Brasil,

Terapia de casal salva o relacionamento em tempos de pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista orienta os casais para um relacionamento feliz e duradouro em tempos de pandemia

"A terapia de casal gera menos briga e mais carinho, menos rotina e mais interação, menos cara fechada e mais beijos, menos achismo e mais conversa, menos celular e mais conexão na cama" afirma o psicólogo Rafael do Vale.

A proposta da terapia de casal vem para aprofundar o autoconhecimento, sobretudo, para que cada um dos integrantes da relação possa entender o seu papel e de que forma pode agir para, também, colocar-se no lugar do outro. Vários pontos que contribuem para que a relação não se afunde no abismo da separação indesejada. A fidelidade e a confiança são dois pilares essenciais.

Na terapia de casal, as propostas também devem incluir a importância do conhecimento do comportamento nas relações interpessoais, além de formas de reconhecimento do amor entre os envolvidos. Muitas vezes, as pessoas precisam identificar seus valores relacionados aos seus papéis na relação e focar seus comportamentos com objetivo de uma vida conjugal e familiar mais significativa.

A vida em isolamento para evitar a transmissão da covid-19 não está fácil para os casais. Para muitos deles, compartilhar o dia a dia de forma tão intensa tem sido um verdadeiro teste de sobrevivência do relacionamento.

Embora não haja números que demonstram crescimento significativo no número de divórcios no Brasil durante a pandemia, a percepção tanto de psicólogos, quanto de advogados e relatos de amigos é de que os conflitos conjugais escalaram desde o início do confinamento e o número de separações passa a estar em alta.

De acordo com o psicólogo Rafael do Vale, assuntos ligados à rotina da casa e da família, como a divisão das tarefas domésticas e a educação dos filhos, e questões ligadas à sexualidade, como ciúme e falta de vontade de ter relação sexual, estão entre os principais motivos de que levam os casais a buscar ajuda psicológica, tanto antes da quarentena quanto agora. "Vale lembrar que a terapia de casal também pode ser realizada online", afirma.

Para Rafael, o que está por trás dos conflitos é quase sempre a falta de disposição para sentar e conversar. Com o tempo, essa falta de intimidade pode custar cara às relações, ainda mais em um período em que as pessoas estão mais sensíveis, confusas, impacientes e sob pressão.

As sessões mediadas por uma pessoa neutra, o psicólogo, dão a chance de cada parte do casal expressar o que sente e ser escutada pelo outro, o que nem sempre acontece no dia a dia porque as conversas acabam virando briga ou sequer há diálogo.

Motivos para fazer terapia de casal? Decisões, brigas, filhos, sexo, comunicação, família de origem, prevenção, trabalho, ciúmes e dinheiro.

Mais sobre o psicólogo Rafael do Vale:

Graduado Psicólogo pela Universidade São Judas Tadeu;

Membro do Programa de Aprimoramento para Graduados em Terapia Comportamental.

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Formação e Certificação de Coach Executivo e Life Coach pelo ICI -Integrated Coaching Institute.

Realiza constantemente cursos de atualização como: Ativação Comportamental pelo Centro Paradigma, Terapia Analítica Funcional pela iMind – Psicologia e Mindfulness, e Terapia de Casal pela Evolucio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar