Brasil,

Alimentos e bebidas: o consumidor da nova realidade

*Mauricio Godinho

A sociedade está atravessando um período intenso de complexas transformações. Por um lado, os avanços tecnológicos se tornaram exponenciais. Por outro, o mundo enfrenta uma grave pandemia. Cenários assim geram dificuldades, mas também quebram paradigmas e estimulam inovações. No mercado de Alimentos e Bebidas há mudanças relevantes também.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) revelam que o faturamento do setor cresceu 12,8% em 2020 em relação a 2019, atingindo R$ 789,2 bilhões e fazendo o setor representar mais de 10% do Produto Interno Bruto nacional. Além disso, há mudanças nas demandas da sociedade e nos hábitos de consumo, com duas vertentes principais no mercado atualmente.

Cadeia de suprimentos transparente e ética: o consumidor passou a exigir e priorizar marcas com propósito claro e cadeias de suprimentos com estas características. Empresas próximas de fornecedores e parceiros de negócios, que investem em relações sustentáveis em todos os elos da cadeia, são mais reconhecidas.

Estas marcas se preocupam com seleção, monitoramento e planejamento de ações preditivas, preventivas e corretivas para barrar mão de obra escrava, proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade. O consumidor da "nova realidade" sente a necessidade de orientar escolhas para marcas responsáveis com propósito. Há uma preocupação crescente com o meio ambiente e as sociedades em que elas operam.

Inovação: o setor de alimentos e bebidas está evoluindo muito em saúde e bem-estar. A pandemia fez os consumidores buscarem marcas que promovam bem-estar físico, mental e emocional. Alimentos que usam vegetais em vez de compostos animais ganham mais importância e destaque.

Há casos de empresas que já usam Inteligência Artificial em Pesquisa e Desenvolvimento simulando ingredientes naturais (plantas) em formulações testadas por chefs. Elas são capazes de simular alimentos tradicionais sem qualquer fonte animal. Já é possível produzir alimentos combinando plantas que simulam os mesmos sentidos (olfato, paladar e textura) de alimentos convencionais.

Este processo inovador já está sendo usado por algumas empresas. São produtos modernos, ecologicamente sustentáveis e com apelo de marca poderoso. Não somente por minimizarem ou zerarem impactos na fauna, mas por usarem ingredientes vegetais locais combinando plantas diversas e não necessariamente monoculturas de alimentos tradicionais.

Esses alimentos inovadores promovem benefícios funcionais e saúde aos consumidores, quando comparados aos alimentos de fonte animal. Resumindo, o consumidor da "nova realidade" perguntará cada vez mais: "Esta marca, ou produto, faz bem para mim e faz bem para o planeta?".

Há um futuro amplo de possibilidades, impulsionado por consumidores conscientes e conectados. Empresas de alimentos e bebidas que investirem em cadeias de suprimentos éticas e transparentes e adotarem práticas de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento com produtos saudáveis, ecologicamente corretos e ingredientes sustentáveis, estarão à frente das demais nesta nova realidade.

*Mauricio Godinho é sócio-diretor líder de Alimentos de Bebidas da KPMG no Brasil.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo