Brasil,

Bem me Care proporciona atendimento emergencial para famílias que receberam diagnóstico médico difícil

Com base teórica psicanalítica, o programa Bem me Care foi criado para oferecer, de forma totalmente inovadora, um atendimento pontual e emergencial a famílias que receberam um diagnóstico médico difícil. Nas sessões, são trabalhadas apenas as questões relacionadas ao caso atual. Entenda mais.

O programa Bem me Care foi criado para atender às demandas emocionais e práticas de famílias que estão lidando com um diagnóstico médico grave. Utiliza como base teórica a psicanálise, uma abordagem inovadora, com o olhar voltado para a família e não para o paciente, papel esse que fica a cargo do médico e sua equipe. Quando a família encontra um lugar próprio de atenção e cuidado ela pode até contribuir de maneira mais efetiva e melhor no processo do familiar adoecido.

E como isso acontece? A Psicanalista Cláudia Barroso, à frente do programa há mais de 10 anos, explica: “"o tratamento do Bem me Care tem foco e tempo pré-determinados. Pode variar de um a até sete encontros, contando com um membro ou vários membros da família. Tudo depende de como o diagnóstico impactou esses personagens e como o núcleo familiar foi afetado em sua função organizadora de papeis e sentimentos.”.

O paciente não participa: “ele já está sendo cuidado pelo médico ou pela junta médica, então não é esse o nosso papel, mas, sim, o de trazer equilíbrio emocional e permitir que as pessoas que serão, de alguma forma, atingidas pelos desdobramentos da doença, síndrome ou mesmo pelo tratamento possam olhar para os próprios sentimentos com relação a esse momento e tomar melhores decisões”.

E Cláudia ressalta: “é importante que as pessoas entendam que o Bem me Care é um programa emergencial e focado na questão que a família ou as pessoas envolvidas estão vivendo no momento, ou seja, podem ser abordadas, mas não tratadas, questões emocionais anteriores, como seria em uma terapia convencional”.

O método foi desenvolvido tendo como base a teoria psicanalítica. Os encontros se destinam a ajudar a família a entender as emoções que emergiram diante do diagnóstico e as exigências que a nova condição impõe a seus membros. O futuro do paciente será alterado pelo diagnóstico, mas o futuro da família também, e isso merece ser olhado e cuidado.

Sobre Cláudia Barroso

Cláudia Barroso é Psicóloga Clínica formada pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, com especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae e Psicoterapia de Casal e Família. É Terapeuta Sexual, formada pelo Isexp e Psicanalista formada através de processo particular. Além de fundadora e idealizadora do projeto Bem me Care e co-autora do livro “O impacto da má notícia médica na família. Uma visão psicanalítica”, é também gestora do Falhei & Disse - Reflexões Psicanalíticas com Entretenimento. Hoje atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório em São Paulo, atuando também de forma on-line.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo