Brasil,

Energia solar é alternativa à crise hídrica e aumentos constantes na conta de luz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Perroni
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Marcio Osli*

O Brasil passa por uma das maiores crises hídricas de sua história e contribui para isso a seca nos reservatórios de água. Diante desse cenário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o mês de julho terá mais um aumento na conta de luz: o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar dois, que acarretará alta de 52%. Com os preços da energia elétrica subindo, consumidores e empresários estão à procura de alternativas mais baratas e acessíveis. Nesse contexto, a energia solar, torna-se uma alternativa eficiente, viável e mais econômica a longo prazo, além de ser sustentável.

Quais os benefícios de utilizar energia solar?

Além das vantagens ambientais, sobre as quais falaremos mais adiante, são inúmeros os benefícios econômicos proporcionados pela energia solar. Com um sistema fotovoltaico, é possível reduzir a conta de luz em até 95%, já que ele pode gerar energia solar suficiente para atender todo o imóvel. É uma economia expressiva, especialmente quando a energia elétrica sofre aumentos constantes.

Outra vantagem é que, se o local estiver gerando mais energia do que consumindo, a energia extra é repassada para a rede distribuidora em forma de créditos de energia, que poderão ser utilizados em até 60 meses. Se o consumidor preferir, pode transferir os créditos para outro endereço, desde que o imóvel existente no local também esteja ligado à mesma rede concessionária e registrado no mesmo CPF ou CNPJ. Assim, é comum que as pessoas queiram compartilhar seus créditos entre a residência principal e sua casa de praia, por exemplo, economizando ainda mais.

Investir em energia solar agora ficou mais fácil

Os dados mostram que a energia solar está mais acessível: o preço dos equipamentos caiu quase 90% por causa de facilidades dadas pelos governos. Além disso, há mais de 70 linhas de crédito (públicas e privadas) disponíveis no mercado, facilitando ainda mais a compra das soluções.

O retorno sobre o investimento é considerado rápido e atrativo: em média 4/5 anos. Soma-se a isso o fato de que a vida útil dos painéis solares é longa – até 25 anos com eficiência de 80%, o que acaba sendo um diferencial de valorização caso o imóvel precise ser vendido ou alugado. A manutenção é simples, exige apenas uma limpeza dos painéis de seis meses a um ano.

A ótima relação custo-benefício que a energia solar oferece vale para diversos segmentos, inclusive o de condomínios, já que essas edificações podem se tornar uma unidade geradora de energia, possibilitando o retorno do investimento de forma mais rápida.

Energia renovável e sustentável

Um sistema de energia solar só depende da irradiação do sol para produzir energia, recurso que está sempre disponível, ainda mais no Brasil, que é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo. Quase todo o território brasileiro recebe cerca de 2 mil horas anuais de insolação, com potencial de energia de 15 trilhões de megawatts-hora, o que supera o consumo nacional de eletricidade em 50 mil vezes.

A geração é garantida todos os meses – mesmo em dias não muito ensolarados ou no inverno, por exemplo.. Além de economizar, o consumidor contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais: nada nocivo, tóxico ou poluente é produzido na geração da energia solar, nem mesmo ruídos.

Mercado em expansão

Apesar da pandemia, que fez com que vários setores da economia registrassem queda, a instalação de painéis solares cresceu 70% no ano passado, gerando 7,5 gigawatts – quase metade da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu. O Brasil já atingiu a marca recorde de 600 mil unidades consumidoras de energia solar fotovoltaica distribuída (GD), a maior parte instalada em residências (73,6%).

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ocupa a 11ª posição mundial no ranking de investimento em energia solar. A instituição prevê que em 2021 o setor de energia fotovoltaica gere mais de 147 mil novos postos de trabalho em todo o país e atraia R$ 22,6 bilhões em novos investimentos.

O mercado fotovoltaico brasileiro está em pleno crescimento e a tecnologia é cada vez mais acessível. Além disso, ótimas oportunidades de financiamento são encontradas e a legislação está mais favorável a quem escolhe investir nessa energia. Em um momento de preocupações com o meio ambiente, de grave crise hídrica e aumentos constantes na conta de luz, a energia solar se torna ainda mais atraente e indispensável.

* Marcio Osli é diretor de energia solar da Intelbras, empresa brasileira com 45 anos de história, que desde 2019 desenvolve soluções fotovoltaicas de alto desempenho com o objetivo de democratizar o acesso à energia solar no país.

Sobre a Intelbras

Empresa brasileira de capital aberto (INTB3), ao longo de 45 anos no mercado tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no País através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA, sendo que suas soluções tecnológicas protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. A empresa possui produtos no portfólio que incluem soluções de alta tecnologia e inteligência artificial, permitindo diversas aplicações em empresas, condomínios, residências e cidades.

A empresa possui seis unidades no País – duas em São José (SC), onde está localizada a sede, uma em Manaus (AM), outra em Santa Rita do Sapucaí (MG) e mais duas em construção em Tubarão (SC) e Jaboatão dos Gararapes (PE), além de exportar para diversos países na América Latina. Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há mais de 17 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar