Brasil,

Dispara a oferta de cursos de Segurança Contra Incêndio no Brasil

Levantamento realizado por especialistas do setor aponta alta de 168% no volume ofertado em 2020

Os cursos de Segurança Contra Incêndio estão passando por um verdadeiro “boom” no Brasil. De acordo com levantamento realizado por especialistas da PUC-PR e Instituto Sprinkler Brasil, a oferta de especializações em SCI aumentou 168% no ano passado, saltando de 6 em 2019 para 16 em 2020. Neste ano a tendência se mantém elevada, com 13 cursos de Segurança Contra Incêndio ofertados.

“Notamos um crescente interesse de profissionais pelo assunto, o que impacta diretamente no grande número de cursos ofertados nos últimos dois anos. Tem muita gente buscando qualificação nessa área e há uma carência enorme de especializações para esse segmento. Felizmente temos notado que há uma demanda reprimida e isso tem se revelado nessa grande oferta de cursos”, explica Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País.

O executivo ressalta que é preciso ter muita cautela na hora de optar por um curso de SCI. “As pessoas precisam tomar muto cuidado com a qualidade do curso oferecido. Recomendamos que fiquem de olho na programação do curso, no currículo dos profissionais apresentados e na instituição que oferece o curso. É a melhor maneira para evitar frustrações e possíveis ciladas”, completa Marcelo Lima.

Pioneiro em cursos de Segurança Contra Incêndio no País, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Paraná e professor/coordenador da pós em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR Ivan Ricardo Fernandes também tem notado maior interesse de profissionais ligados à área de incêndio por qualificação. “A aprovação da Lei Kiss foi um dos fatores que ajudou a ampliar o interesse pelo assunto. Ainda há muito espaço para oferta de cursos desse gênero no país. Tenho visto muita gente interessada no tema e buscando qualificação”, conta o acadêmico, responsável pela formação de mais de 300 profissionais em SCI desde 2009. “Estamos na 13a turma e o interesse continua cada vez mais recorrente”, completa.

Para Dayse Duarte, professora do curso de SCI pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), o aumento constante de ocorrências e notificações de incêndio também apontam uma vasta oportunidade para quem pretende lidar com o assunto. “Parece que as pessoas começam a entender que o incêndio é um problema grave e que precisa ser combatido com seriedade. Incêndios de grandes proporções e alto volume das ocorrências têm ajudado a despertar o interesse para essa problemática”, diz. A especialista explica que a busca por qualificação nessa área pode ajudar a combater esse problema de frente e ser um caminho para diminuir o alto volume de ocorrências. “O curso dá um embasamento teórico muito importante para quem está buscando mais informações técnicas. O profissional consegue ter uma visão mais completa sobre o tema e contribuir com projetos na área”, completa.

Outro grande incentivador de cursos relacionados à SCI é o comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar de Porto Alegre, o tenente-coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. Com doutorado na área e atuando há mais de 20 anos em segurança contra incêndio nas edificações no Corpo de Bombeiros Militar, ele sempre procura motivar a qualificação dos profissionais envolvidos na área. “A efetiva segurança dos empreendimentos será alcançada se fatores condicionantes básicos forem atendidos, e a qualificação de todos os profissionais envolvidos, bombeiros, engenheiros e arquitetos, é imprescindível”.

Ele também lembra que o Rio Grande do Sul tem dois polos de ensino bem respeitados no País. “Tanto a Unisinos como a UFRGS são dois ótimos exemplos na qualificação profissional nesse quesito, assim como no estado há um dos melhores laboratórios de Segurança Contra Incêndio no Brasil”, aponta.

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo