Brasil,

DHL Supply Chain usa drone para aprimorar gestão de estoque no Grupo LEGO®

DHL Supply Chain usa drone para aprimorar gestão de estoque no Grupo LEGO®

•Drone customizado realizada conferência de estoque 96% mais rápido e com mais segurança e precisão

•DHL Supply Chain é responsável pela gestão de armazenagem e distribuição do Grupo LEGO® no Brasil, buscando sempre ganhos de eficiência e inovações
•Centro de Distribuição em Louveira abriga toda a linha de brinquedos LEGO® no País

O desenvolvimento e a melhoria contínua de suas operações são compromissos da DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, com seus clientes e a inovação é o principal recurso para chegar lá. O exemplo mais recente é o uso de um drone para a conferência semi-automática de estoque. A tecnologia está sendo utilizada no Centro de Distribuição (CD) do Grupo LEGO®, maior fabricante de brinquedos com blocos de montar do mundo, em Louveira (interior de São Paulo).

Além de tornar mais segura e precisa a conferência de estoque, a inovação tornou o processo até 96% mais ágil. Dado o sucesso do projeto, a DHL Supply Chain está levando, nos próximos meses, a inovação para mais dois de seus CDs no Brasil e também para operações do Grupo LEGO® em outros países geridas pela própria DHL.

"Trabalhamos com o Grupo LEGO® há quatro anos no Brasil e há ainda mais tempo em outros países. Sempre buscamos refinar nossos resultados de produtividade e a inovação se tornou uma aliada fundamental neste percurso. Ao analisar nossos processos e padrões aqui na operação de Louveira, identificamos que a gestão de estoque era um ponto passivo de melhoria. O drone se mostrou uma alternativa simples, de menor custo e ao mesmo tempo efetiva para aprimorar a conferência de estoque", explica Cleber Barcelos, Gerente Geral de Operações da DHL Supply Chain.

Para Ligia Horvath Vargas, Senior Distribution Manager Latin America do Grupo LEGO®, "inovar tem sido o foco da parceria entre o Grupo LEGO® e a DHL Supply Chain, e o Drone como ferramenta para controle de estoque é um excelente exemplo de um projeto implementado com um retorno bastante representativo para incrementar nossa produtividade e acuracidade operacional. Além de benefícios indiretos, como a redução do impacto no meio ambiente pelo uso de menos equipamentos e horas de trabalho nesta atividade".

O novo modelo de conferência funciona da seguinte forma: um operador da DHL treinado - é necessário, inclusive, ter uma habilitação para a operação do equipamento - isola a área do armazém que será verificada e posiciona o drone no solo. Por meio de um tablet, então o colaborador pilota o drone pelas estruturas da área de armazenagem, escaneando com um laser os códigos de barras e tirando fotos. O objetivo é conferir e atualizar os produtos em estoque, alimentando o sistema que faz a gestão do inbound (recepção dos produtos) e o outbound (expedição para entrega). Essa sistemática, além de mais rápida, dispensa o uso de empilhadeiras e evita que colaboradores tenham que subir em alguma estrutura para acessar os espaços mais altos para o processo de contagem. O drone utilizado é o Phatom 4 que foi customizado para a DHL, ele tem uma interface com o sistema de gestão de estoque da companhia.

"Essa abordagem nos ajudou a manter nossos níveis de serviço e acuracidade de estoque mesmo durante um período de grande demanda ocasionado pela pandemia. Em 2020, batemos nosso recorde de movimentação de brinquedos nos últimos quatro anos", afirma Cleber Barcelos.

Mesmo com excelentes resultados, a companhia estimula continuadamente seus líderes a buscarem soluções inovadoras. "Um dos pilares da estratégia do grupo é a preocupação com o futuro das soluções logísticas. Fica claro para o nosso grupo de executivos que devemos incentivar e investir em soluções ainda não conhecidas no mercado. Mentalidade ágil e intra-empreendedorismo começam a ganhar ainda mais importância dentro das competências e habilidades exigidas", comenta o Gerente Geral de Operações da DHL Supply Chain.

Outros projetos de inovação e digitalização no CD em Louveira também merecem destaque: digitalização das lideranças (que trabalham constantemente no armazém com o auxílio de tablets), laboratório interno de inovações com impressora 3D, uso da tecnologia RPA para automação de processos burocráticos repetitivos, visibilidade total na cadeia de suprimentos (por meio da plataforma DHL MySupplyChain), dentre outras. Todas essas iniciativas proporcionam melhoria contínua e ajudam a moldar o futuro da logística.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo