Brasil,

Livros ensinam como reduzir desperdício e a combinar leguminosas com hortaliças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anelise Macedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

“Hortaliça não é só Salada: alimentação saudável sem desperdício” e “Hortaliça combina com leguminosas: grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão” são os títulos de duas publicações lançadas recentemente pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e elaboradas para servir de ferramentas destinadas à redução do desperdício e de promoção ao consumo de hortaliças, respectivamente.

Os livros integram as ações previstas no projeto “Quantificação e proposta de ação para a redução de perdas de hortaliças do campo à mesa no Distrito Federal e Entorno”, coordenado pela pesquisadora Milza Lana, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Em andamento, o projeto alinha atividades relacionadas às perdas pós-colheita – produção, varejo e consumo.

Inserido no contexto do site “Hortaliça não é só Salada”, o título que trata da combinação de hortaliças com grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão traz receitas dentro do formato adotado na seção “Hortaliça combina com todas as refeições”. “O livro segue a linha do site no sentido de mostrar a versatilidade das hortaliças, que podem ser usadas em diferentes formas de preparo”, aponta a pesquisadora.

A ideia, segundo ela, foi mostrar os ganhos nutricionais obtidos na combinação de hortaliças e leguminosas, grãos com alto teor de fibras e fontes de proteína vegetal. A partir dessa premissa, o livro apresenta informações sobre como os grãos são selecionados, armazenados e preparados em receitas combinadas com hortaliças.

Políticas públicas

Já a abordagem do segundo livro segue uma narrativa mais técnica, onde são enumeradas as políticas públicas que estão contempladas no programa “Hortaliça não é só Salada”. “O conteúdo tem como propósito incentivar os técnicos que tratam desse tema a utilizarem o material da Embrapa em eventos, cursos e atividades que desenvolvem em suas instituições”, acentua Lana.

Nesse sentido, ela chama a atenção para o papel do programa dentro do compromisso institucional da Embrapa em colaborar na formulação e execução de uma política pública de segurança alimentar e alimentação saudável, ao sublinhar que o “Hortaliça não é só Salada” - ao promover o consumo de hortaliças e estimular ações de redução do desperdício de alimentos – é um dos exemplos das contribuições da Empresa à prática dessas políticas.

Além dos livros, o site do programa conta com três novos folders na seção "Hortaliça combina com todas as refeições":

HORTALIÇA COMBINA COM FRUTA
HORTALIÇA COMBINA COM FEIJÃO
HORTALIÇA COMBINA COM PÃO


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar