Brasil,

Solução da Tigre amplia acesso ao saneamento com tratamento descentralizado de água e efluentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Parise
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Unifam, Estação de Tratamento de Esgoto Unifamiliar, reduz o custo de implantação em 40% e o custo de operação em 30% se comparado ao conceito tradicional

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à rede coletora de esgoto, segundo dados do Instituto Trata Brasil. E um dos grandes desafios é atender à população mais distante das cidades e das redes de tratamento. O uso de novas tecnologias e serviços nesses cenários podem substituir as grandes e complexas obras de coleta e tratamento, por soluções unifamiliares ou multifamiliares que exigem poucos meses para gerar resultado positivo nas regiões desassistidas. Disponibilizar tecnologias de tratamento cada vez mais eficientes, com potencial para substituir fossas sépticas e biodigestores, de forma a ampliar o saneamento básico, é uma das soluções.

A TAE (Tigre Água e Efluentes) do Grupo Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, vem investindo na oferta de saneamento básico a cada vez mais brasileiros por meio da Unifam – uma estação de tratamento de esgoto unifamiliar, que agrega toda a experiência do grupo e alia seu caráter inovador em gestão socioambiental.

Com dimensões reduzidas, a estação faz o tratamento biológico aeróbio em sistema de lodos ativados e tem eficiência superior a 90% nos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, o que supera os padrões exigidos pelas normas do setor. É compacta, o que facilita a instalação em qualquer condição, seja regiões isoladas ou adensamento urbano excessivo.

O custo de manutenção e o consumo energético da unidade são minimizados e o descarte do esgoto tratado pode ser realizado de diversas formas, sendo infiltração, corpos hídricos ou redes de drenagem licenciados. O produto atende a uma demanda socioambiental de tratamento de efluentes, especialmente em comunidades distantes ou com menos recursos, o que o torna uma importante solução para o tratamento de esgotos residenciais, com alta eficiência e redução de custos operacionais.

“O valor médio de instalação de uma ligação tradicional de coleta e tratamento de esgoto para essas condições extremas fica na faixa de 15 a 425 mil reais em uma residência. Com a Unifam, esse custo cai para 9 mil reais instalada. É uma questão de democratizar, um direito. Do ponto de vista social, a inovação acelera o acesso ao saneamento e num curto prazo, pode transformar a vida de boa parte dos brasileiros que vivem em calamidade sanitária. Pela perspectiva técnica e econômica, as soluções descentralizadas possuem a capacidade de chegar muito próximo do local onde o esgoto é gerado, essas tecnologias possuem alto desempenho e permitem o descarte seguro”, destaca Ewerton Garcia, diretor da TAE. “Nosso modelo se mostrou bem-sucedido em diversas aplicações pelo Brasil e, neste ano, queremos expandir ainda mais o uso desse conceito e tecnologia”, completa.

SOBRE O GRUPO TIGRE

Com uma história de 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 40 países, conta com mais de 5 mil funcionários, 10 plantas no Brasil e 14 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar