Brasil,

Como entender e tratar os traumas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Barbin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Psicóloga avalia como são criados e como podem ser tratados os traumas humanos, tema de documentário e livro recém-lançados.

“Trauma não é o que acontece com você. Trauma é o que acontece dentro de você, como resultado do que acontece com você”. Esta afirmação é do médico Gabor Maté, criador do recente lançamento The Wisdom of Trauma. O documentário expõe as epidemias relacionadas à ansiedade, doenças crônicas e uso abusivo de substâncias tóxicas enfrentadas pela sociedade ocidental e é resultado da experiência do médico, que dedicou sua vida a compreender a conexão entre doença, vício, trauma e sociedade.

A temática ganha ainda mais relevância, a partir de pesquisas recentes sobre saúde mental. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde revela que a ansiedade é o transtorno mais presente desde o início da pandemia. Os resultados preliminares foram obtidos a partir de um questionário online em maio de 2021 e apontam uma elevada proporção de ansiedade (86,5%) e uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%).

Em seu livro ‘Mover o Pensamento, Sentir o Movimento – Reflexões sobre os desafios do mundo atual em psicoterapia’, lançado em junho, Maria del Mar, psicóloga, psicoterapeuta e formadora internacional, cria um espaço para a reflexão sobre traumas, sobre o poder transformador das crises e a importância da resiliência frente aos desafios do mundo atual.

De acordo a psicoterapeuta, um determinado indivíduo que passa por uma situação traumática pode sentir medo e ficar impressionado, enquanto outra pessoa que passa pela mesma experiência pode ficar em choque, porém agradecido por estar vivo. As reações podem variar de pessoa para pessoa, mas como é possível explicar essa diferença?

“Cada pessoa tem sua própria forma de reagir a situações de risco de vida ou experiências inesperadas. Uma experiência traumática é um evento que nos destitui da capacidade de tomar decisões, que surge de forma imprevista e que para voltarmos a ter o sentido de segurança, precisamos restabelecer a capacidade de tomar decisões, restabelecer um sentido de governança”, reflete Maria del Mar.

Os traumas podem ocorrer em fases muito precoces da vida, sem que estejam no consciente de quem os vivencia. “O sistema neurológico demora anos para se formar por completo. O bebê depende da mãe para se alimentar e para se sentir seguro. O sentido de segurança é construído neste vínculo dos primeiros anos de vida. É fato que, quem desenvolve bom vínculo inicial possui uma capacidade de resposta do sistema nervoso muito superior se comparado a quem não teve este vínculo inicial”, detalha a terapeuta.

Durante a infância são criados resíduos de situações que ficam acumulados no sistema nervoso, chamados de cristalizações, que ajudam a entender por que temos certo tipo de reações, comportamentos, rituais, formas de nos vermos a nós próprios e que podem ser totalmente distintas de como os outros nos veem. O trauma é uma consequência desses resíduos gerados na infância.

Maria del Mar esclarece que o sistema nervoso é um sistema de informação que se comunica o tempo todo com os sistemas endócrino, imunológico e cardiorrespiratório, afetando a fisiologia humana desde o tônus muscular e até a forma como se dá o relacionamento com o mundo exterior. É como uma orquestra, que alia situações do meio externo com o mundo interno do ser humano.

“O sistema nervoso autónomo é composto por dois sistemas que o regulam, o sistema Simpático e o Parassimpático. Numa linguagem simplista, o Simpático é o que gera o movimento, é o que nos deixa alerta em situações de risco. Ele é o responsável pela nossa sobrevivência, pela mobilidade que nos apoia para as respostas de stress, luta, fuga e defesa. Já o Parassimpático é o que nos faz parar como resposta à sobrevivência, gerando um estado de congelamento. Fisiologicamente é responsável pela digestão, por baixar o ritmo cardíaco, por dormir bem, por meditar”, avalia.

Muitas vezes, pessoas têm vontade de mudar, querem fazer coisas diferentes só que o corpo possui um ritmo mais lento do que a mente. Mudar a mente não significa mudar o corpo, por outro lado mudar o corpo permite a mudança da mente, visto que muitas das sensações desagradáveis estão no corpo, ainda que a mente não as conheça ou sequer se lembre delas.

“A qualidade dos padrões de vínculo são os maiores preditores para a saúde ou resiliência mental. E isso explica, portanto, porque é que, diante do mesmo evento, uma pessoa responde de uma forma extrema e a outra com mais tranquilidade e assertividade”, finaliza a terapeuta.

Sobre Maria del Mar Cegarra Cervantes

Psicóloga, Psicoterapeuta, formadora internacional e escritora. É pioneira e visionária na área de saúde integral do ser humano. Psicóloga Clínica, doutoranda em Psicossomática e Biologia Neural, Psicoterapeuta Somática, diretora do CPSB – Centro de Psicoterapia Somática, para Portugal e Espanha, Psicoterapeuta conjugal, naturopata, homeopata. Ex-presidente da Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal (APPC).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar