Quatro informações para conhecer sobre os whiskies e apreciar melhor a bebida
Durante evento virtual #ConexãoFlorense&Plaenge, Gianpaolo Morseli, embaixador da Macallan no Brasil, apresentou algumas dicas de como melhorar a degustação da bebida
O universo dos whiskies é sempre intrigante para os apaixonados pela bebida. Conhecer detalhes da produção, da origem da bebida e como o seu sabor é construído, foram curiosidades que o embaixador da Macallan no Brasil, Gianpaolo Morselli, apresentou aos convidados da Construtora Plaenge no evento virtual #ConexãoFlorense&Plaenge.
A ação online, uma inciativa da Florense Carlos de Carvalho, conecta pessoas e empresas em experiências singulares. "A Macallan é uma empresa tradicional no mercado de bebidas premium, e carrega em sua identidade a mesma essência de sua origem, mas com a inovação que a tecnologia nos proporciona nos dias de hoje. Essas características, que também remetem às marcas Florense e Plaenge, foram primordiais para a escolha dessa conexão entre os dois empreendimentos. Proporcionar conhecimento, além de momentos descontraídos aos nossos convidados, também marcaram esse momento digital", destaca o sócio da Florense Carlos de Carvalho, Nelson Calcagnotto.
Os convidados receberam os rótulos para degustação: o Triple Cask 12, o Double Cask 12 e o Triple Cask 15. Através de um live privada, os convidados foram guiados pelo embaixador da Macallan no tasting da bebida. Enquanto os convidados estavam em suas casas, os anfitriões Nelson Calcagnotto, sócio da Florense Carlos de Carvalho, e Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge, apresentaram a live no apartamento decorado do empreendimento Experience.
O whisky
A Macallan é uma destilaria escocesa, criada em 1824, que construiu a sua reputação como líder mundial dos whiskies single malte. A criação de seus whiskies baseia-se nas influências vitais da Espanha, América do Norte e Escócia - e de suas respectivas matérias-primas naturais, combinadas com métodos tradicionais e com o artesanato.
Durante a live, o embaixador da Macallan no Brasil apresentou algumas curiosidades da marca, como "ser a única destilaria que produz a sua própria cevada", "os barris são escolhidos a dedo e entregues de acordo com as especificações exigentes da equipe Macallan". Apenas uma parte da bebida destilada é usada na fabricação do whisky, "garantindo mais pureza". Além da viagem virtual à Escócia e ao universo das destilarias, o especialista em whiskies apresentou algumas dicas para aproveitar melhor a bebida e entender o seu processo de produção.
Confira:
1 – O chá de madeira
Os whiskies nada mais são do que um chá de madeira. E um dos mitos da bebida é de que o fator tempo de envelhecimento é o mais importante para a produção. "Se eu tiver uma bebida envelhecida por 50 anos em um barril ruim com uma madeira de baixa qualidade, e outro envelhecido por 15 anos em um barril de madeira excepcional, a segunda opção será incrivelmente superior", destaca Gianpaolo.
2 – Os ingredientes
A produção dos whiskies Macallan é feita a partir da cevada fermentada dando origem ao álcool. Esse líquido é engarrafado em barris de carvalho, que passam a amadurecer em seu interior. O álcool evapora a um volume de 2% ao ano, deixando uma quantidade líquida cada vez menor no decorrer dos anos. Cada álcool, produzido por um grão, tem uma denominação diferente no rótulo, que é importante para o consumidor conhecer a sua origem. O single grain é feito de grão não maltados, como o milho, centeio, trigo e aveia, já o single malte é feito, exclusivamente, de cevada "dando origem aos melhores whiskies" ressalta Morselli.
3 – A localização
Assim como um vinho, a localização da destilaria interfere no sabor e no resultado final da produção. O clima - que pode aumentar a evaporação da bebida em regiões mais quentes, ou retardar o processo em climas mais frios, além da qualidade da água e origem dos barris -, interferem no sabor final da bebida. "Um whisky produzido em uma região litorânea, como em Islay, na Escócia, terá um sabor mais defumado e salgado em relação à região de Speyside, que será mais complexo floral e frutado por estar em uma região mais montanhosa", destaca o embaixador.
4 – O uso da água e do gelo
Não é pecado usar água ou gelo no whisky, pelo contrário, ajuda a "abrir o sabor da bebida". Segundo o especialista é preciso ter cautela na quantidade. "Uma pedra ou uma iceboll é a quantidade ideal de gelo no copo. Já para quem prefere a água, na temperatura ambiente, o correto é usar apenas 1/3 da quantidade de whisky", completa.
Sobre a Florense Carlos de Carvalho
A Florense Carlos de Carvalho está no mercado high end curitibano há 32 anos. É referência em mobiliário de design e arquitetura com peças exclusivas e acabamentos diferenciados. A franquia é uma empresa brasileira com raízes italianas, design internacional e processos produtivos ecologicamente corretos, onde tecnologia de ponta e trabalho artesanal (fatto a mano) vibram na mesma sintonia para gerar móveis de finíssimo acabamento. Com uma marca autoral, que domina todos os processos industriais e opera pelo sistema custommade, personaliza cada projeto como uma grande marcenaria fina, com flexibilidade de medidas, variedade de materiais nobres e centenas de padrões de acabamentos.
Serviço
Florense Carlos de Carvalho
Endereço: Alameda Carlos de Carvalho, 1301, Batel – Curitiba (PR)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário