o morador e transmite boas sensações para quem nele está”, dizem.

Dimerização

Criar cenas de iluminação para atender aos diversos usos de uma sala de estar também é essencial. "Para isso, a instalação de dimmers abre a oportunidade de regular a intensidade da iluminação”, relatam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Entretanto, a dupla alerta que não é todo tipo de lâmpada que pode ser dimerizada: o primeiro passo é conferir a compatibilidade antes de pensar em um projeto que valorizará ainda mais o cômodo.

Eficiência energética

A luz indireta, complementada por pendentes e plafons, tornou esse projeto da Tesak Arquitetura super convidativo | Foto: Luis Gomes

Por fim, um bom projeto luminotécnico deve sempre levar em conta questões como economia e eficiência. Para isso, as arquitetas da Tesak Arquitetura recomendam sempre o emprego de luminárias LED. "Além do fator redução do consumo de energia elétrica, o LED não dissipa calor, propiciando um clima ameno e conveniente para a sala de estar", opinam. Com cada vez mais opções no mercado, essas lâmpadas podem ser encontradas em diversas tonalidades, permitindo a criação de um projeto luminotécnico perfeito e agradável.

Serviço - Luminárias para sala de estar

Para ajudar a iluminar com conforto e estilo, a Yamamura preparou uma seleção de seus melhores produtos, que podem ser adquiridos pelo site da marca ou suas lojas físicas. Confira!

1. Plafon de embutir em vidro e madeira. Comporta três lâmpadas de soquete E27 com potência máxima de 20W. 2. Pendente em alumínio e acrílico com LED integrado, na cor preta. Potência de 16,8W . 3. Pendente em metal, alumínio e vidro com Led integrado. Potência máxima de 27W. 4. Luminária de piso em madeira e aço carbono. Comporta uma lâmpada led de soquete GU10 com potência máxima de 7W.

Sobre Tesak Arquitetura

Liderado pelas arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, com mais de dez anos de experiência em diversas áreas da construção civil, o escritório Tesak Arquitetura preza por um olhar criativo, que resulta em projetos diferenciados, de acordo com as necessidades e anseios de seus clientes. São projetos arquitetônicos ou de interiores capazes de criar soluções que valorizem os ambientes, sempre em busca de conforto, bem-estar e praticidade para o dia a dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar