Registros de domínios criativos crescem em 2021; confira quais são os mais usados
Domínios como ".fun" estão em alta durante a pandemia, indicam dados da HostGator, multinacional de hospedagem de sites
Novas e curiosas possibilidades de extensões de domínio têm se destacado no mercado de endereços web. Na multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online HostGator, os domínios .fun, por exemplo, registraram aumento de quase onze mil por cento neste ano em comparação com 2020. E isso é apenas o dado parcial de 2021, ou seja, calculado até junho. As opções chamam a atenção por serem variadas e se relacionarem com a área de atuação das detentoras do site, como terminações .tech, que podem indicar um negócio no ramo da tecnologia.
As extensões, também conhecidas como TLDs, do inglês Top-Level Domain, ou domínio de primeiro nível, acompanham o nome do site para compor o endereço na internet. Assim como o nome, as TDLs podem ser escolhidas no momento do registro de domínio.
Mais de 1.200 novas TLDs genéricas (conhecidas como gTLDs) foram criadas desde 2012, em iniciativa da ICANN, entidade responsável pelo Sistema de Nomes de Domínio no âmbito global. A categoria representou 6.3% do total de registros de TLDs até o primeiro trimestre de 2021, de acordo com o levantamento da Verisign, sendo as principais: .xyz (13.3%), .online (7.8%) e .top (5.3%), seguidas de .site, .club, .vip, .icu, .shop, .app e .work.
De acordo com Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, as novas extensões de domínio têm se popularizado porque está mais difícil para as organizações conseguirem um endereço original com os tradicionais .com e .com.br. “Percebemos a tendência no mercado quando as vendas de extensões de domínio mais novas e ‘incomuns’ começaram a crescer, enquanto as habituais passaram a diminuir. Isso se dá porque não há mais tantas opções disponíveis, e as marcas aproveitam a situação para inovar de alguma forma”, ilustra Melo.
A procura de extensões diferentes também parece acompanhar tendências do mercado. Um exemplo é o .live, que cresceu mais de 200% de 2019 para 2020 com o boom das lives no início da pandemia.
Para Melo, uma marca pode se destacar pela criatividade no endereço do site. “É possível usar TLDs relacionadas ao seu negócio, que já indicam ao usuário quais os serviços, produtos ou objetivos de sua empresa”, completa. Segundo o operador de registros de domínio Radix, a extensão .fun, lançada em 2017 para os setores de entretenimento e lazer, contribui para criar uma imagem de marca jovem, vibrante e flexível.
Os números da .fun e .live não são os únicos que chamam a atenção. A extensão .space, voltada para espaços criativos, teve um aumento de mais de 1330% nas vendas da HostGator de 2020 para 2021. De acordo com a Radix, a TLD está em cerca de 314 mil nomes de domínios e quase 90 mil sites ativos em 220 países.
Sobre a HostGator
A HostGator, provedora mundial de hospedagem de sites e serviços para presença online, foi fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos. Conta com um escritório no Brasil, em Florianópolis (SC), há mais de dez anos. Inserida na Newfold Digital, a empresa tem forte atuação na América Latina, EUA, Índia, China e Rússia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário