Brasil,

Bares e Restaurantes No Pós-Pandemia: As Adaptações do Setor

*Por Geison Correa

Dizer que a pandemia mudou a maneira que nós vivemos e que obrigou muita gente a repensar o futuro é algo que se tornou clichê nesse último ano e meio, mas não deixa de ser verdade: literalmente todo mundo foi afetado e de uma hora para outra precisamos aprender a viver distantes um do outro - logo nós, brasileiros que adoramos estar próximos, estar na ‘muvuca’.

Um dos setores mais afetados pelo distanciamento social foi o de restaurantes, que se viu obrigado a fechar as portas temporariamente e ir para os serviços de delivery se quisessem sobreviver. Como se não bastasse a crise econômica, o modelo de negócios de todo o segmento precisou ser repensado.

Uma das melhores partes de comer é a experiência: sair de casa, chegar no local, interagir e aproveitar o ambiente. Se alimentar era a parte central da experiência, mas não era tudo, enquanto no delivery a experiência é restrita ao "só" se alimentar.

Muitos bares e restaurantes investiram no overdelivery, isso é, em entregar mais do que o cliente esperava: brindes, cupons para a próxima compra, bilhetinhos - e na melhor das hipóteses isso era alinhado a uma poderosa estratégia de marketing e branding nas redes sociais.

Só que agora aqueles que se sentirem confortáveis podem voltar a comer fora, o que inaugura uma fase completamente nova do setor: vender experiência comendo in loco e pelo delivery. O ponto aqui é que não é como se presencialmente as coisas estivessem como antes, pois muitas mudanças precisaram ser feitas. Nesse cenário quem entra como a grande aliada? A tecnologia.

O uso de QR codes para acessar cardápios, por exemplo, ajudar a diminuir o custo de impressão e reduz mais uma possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas ainda vão precisar de um tempo para se adaptar, mas o futuro está aí e não tem como negá-lo. Outro bom exemplo são os softwares de gestão de negócios, que permitem que o gerente faça a administração de todas as áreas do restaurante usando apenas o computador, oferecendo uma maior eficiência a um menor custo.

E aí caro empreendedor, como você está se preparando para uma era mais tecnológica do seu restaurante?

*Geison Correa é CEO e co-fundador da GrandChef , uma foodtech especializada na gestão completa de restaurantes, bares e similares, responsável pelo desenvolvimento de softwares homônimos em versões desktop e em nuvem


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo