Isec Participações reestrutura operações e se transforma em Virgo, uma plataforma full service de acesso a capital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Claudio Allan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com a inauguração da nova fase, companhia passa a atuar em três frentes: securitização, marketplace de captação de recursos para médias empresas e projetos, além de venture capital

Expectativa é faturar R$ 33 milhões e alcançar R$ 17 milhões em ebitda até o final de 2021

Com o objetivo de se tornar a principal infraestrutura de serviços e soluções financeiras do país, a Isec Participações, que presta serviços de securitização há mais de uma década, realizou uma reestruturação e passa a se chamar Virgo. Nesta nova fase, além da repaginação dos serviços de securitização para o mercado de capitais, a Virgo oferece soluções financeiras para médias empresas e projetos por meio de um marketplace. A empresa ainda estrutura uma vertical de corporate venture capital para investir em startups que possam acelerar seus negócios. Ao se tornar uma plataforma full service de acesso a capital, espera faturar R$ 33 milhões, além de alcançar R$ 17 milhões de ebitda neste ano.

Em 2020, a Isec Participações alcançou a liderança no mercado e, hoje, se mantém como a maior securitizadora do país em número de operações. Apenas em 2021, a companhia está envolvida em mais de 96 transações, que somam R$ 12 bilhões, e já superou a volumetria de negócios de todo 2020. Com a transição para a Virgo, a empresa busca atender aos participantes de mercado com uma volumetria ainda maior, preços mais acessíveis, além de experiência na estruturação e no acompanhamento das operações. Para acelerar o negócio e ter condições de revolucionar o mercado de capitais, a Virgo está em negociação com investidores externos para uma rodada de captação de R$ 40 milhões.

A mudança disruptiva na Isec Participações, empresa já consolidada no país, é resultado do movimento de transformação digital liderado pelo CEO Daniel Magalhães e o CRO Ivo Kos, que buscam introduzir uma cultura de foco no cliente, além de simplificar e garantir a transparência nas transações. Como resultado desses esforços, a Virgo já realiza o atendimento dos agentes autônomos de duas grandes corretoras, em demandas abaixo de R$ 50 milhões.

“O mercado de capitais é um grande marketplace, mas a rigidez e falta de transparência acarretam em poucas transações e acabam minando as possibilidades de avanço desse setor. Para mudar isso, nós buscamos entender quais eram os principais atributos da Isec como securitizadora e pensamos em como incorporar todo esse background em um empreendimento novo, plural e que consiga atender os diferentes perfis interessados em acesso à capital”, declara Magalhães.

Novos serviços

Para garantir as melhores condições e oportunidades para sua clientela, formada por tomadores de recursos, investidores e empresas, a Virgo irá atuar em três frentes. A primeira é a Virgo Soluções Financeiras, um marketplace que conecta tomadores e investidores com o objetivo de simplificar o processo de captação de recursos, assim como reduzir custos das operações. O marketplace proporciona acesso facilitado ao capital para que as médias empresas foquem no sucesso dos seus negócios. Ao mesmo tempo, oferece aos investidores a possibilidade de investir em operações de crédito estruturadas em um risco-retorno melhor.

A Virgo Soluções Financeiras se responsabiliza por toda a operação, desde o entendimento da necessidade do tomador até o encaixe do melhor produto financeiro para viabilizar a captação, matchmaking com os investidores, estruturação e monitoramento. Dessa forma, o processo se torna mais vantajoso e a jornada do tomador fica 100% dentro da plataforma, o que permite novas operações ao longo dos anos. O preço do serviço no marketplace é fixo, de acordo com a complexidade da transação, garantindo a transparência do negócio. Hoje, 93 investidores institucionais já estão conectados ao marketplace da Virgo e mais de 130 parceiros buscam clientes e projetos que desejam captar recursos. A plataforma espera viabilizar mais de R$ 600 milhões em negócios em 2021.

Já a Virgo Companhia de Securitização assume a operação que deu início à Isec Participações e oferece, assim, a maior infraestrutura de securitização do país para gestores, estruturadores e coordenadores do mercado de capitais. A Virgo Ventures é o venture capital da companhia, que busca investir e acelerar negócios com potencial para contribuir com o crescimento da Virgo, além de melhorar a experiência dos participantes do mercado. O negócio já nasce com 5 investimentos realizados, que serão anunciados em breve.

O time Virgo

Fundador da Virgo, Daniel Magalhães tem 13 anos de experiência com ativos alternativos e atuou no desenvolvimento de negócios inovadores do mercado de capitais brasileiro. Entusiasta do universo da tecnologia, investe em startups de alto crescimento desde 2017 e tem participação, direta e indireta, em 54 companhias do Brasil, Estados Unidos, Colômbia e México. Magalhães ainda atua como mentor de startups early stage e em iniciativas pró-empreendedorismo feminino.

Já o co-fundador Ivo Kos possui mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais nacional e internacional. Foi sócio da Link, corretora vendida para o UBS, e fundou a Itaim Asset Management. Em 2018, Kos comprou a Isec Participações e articulou a aquisição da Cibrasec no ano seguinte, o que viabilizou o pontapé inicial para a construção da Virgo.

A equipe da Virgo é composta por 72 colaboradores, sendo 65 contratados nos últimos 12 meses. O time altamente qualificado e experiente nos mercados financeiro e de tecnologia conta com o CTO Ivan Reche, o Head de Relacionamento com o Mercado Daniel Linger e a Head de Legal e Compliance Ila Sym. A equipe ainda foi reforçada com a chegada dos executivos Pedro Paulo Moraes, que assumiu como COO da companhia, Gabriel Nóbrega, atual CBDO, e Carla Quaglio, Head de People e CX.

Sobre a Virgo

A Virgo é uma CMITech (capital market infrastructure tech company). A plataforma transacional full service de acesso à capital e soluções financeiras é 100% transparente e garante as melhores condições para todas as partes, entre tomadores, investidores e empresas. Com os serviços da Virgo Companhia de Securitização, Virgo Soluções Financeiras e Virgo Ventures, entrega expertise e excelência para as operações no mercado de capitais serem bem-sucedidas.