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'Capacetinhos': Alimentos que ajudam na não absorção de carboidratos

'Capacetinhos': Alimentos que ajudam na não absorção de carboidratos

Termo foi criado por nutricionista para falar sobre alimentos que auxiliam nosso organismo na não absorção de carboidratos

Vocês já me ouviram em capacetinhos? Esse termo foi criado pela nutricionista e pesquisadora, Aline Quissak, para um determinado grupo de alimentos que auxiliam nosso corpo para que nós não absorvamos todos os carboidratos ingeridos todos os dias: “Os capacetinhos agem como........, nos permitindo comer com saúde comidas que nos dão prazer, basta você saber o que está colocando no prato”. Mas afinal, que alimentos são esses?

Um bom exemplo de “capacetinhos” é a chia. Rica em ômega 3, fibras e proteínas. Ela contém um alto nível de compostos fenólicos (que conhecemos como antioxidantes) principalmente miricetina (diminui trombos e AVC), quercetina (ajuda no estresse e nas alergias de pele como a psoríases por ansiedade), Kaempferol (que ativa o gene de aceleração do metabolismo e da queima de gordura) e ácido clorogenico que auxilia a diminuir a resistência à insulina (melhora o metabolismo de carboidrato e açúcares). A sugestão é consumir de 3 a 4 colheres de sopa de chia para cada 200g de carboidrato.

Folhas verde escuras, também são “capacetinhos”. Rúcula, couve, espinafre, agrião, possuem um alto teor de magnésio, cálcio e ácido fólico. Mais do que isso, contém alto teor de fibras e de antioxidantes. Como “capacetinhos”, as folhas verdes escuras são uma ótima opção para diminuir a absorção do carboidrato principalmente para duas situações:1) Massas e risoto; e 2) Para quem ama um docinho após o almoço. Ao consumir em torno de 100g das folhas verde escuras por dia, conseguimos sinalizar hormônios e reações químicas no nosso metabolismo que auxiliam na diminuição da diabetes e da depressão.

Por último, mas não menos importante, outro exemplo de “capacetinhos” são a famosa dupla: salsinha e cebolinha, dá para incluir esses alimentos em várias preparações para ajudar na não absorção dos carboidratos. Eles são poderosos antioxidantes, auxiliando a reduzir os riscos de diabetes, de inflamações e ainda ajuda a diminuir o efeito do carboidrato no sangue. A salsinha e a cebolinha têm baixos níveis de calorias e 216% da VITAMINA A necessária para o nosso dia. Por isso a partir de agora ao invés de só usar para decorar, capriche. A nutricionista sugere 4 colheres de sopa para ter efeito medicinal doa “capacetinhos”.

Para finalizar, Aline lembra que para comer bem basta que você saiba o que está comendo e como usar a alimentação a seu favor. “Essa é a grande diferença entre ter informação e conhecimento. Informações encontramos em vários lugares, não sabemos se é verdade ou não e muitas vezes nos confundimos sem saber o que o que fazer. Conhecimento é a forma de aplicar as informações verdadeiras, de forma descomplicada, para termos autonomia e sabermos usar quando precisarmos. Não faça da sua dieta um problema, acha soluções que possam te ajudar”.

Sobre Aline Quissak

Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional.


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