Brasil,

Compras 4.0: Dados reduzem riscos na cadeia de suprimentos

Por Eric Boano vice-presidente e fundador da Costdrivers

A revolução trazida pela Indústria 4.0 elevou os setores de produção e logística a um novo patamar de eficiência e produtividade, e a cadeia de suprimentos se tornou uma área estratégica para conter os riscos associados às novas demandas.

Uma pesquisa da Deloitte, realizada recentemente, apontou que 41% das empresas planejam investir em uma tecnologia de automação da cadeia de suprimentos. Isso porque, com a crise ocasionada pela pandemia, os dados se tornaram o grande trunfo das indústrias para encontrarem alternativas à atual dependência do mercado chinês.

Tecnologias, como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial e Blockchain, permitem realizar uma análise preditiva das reposições dos estoques mínimos de materiais com base em indicadores relacionados à commodities, macroeconomia, custos operacionais, estoque e produção que entregam ao setor de Compras uma visão abrangente de mercado em diferentes países.

Com a alta volatilidade dos preços, associada à disparidade na oferta e demanda das principais commodities, em especial metais, papéis e insumos agrícolas, o grande desafio é manter os estoques abastecidos sem repassar os altos custos das reposições ao consumidor final.

Uma análise manual não é capaz de prever a flutuação dos índices financeiros que impactam diretamente nas compras, como o dólar, IPCA e IGP-M, bem como indicadores operacionais determinantes para o faturamento, entre eles giro de estoque e tempo de entrega.

Assim, o setor de Compras 4.0 não precisa esperar pelos alardes dos fornecedores para planejar e corrigir os preços das aquisições. A transformação digital traz autonomia na tomada de decisões e possibilita negociar com mais embasamento e realizar uma previsão mais acurada de médio e longo prazo.

Se antes da modernização e evolução das tecnologias, o setor de Compras tinha a responsabilidade de manter e controlar os estoques, agora os profissionais terão um novo papel muito mais estratégico no negócio: o de avaliar os riscos envolvidos em cada transação.

Haverá, ainda, uma mudança na relação com os fornecedores, que se tornarão parceiros estratégicos, compartilhando mais do que produtos e serviços, mas saúde financeira e posição no mercado. A automação e a tecnologia, nesse contexto, andarão juntas para levar mais inteligência à cadeia de suprimentos.

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, mas, a julgar pelo avanço na Indústria 4.0 e a automação em diversos setores antes impensáveis, como saúde e educação, poderemos considerar os dados no setor de compras como mais um fator de competitividade para produtores e fornecedores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo