Brasil,

AVOD: um novo modelo para atribuição de publicidade

Cesar Sponchiado

O consumo de conteúdo tem passado por diversas mudanças ao longo dos anos, aceleradas desde o início da pandemia de Covid-19, especialmente pelo crescimento das plataformas de streaming. Um formato que promete maior liberdade de escolha ao usuário, seja na seleção do conteúdo ou no momento mais adequado para assistir. Com a expansão da indústria, surgiram diversos players aumentando a concorrência e consequentemente aquecendo o mercado.

O relatório Market Analysis Report aponta que o mercado global de streaming é avaliado atualmente em R ﹩50,11 bilhões de dólares. A expectativa é de que o crescimento anual seja de 21% entre 2021 e 2028, chegando a R﹩ 223,98.

Entre os modelos de negócios que devem ganhar escala, está o AVOD (Advertising-Based Video on Demand), formato que alia conteúdo gratuito e espaço para publicidade. Ele oferece grandes oportunidades para as marcas e condições favoráveis em um país como o Brasil, onde a TV aberta ainda concentra maiores públicos e onde a questão financeira se apresenta como um empecilho para o acesso de milhões de pessoas ao conteúdo on demand. É a chance de trabalhar a cauda longa, usuários hoje não atendidos por ferramentas com assinaturas, as SVOD (subscription video on demand), como Netflix e Amazon Prime Video.

Esse modelo de negócio está presente em plataformas como Pluto TV, Spotify e Vix. Recentemente, a Viacom anunciou a chegada de mais um canal no Brasil, o BET (Black Entertainment Television), voltado ao público negro e que utiliza o mesmo formato. O número crescente de ofertas ilustra o tamanho das oportunidades que começam a apontar no horizonte para as marcas, que podem desenvolver estratégias e oferecer conteúdos cada vez mais conectados para o seu público e, ao mesmo tempo, conseguem avaliar com precisão o retorno dos investimentos.

Hoje o mercado já consegue analisar os resultados das comunicações nas plataformas AVOD a partir do uso do modelo de atribuição. É possível aplicar as mesmas métricas utilizadas no online para avaliar o resultado de curto prazo, a construção de marca pelas campanhas nas plataformas de streaming e compreender toda a jornada dos usuários, como o interesse pela ação publicitária, o call-to-action e até o entendimento da mensagem e a efetividade da ação.

Essa metodologia de atribuição já é utilizada para mensurar TVs em todo o mundo e por isso já está pronta para atender as demandas do mercado de streaming. Basta os anunciantes avaliarem as melhores estratégias de conteúdo.

Cesar Sponchiado é fundador e CEO da Tunad


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo