Petronect adota Netskope pouco antes da pandemia e assegura home office à toda equipe com tranquilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estela Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com a migração completa dos sistemas em apenas três dias, o projeto garantiu visibilidade, controle granular de tráfego de dados e uso de apps, além da segurança para as equipes em home office

A Petronect, empresa criada por iniciativa da Petrobras para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços, escolheu a Netskope, líder em soluções de segurança na nuvem, para apoiar seu projeto de inovação tecnológica e consolidar a segurança dos dados. A implementação das soluções Netskope proporcionou aumento da qualidade da gestão de TI e visibilidade de todo o ambiente tecnológico; maior controle do tráfego de dados e uso de aplicações; automatização de sistemas; e avanços significativos no processo de adequação à LGPD.

Em sintonia com as tendências do mercado, o plano de inovação tecnológica da Petronect incluía a migração da infraestrutura para serviços em nuvem e a otimização das estratégias de cibersegurança, sendo capaz de impulsionar o crescimento dos negócios com mais flexibilidade e escalabilidade. E a Netskope foi escolhida por ter a expertise de um fornecedor líder de mercado e o reconhecimento da Netskope nos quadrantes mágicos do Gartner.

A Petronect tem um ambiente totalmente interligado que conecta infraestrutura on-premise e em nuvem (AWS e Azure) e SAP Cloud Platform. Os benefícios da abordagem híbrida trouxeram desafios à equipe de TI, sendo um dos maiores obstáculos o Shadow IT. Nesse sentido, a Petronect precisava de uma plataforma de segurança capaz de fornecer maior visibilidade e controle de tráfego das informações e do uso de aplicações, promovendo proteção a partir de qualquer dispositivo, independentemente da localização.

As soluções da Netskope adotadas pela Petronect foram Risk Insights para Web e SaaS; proteção inline para Web; proteção em tempo real, Standard DLP, Threat Protection e proteção de API para Microsoft 365 voltados para SaaS. As primeiras provas de conceito (POC) com a Netskope ocorreram no início do ano passado, em parceria com a integradora Contacta. Em março de 2020, quando foram tomadas as primeiras ações de incentivo ao distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, a Petronect adotou completamente o modelo home office, migrando toda sua força de trabalho para ambiente doméstico, e decidiu antecipar a implementação da tecnologia para garantir a segurança das equipes dentro e fora das redes.

Segundo Ricardo Salvatore gerente de Segurança da Petronect, a migração de todos os usuários para o home office era uma grande preocupação da sua equipe de TI. A expectativa dessa equipe era que esse movimento traria um aumento expressivo no número de ameaças como ransomware, malware e phishing. O processo completo dos sistemas essenciais para a execução de tarefas em home office de 350 funcionários foi realizado em apenas três dias.

“A Netskope nos deu muita segurança no caminho para a Transformação Digital, na migração para a nuvem e no movimento da equipe ao home office. Eliminamos a preocupação com o acesso à web com a solução Next Generation Secure Web Gateway. Por meio da solução Cloud Confidence Index (CCI) também conseguimos inibir aplicações com baixa reputação e assegurar a proteção contra as ameaças mais comuns”, explica Ricardo. O CCI analisa mais de 50 critérios, incluindo certificações de compliance, controles de políticas de prevenção de perda de dados (DLP) e criptografia, permitindo a automatização da seleção de sistemas aptos para uso corporativo dos usuários.

Outro destaque do CCI da Netskope é a flexibilidade no controle de aplicações legadas por instâncias de serviços. Com esse recurso, a equipe de segurança da Petronect conseguiu liberar os acessos dos usuários, bloqueando apenas serviços específicos e dando acesso às aplicações essenciais aos negócios. Ainda, a plataforma permite integração com diferentes ferramentas de segurança utilizadas pela empresa como, por exemplo, o firewall da Fortinet e a solução da CrowdStrike.

A companhia tem como meta ampliar o uso de serviços em nuvem com os parceiros Amazon, Google e SAP e mira uma arquitetura mais próxima possível do conceito Zero Trust. “Vamos avançar no quesito Zero Trust com a Netskope, principalmente no acesso à web, e pretendemos expandir para outros serviços, com novos pontos de controle como autenticação do usuário e de dispositivo. Também estudamos a implementação de um proxy reverso com serviços em nuvem e controle proativo das operações do usuário”, antecipa Ricardo.

Sobre a Netskope

A nuvem de segurança Netskope fornece visibilidade incomparável e dados em tempo real e proteção contra ameaças no acesso a serviços em nuvem, sites e apps privados de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Somente a Netskope entende a nuvem e oferece segurança centrada em dados de uma das maiores e mais rápidas redes de segurança do mundo, capacitando as maiores organizações mundiais com o equilíbrio certo de proteção e velocidade de que precisam para acelerar os negócios e proteger sua jornada de transformação digital. Reimagine seu perímetro com a Netskope.

Sobre a PETRONECT

A Petronect é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos.

A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 18 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no ano de 2020, 2 milhões de processos eletrônicos trafegados, mais de 110 bilhões de transações com mais de 5 milhões de pedidos de compras, 700 mil notas fiscais eletrônicas emitidas e 100 mil conhecimentos de transporte eletrônico. Com isso, foram somadas mais de 160 mil oportunidades de bens e serviços e quase 60 mil agendamentos de entregas, além de 6,5 milhões de participações nas oportunidades e 800 mil preços ofertados, no portal.

Principais clientes: Petrobras; Araucária Nitrogenados; Breitener Energética; Breitener Jaraqui; Breitener Tambaqui; Gaspetro; PB Biocombustível; PB-LOG; Petrobras America; Petrobras Bolivia; Petrobras Colômbia; Petrobras Netherland;TBG; Termobahia; Termomacaé; Transportadora Associada de Gás (TAG); Transpetro.