Brasil,

Você confia nos revestimentos do seu prédio?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela - Naves Coelho Comunicação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Edízio Filho, engenheiro civil e gerente executivo da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito

Se o prédio onde você mora é relativamente antigo ou passou por uma reforma já há um bom tempo, vale a pena fazer uma avaliação sobre as atuais condições do revestimento da fachada. Isto porque, alguns materiais, geralmente com o custo mais baixo, costumam ter a sua qualidade bem reduzida, o que naturalmente já prejudica a durabilidade e resistência do produto. E quando falamos desses mesmos revestimentos de baixa qualidade aplicados na fachada de um imóvel, expostos diariamente a intempéries como sol e chuva, é inevitável que a baixa durabilidade e resistência sejam intensificadas e comecem a desplacar, soltar, desbotar, descascar e etc.. Esses problemas podem interferir não só no aspecto visual do imóvel, desvalorizando e afastando possíveis compradores, como algum deles podem, principalmente, causar sérios acidentes aos moradores e visitantes.

E isso não aconteceu por pouco em um prédio no Bairro Carlos Prates, em BH, no início de junho. No meio da madrugada, uma parte do revestimento da fachada se desprendeu e caiu do 7º andar, provocando um barulho que levou muita gente a achar que havia sido a explosão de um botijão de gás. Moradores desceram as escadas com medo de pegar o elevador, e quando chegaram ao térreo é que perceberam o problema.

A vistoria do Corpo de Bombeiros atestou que houve uma infiltração na fachada, o que aumenta as chances de todo o restante do revestimento estar comprometido. Apesar do transtorno, o motivo é de alívio, pois o susto poderia ter sido de fato uma tragédia.

O pior é que esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. Não é difícil observar, mesmo à distância, edifícios que apresentam desgastes aparentemente inofensivos, como ladrilhos faltando ou placas na iminência de cair, como aconteceu no caso citado.

É muito importante que o condomínio coloque em pauta a vistoria do prédio para evitar esses acidentes, mas dá para ir muito além disso: já existem revestimentos preparados para evitar problemas decorrentes da deterioração provocada pelo tempo ou por problemas externos à própria peça.

Ao longo dos anos, foram feitos investimentos pesados em melhorias de segurança dos revestimentos usados na construção civil, permitindo que fossem oferecidos ao mercado materiais com maior durabilidade e resistência às intempéries e ao desgaste proporcionado naturalmente pelo tempo.

O Ecogranito é um excelente exemplo disso. O revestimento inteligente foi criado no Japão há mais de 25 anos pelo engenheiro químico Hiromichi Kano. A intenção de Kano ao desenvolver o Ecogranito era justamente substituir as rochas ornamentais, muito usadas no país, por um revestimento que fosse bem mais leve e flexível para evitar acidentes durante os terremotos, que são muito comuns em construções feitas com o granito, por exemplo. Por isso, podemos afirmar que um dos pilares da nossa empresa é manter o propósito de existência do Ecogranito proporcionando nível máximo de segurança aos nossos clientes.

O nosso produto consiste em um revestimento acrílico de base aquosa, 93% mais leve que o granito, completamente flexível e altamente resistente à intempéries como exposição ao sol e chuva. Por essas e diversas outras características únicas do revestimento, ele é ideal para ser utilizado em fachadas e garantir a tranquilidade e segurança dos moradores, da construtora e de qualquer outra pessoa que frequente o local e seus arredores.

Por tudo isso, arrisco dizer que em um médio-longo prazo, a partir da conscientização dos condôminos, das reformadoras e das construtoras, situações como aquela vivida pelos moradores em Belo Horizonte serão "coisa do passado". Quando o assunto for segurança, a prevenção será sempre imprescindível diante da possibilidade dos sustos e das tragédias. E nós continuaremos trabalhando para que isso aconteça o quanto antes!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo