Brasil,

Confira cinco dicas de como garantir o controle de qualidade da indústria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

A importância de gerar um resultado eficiente e que promova o aumento da produtividade tem levado a indústria a procurar por soluções mais estratégicas

Com o mercado cada vez mais competitivo, critérios de exigência se tornaram necessários para agregar ainda mais valor à produção e, assim, oferecer produtos e serviços de alta performance, focando na necessidade real do consumidor. O controle de qualidade passou a ser, então, um dos principais diferenciais capazes de agregar confiança ao produto, uma análise realizada através de parâmetros técnicos que parte do princípio de que a avaliação do desempenho da produção só é possível pela percepção do cliente, o que torna necessário alinhar toda a gestão de qualidade desde o planejamento até o resultado final.

Para ajudar a entender os entraves e como dar maior fluidez às produções, Giordania R. Tavares, diretora executiva da Rayflex, empresa líder do mercado nacional de portas industriais, elencou o que considera primordial para que o controle de qualidade seja realizado a fim de se evitar possíveis desperdícios, eliminando, por consequência, custos desnecessários e promovendo o aumento da produtividade.

1- Padronização de Processos

O primeiro ponto que deve ocorrer é o alinhamento entre a equipe e produção. A padronização dos processos é a base para que o gerenciamento estratégico de qualidade seja realizado para, assim, reduzir falhas, divergências e possíveis trabalhos repetitivos, algo especialmente importante em indústrias do segmento alimentício e farmacêutico, por exemplo. Através da padronização de processos é possível garantir um controle de qualidade e a indústria será capaz de reduzir custos, economizar tempo e facilitar o treinamento de novos funcionários.

2- Logística Eficiente

O segundo ponto que merece atenção é possuir um processo de logística eficiente em todos os setores, já que essa operação, quando não realizada de maneira correta, pode aumentar o tempo de produção e, pior, os custos. Ao realizar uma logística bem planejada e organizada, a indústria garante aumento da produtividade, qualidade e redução de custos operacionais.

No entanto, é necessário atenção especial para processamento de mercadorias e controle de fluxo e movimentação de cargas. “O uso de tecnologias pode auxiliar, já que equipamentos podem ajudar na movimentação correta de produtos, como é o caso de niveladora hidráulica para docas, que cria a ponte adequada entre o baú do caminhão e a doca. O uso de portas rápidas também pode auxiliar nesse processo, uma vez que, dependendo da qualidade e eficiência, não será necessário realizar interrupções para o fechamento, que ocorre de maneira automática, além do seu sistema de autorreparação em caso de colisão com veículos”, explica a executiva.

3- Manutenção de equipamentos

Realizar a manutenção preventiva ao invés de uma corretiva é um dos princípios para manter o controle de qualidade. O fundamental é estar um passo à frente, já que falhas de equipamentos podem comprometer toda a produção e, portanto, tornar o gasto ainda maior. Optar por uma realização periódica pode evitar possíveis falhas e quebras nos equipamentos e assim diminuir os riscos de a linha de produção apresentar paradas inesperadas ou até mesmo possíveis acidentes.

4- Separação de ambiente

Ao desenhar o layout de produção industrial, é fundamental que o mesmo seja dimensionado e estruturado conforme as necessidades da produção, garantindo a segurança logística e a adequação às normas de qualidade e boas práticas de fabricação. “Alguns segmentos necessitam de maior atenção, com controle de contaminação e de temperatura, como é o caso de salas limpas. Nesse caso, vale investir em equipamentos que fazem uso de tecnologias que garantam a separação adequada sem prejudicar toda a produção, como acontece com o uso de portas rápidas, que otimizam as operações e dão maior fluidez, além de atuar no controle de temperatura”, revela Tavares.

5- Integração de Sistemas

Realizar a automação de equipamentos e processos tem sido um dos avanços que a indústria 4.0 tem proporcionado ao ambiente industrial. Contar com uma linha de produção inteligente conecta diferentes recursos, equipamentos e roteiros, sendo algo decisivo para atender às demandas de qualidade do mercado de forma rápida e precisa.

Sobre a Rayflex

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, atuante em todos os estados do Brasil e em alguns países da América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, além de armazéns e centros de distribuição independentes (logística), especializada em porta rápidas, portas para docas e niveladores de docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e proteção dos mais variados ambientes industriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar