Construção civil reage com práticas sustentáveis para diminuir efeitos na crise hídrica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligia Gabrielli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Cooperativa habitacional de São Paulo adota medidas de utilização responsável da água, sem impacto no custo final dos imóveis

O Brasil passa pela pior crise hídrica em 91 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. A situação é grave, principalmente na região Sudeste, responsável por 70% da energia produzida no país. As chuvas abaixo da média histórica estão sendo registradas desde 2019, o que interfere nos níveis dos reservatórios, que já operam com capacidade reduzida.

Em julho deste ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) assinaram o Alerta de Emergência Hídrica pela primeira vez em função das previsões de chuvas próximo ou abaixo da média entre maio e setembro deste ano.

Segundo a Agência Nacional de Água (ANA), diversos locais registraram vazões baixas a extremamente baixas tanto em 2019 quanto no período chuvoso de 2020/2021. O órgão destaca que a recuperação das reservas hídricas brasileiras será determinante para o próximo ano, incluindo a situação da geração hidrelétrica.

Além dos fatores climáticos, o uso irresponsável da água é o principal fator que levou ao colapso pelo qual o país passa. Em grande parte do país, o rodízio do recurso natural passou a ser uma realidade, além do aumento no custo da energia elétrica. Dentro desta questão, o debate sobre a sustentabilidade na construção civil passou a ser intensificado, como um dos fatores que pode interferir e ajudar a reverter a situação.

O uso de fontes alternativas, controle de consumo e redução da demanda de água entram na pauta para o setor em tempos de crise. “Precisamos pensar no todo, em toda a cadeia produtiva da construção civil, com foco principalmente no projeto e execução da obra. Mais do que nunca é essencial explorar alternativas mais responsáveis. O que antes era diferencial para empreendimentos de ponta agora é uma necessidade”, observa Carlos Massini, presidente da CICOM, Cooperativa Habitacional que atua principalmente no estado de São Paulo, com possibilidade de acesso facilitado à habitação.

A tendência não será passageira, é algo que deve se estender a longo prazo. “Essa é a nova realidade, que deve seguir para o futuro, neste pensamento coletivo e engajador, onde cada um faz a sua parte para beneficiar o todo”, afirma.

A Cooperativa habitacional CICOM oferece aos cooperados, em todos os empreendimentos que está construindo, alternativas responsáveis de uso e reuso da água, implementadas desde a construção dos empreendimentos até o reaproveitamento interno. Todos os imóveis garantem rede de abastecimento de água tratada e sistema adequado de coleta e tratamento de esgoto.

“Desde sua concepção, a CICOM está engajada em projetos que buscam reduzir os impactos ambientais, focando nas comunidades locais de forma responsável, visando antes de tudo, o interesse e o bem-estar da comunidade e do meio ambiente”, reforça o presidente da CICOM.

Diferente do que se imagina, a inclusão de atitudes responsáveis e sustentáveis não interfere no valor final dos imóveis da CICOM. “Ao optar pelo cooperativismo habitacional o associado tem a possibilidade de adquirir uma residência própria pagando até 40% a menos do que o valor disponível no mercado imobiliário tradicional”, destaca Massini.

Outra questão que deve ser levada em conta, segundo o presidente da CICOM, é o planejamento da gestão urbana, que faz a diferença e é capaz de reduzir os impactos nocivos ao meio ambiente. “Um exemplo desse planejamento são as cidades inteligentes, que promovem o crescimento econômico ao mesmo tempo que oferecem mais qualidade de vida ao cidadão. Tudo isso é possível quando existe um propósito sustentável focado principalmente em iniciativas voltadas para o meio ambiente”, finaliza.

Algumas das características essenciais das cidades inteligentes é a capacidade de criar, com o uso da tecnologia, uma infraestrutura sustentável, oferecendo por exemplo, transporte público eficaz com boa utilização dos recursos gerados pela cidade.

Sobre a CICOM

A CICOM é umas das cooperativas que atuam no estado de São Paulo promovendo o acesso social às habitações. O processo começa com a identificação de um terreno adequado a um projeto habitacional. Na sequência, inicia-se a abertura de cadastramento para que pessoas interessadas se unam com o objetivo de fazer as aquisições dos imóveis. Os cooperados acompanham todas as etapas envolvidas desde o início. Após este processo é desenvolvido o projeto de engenharia e, então, a cooperativa se encarrega de realizar arrecadações entre seus cooperados ou ainda, de buscar crédito e então contratar uma empresa construtora para executar as obras. A cooperativa dispõe hoje de diversos dispositivos de segurança que garantem a confiabilidade no processo, extinguindo mitos e conceitos que antes colocavam em dúvida os investimentos.