Brasil,

Encontrou a casa dos sonhos? Saiba quais são as etapas para concluir a compra do seu imóvel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Clara Hauy
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Alcançar o tão estimado sonho da casa própria é um percurso árduo. Quando finalmente escolhemos o imóvel, encontramos diversos obstáculos para a aquisição. Grande parte dos compradores optam pelo financiamento imobiliário por ser uma opção para aqueles que não possuem todo o valor em mãos. Com as taxas de juros mais baixas, o volume de crédito financiado tem crescido muito nos últimos anos.

A missão das imobiliárias é guiar seu cliente ao melhor e mais vantajoso financiamento, assumindo toda a complexidade e acompanhando a evolução do processo. Parece ser simples, mas não é.

Para facilitar ainda mais a experiência do comprador, uma boa estratégia é criar um passo a passo para que ele fique por dentro de todas as etapas, que são:

Simulação com os bancos

O primeiro passo é fazer uma análise comparativa com os bancos para encontrar a melhor opção de financiamento possível, considerando prazo, taxa de juros e montante total ao fim do contrato. É possível fazer essa simulação de forma totalmente digital, inclusive pelo smartphone.

Análise de crédito

Nesta etapa, o cliente recebe uma lista simplificada dos documentos necessários para a análise de crédito com os bancos, a fim de buscar a carta de aprovação.

Análise jurídica

A análise jurídica é a validação final dos três pontos que compõem o financiamento imobiliário: aprovação de crédito, avaliação do imóvel e validação dos documentos dos vendedores.

Após a conclusão desta análise feita pelo banco, acontece a emissão do contrato. Toda a documentação dos compradores, vendedores e do imóvel passa por uma análise jurídica a fim de garantir a segurança da transação e a preservação das partes envolvidas. Vale lembrar que, se o comprador quiser utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), todo o processo pode ser feito junto à instituição financeira escolhida.

Avaliação do Imóvel

Concluída a etapa de escolha do melhor financiamento, é agendada a vistoria com um engenheiro eleito aleatoriamente pela instituição financeira. Isso garante as condições mínimas de habitabilidade do imóvel e garante que o valor esteja dentro dos praticados pelo mercado. Se estiver tudo correto, é emitido um laudo autorizando o aceite da propriedade como garantia do financiamento.

Emissão do contrato

Depois que a documentação é aprovada, o processo de financiamento imobiliário passa para a etapa seguinte e confirma os valores para garantir que todas as informações incluídas no contrato estejam corretas.

Agendamento de assinatura do comprador e do vendedor

O processo burocrático no banco está praticamente no final. Nesta etapa, é realizado o encontro com as partes, comprador, vendedor e banco, para assinar o contrato de financiamento. É aqui que o cliente realiza o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), emitido junto à prefeitura.

Entrada no registro em cartório

Os contratos assinados são encaminhados ao cartório para dar início ao processo de registro. Este serviço tem uma taxa que pode variar em cada cidade e é de responsabilidade do comprador.

Análise do cartório e processo de registro

As documentações necessárias devem ser enviadas para o registro e para a emissão do boleto de pagamento da taxa.

Retirada do contrato registrado no cartório

Deve-se retirar o contrato e enviar uma cópia para cada uma das partes: banco, comprador e vendedor.

Pagamento ao vendedor

Nesta última etapa, os documentos devem ser protocolados e enviados ao banco. Com isso, é feita uma última análise para que o crédito seja liberado e o vendedor receba seu pagamento.

Com o contrato registrado, o processo de financiamento é finalizado!

O financiamento é assim, extenso e cheio de particularidades. Por isso, é tão importante ter uma boa assessoria de crédito imobiliário que guie o comprador em todas essas etapas do processo.

Roberto Nascimento, fundador e head de crédito para imobiliárias da Kzas Krédito


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar