Brasil,

Cia. Hering publica seu Relatório Anual

Esta é a 9ª edição do reporte, que tem o objetivo de reforçar o compromisso da empresa com a gestão transparente

Acaba de ser lançado o Relatório Anual da Cia. Hering. O material traz o consolidado referente ao modelo de negócios, cultura, compromissos e resultados atingidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, período em que a Cia. completou 140 anos. Todas as atividades são abordadas na edição - industriais, administrativas, gestão das marcas Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm e de canais - com o mesmo escopo das Demonstrações Financeiras da Cia. Hering.

O relatório foi construído com base nas principais diretrizes internacionais de reporte e gestão de Sustentabilidade: Relato Integrado (IR) de capitais, Global Reporting Initiative (GRI) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E está disponível no site relatoriosustentabilidade.ciahering.com.br/

Para a Cia. Hering, a Sustentabilidade é um dos três habilitadores estratégicos para desenvolvimento do negócio. Seu legado se manifesta em ações, como a manutenção de uma reserva ambiental com 4,2 milhões de metros quadrados, o apoio - há mais de 25 anos - a causas sociais como a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, o fortalecimento de marcas que valorizam a expressão da diversidade, além do orgulho em ser nacional e contribuir para o desenvolvimento do País. A Cia. Hering planeja e implementa uma estratégia sustentável que tem como pilares a cadeia de valor, o meio ambiente, a diversidade, as ações das marcas e a governança.

Impactos

Para a Cia. Hering, o ano de 2020 representou uma narrativa de aprendizados e transformações, e que contribuiu para a empresa se tornar uma varejista contemporânea digital de ponta a ponta e com a cultura de impulsionar negócios no cerne de tudo.

Em 2020, a Cia. Hering ativou uma rede de 4.635 colaboradores, 3.027 fornecedores, 682 franqueados e 7.907 clientes multimarcas. E, através da sua rede de parceiros, também gerou e continua gerando empregos indiretos. No ano, 5.613 colaboradores foram empregados nas franquias. E, os fornecedores de sourcing nacional, que juntos movimentaram cerca de R﹩13 milhões de reais, sendo R﹩2 milhões provenientes da Cia. Hering, geraram 54 mil vagas de emprego. Esta relação da Cia. com os fornecedores proporciona o fomento à economia local, principalmente em GO e SC, onde a empresa tem suas unidades fabris, administrativas e centros de distribuição.

Do ponto de vista econômico, a Cia. Hering atingiu R﹩1,3 bilhão de reais de receita em 2020. No ano, R﹩78.124 milhões de reais em impostos e taxas foram revertidos aos governos para projetos de desenvolvimento do País. R﹩35,3 milhões de reais em juros sobre o capital próprio foram pagos aos acionistas. Com confiança para alta performance, a Cia. Hering busca gerar valor para todos seus parceiros nos pilares ASG.

Olhando para a ecoeficiência, a Cia. Hering teve, em 2020, 93% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, reduziu em 15% o consumo de água nos processos de tingimento, implementou análises de ciclo de vida de produto e ressignificou 2,8 toneladas de malha.

No pilar social, R﹩255 mil reais de investimento social privado foram destinados a desenvolvimento social, com protagonismo da Fundação Hermann Hering, em parceria com a Cia. Hering e com a marca Hering, no lançamento do Programa Vestir o Brasil, que visa fomentar o empreendedorismo e estimular jovens através da moda.

A Cia. Hering aperfeiçoa continuamente os altos padrões de governança corporativa e, foi reconhecida por duas premiações no quesito Transparência, tanto no que diz respeito a práticas éticas e justas com a cadeia, quanto na governança dos negócios. O primeiro reconhecimento veio através do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) - promovido pelo Fashion Revolution, no qual a Cia. Hering ficou entre as 5 primeiras colocações. Além deste, a Cia. Hering concorreu com todas as corporações listadas na Bolsa de Valores e recebeu o Troféu Transparência da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Inovação

A estratégia de sustentabilidade da Cia. Hering é desdobrada em ações sociais, no desenvolvimento de produtos e processos, e no aperfeiçoamento do negócio pela inovação.

Dentre produtos com insumos e matérias-primas sustentáveis desenvolvidos pela Cia. Hering, estão peças feitas com malhas de poliéster PET (de garrafas de plástico), fios orgânicos e malhas recicladas. Em 2020, pela marca Hering, foram lançados dois produtos derivados da World T-shirt, com a eficiência no core de sua existência, desde a criação até a produção: as camisetas H+ e Reuse. Estes produtos trazem a convergência de tendência com propósito, utilizando a tecnologia a favor da sustentabilidade. A Camiseta H+ possui tratamento antiodor e o suor não é absorvido pela malha, portanto não é necessário lavar a peça com tanta frequência. Já a Reuse, é produzida pelo reaproveitamento de fibras diversas, reforçando sua circularidade.

Além destes produtos especiais, cerca de 20% da coleção da marca Hering são feitos com a tecnologia Body Size, criada há mais de 30 anos com pioneirismo da Cia. Hering. Neste modelo de produção, a malha já é tecida no formato da peça, sem necessidade da costura lateral e sem geração de aparas. A cada peça produzida, há uma economia de 33% em sobras e desperdícios e, ao longo destes 30 anos utilizando a tecnologia Body Size, a Cia. Hering já evitou o consumo de 23,3 mil m³ de água, deixou de gerar 150 toneladas de CO2, economizou energia equivalente a 1.072 árvores e deixou de consumir malha extra em mais de 1 milhão de camisetas.

Em 2020, a Cia. Hering investiu na aquisição de novos equipamentos automatizados que promovem redução de consumo água, insumos, e ganho de produtividade, se dedicou a estudos para minimizar e/ou eliminar a utilização de plástico em embalagens, acelerou o desenvolvimento de Business Inteligence (BI) para acompanhamento e análise de dados que tornem nas ações mais ágeis, com intuito de reduzir os retrabalhos da tinturaria. A gestão consciente dos recursos hídricos sempre foi um ponto de atenção para a Cia. Hering. Na unidade de Itororó (SC), a empresa concentra investimentos para maximizar a eficiência e conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) automatizada.

No ano, a Cia. Hering deu novos passos na estratégia de mitigação das mudanças climáticas: realizou seu inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). E, neutralizou 27,35 ton de CO2 por meio do Programa CO2 Neutro.

Digitalização

A Cia. Hering segue sua jornada para intensificar a proximidade e facilidade de serviços, com estabelecimento de uma cultura orientada por dados. A atuação com um e-commerce robusto foi fundamental para minimizar as perdas que ocorreram com o fechamento das lojas físicas. O canal cresceu ao longo do ano e os resultados se deram em função da agilidade na tomada de decisão e na execução.

Foi atingido um novo patamar na digitalização, com uma evolução vista em todos os indicadores, e, mais importante, sentida pelos consumidores e clientes. O comércio eletrônico registrou o crescimento de 158,7% em relação ao ano anterior e o segmento online aumentou 18,11% no faturamento mesmo com a abertura das lojas físicas. A expansão da rede física foi mantida, com 130 inaugurações. A Cia. se consolidou com a omnicanalidade totalmente integrada ao negócio: com presença em 9 marketplaces, 14,5% das vendas realizadas através do e-commerce, quase toda a rede integrada ao omnichannel e mais de 10 milhões de clientes cadastrados na base de dados.

Ações de responsabilidade social durante a pandemia

Utilizando a sua expertise no mercado têxtil e no varejo de vestuário, a Cia. Hering direcionou parte da sua produção para a doação de uniformes e camisetas a unidades de saúde e de máscaras de proteção à população. Por meio de suas marcas, também foram lançados produtos com significado social, como os da coleção "Camisetas com Amor", que reverteu 100% do lucro para a compra de ventiladores pulmonares, e, os da coleção "Amor Essencial", que teve parte do lucro revertido para o projeto Mães de Favela, da CUFA (Central Única de Favelas). No total, foram mais de 1,5 milhão de itens doados, o que corresponde a um montante de mais de R﹩3,2 milhões.

Parcerias estratégicas

Visando se conectar com outras empresas na discussão dos principais assuntos relacionados à sustentabilidade, a Cia. Hering passou a fazer parte do Conselho Empresarial para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). A associação ao CEBEDS se deu através de uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade, com envolvimento do COO e do CEO, diretores e conselheiros.

Além destas iniciativas, a Cia. Hering manteve sua participação e estreitou relacionamento com diversas organizações e associações do setor têxtil e do varejo como: Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL) e Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

SOBRE A CIA. HERING:

Com 140 anos de história, a Cia. Hering é especialista em moda brasileira, uma das principais varejistas da América Latina, com presença em cerca de 700 franquias e 8 mil pontos multimarcas. Por meio do digital integrado e da expertise no B2B, a Cia. Hering cria produtos, serviços e soluções que colocam as pessoas no centro das decisões.

A Cia. Hering tem uma cadeia de valor completa, com estrutura de sourcing, distribuição, logística, e inteligência de mercado. Esta estrutura, combinada com sua ampla capilaridade, permite conhecer melhor o País e entender de fato o que o público deseja e espera da empresa e de suas marcas. Dentro de sua proposta de valor, a Cia. Hering oferece escolhas que equilibram qualidade, design, tecnologia e custo-benefício. A Cia. Hering cria experiências no online e no offline únicas, humanas e conectadas, gerando impacto sustentável e positivo na sociedade. Hoje a empresa é detentora das marcas Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm e emprega mais de 4.000 colaboradores, com unidades administrativas, fabris e centros de distribuição em Goiás, Santa Catarina e São Paulo.


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