Brasil,

Mais um dia dos namorados em meio à pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letra Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista dá dicas de como surpreender a pessoa amada em meio aos desafios do momento

Situações não muito agradáveis ou mesmo frustrantes estão sendo bem comuns na vida de diversas pessoas. A pandemia de Covid-19 certamente deixou muitas pessoas com os cabelos em pé. No próximo dia 12 é o dia dos namorados, e mais vez, em meio à incerteza da pandemia. Mesmo assim, é importante comemorar com seu parceiro, sem esquecer dos protocolos de segurança. “Sair é complicado, ainda temos restrições de horário e o risco do contágio. Mas um filme ou um jantar romântico em casa não é nada mal. Um momento a dois, de descontração para sair da rotina", sugere a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia.

A saúde mental e principalmente a sexual ficaram muito afetadas neste período de pandemia. Muitos valores foram ressignificados e novos hábitos adquiridos, no geral, inclusive, na sexualidade. "O maior tempo em casa, a solidão produzida pelo isolamento, o medo dentre outras mudanças no cotidiano, contribuíram para esse comprometimento. Nunca se consumiu tanta pornografia como agora, principalmente pelos homens, e também vem diminuindo o desejo sexual deles e principalmente das mulheres", explica.

A preocupação com as incertezas em meio à pandemia afeta o desejo sexual. "Medo de perder o emprego, medo do contágio e de perder pessoas queridas para a enfermidade. Com essa ansiedade tomando conta, é natural que muitas mulheres e homens tenham menos vontade de fazer amor e sexo. O desejo até existe, ainda que menor do que o habitual, mas fica mais complicado de “focar” na hora H", afirma a psicóloga.

Além disso, o casal perdeu o distanciamento necessário para alimentar o erotismo. "Quando estamos muito perto, com os filhos, as tarefas domésticas, os pequenos defeitos ou diferenças. A distância possibilita imaginar, fantasiar, esperar o parceiro(a) para namorar", revela.

Infelizmente, as coisas não mudam do dia para a noite. Um relacionamento que sobreviver e crescer em meio à pandemia precisa e deve ser comemorado. “Todos estão esgotados física e mentalmente. Ter momentos de lazer diferenciados, são mais que essenciais para sair da rotina e deixar os problemas um pouco de lado", sugere.

Um tempo a sós

A sexóloga dá a dica de separar um tempo para o lazer, promover a descontração e relaxar em meio ao estresse. “Um dia de casal, com um vinho, assistir televisão juntos, ter uma conversa relaxante, são ótimas formas de passar o dia dos namorados, sem preocupações, se desligando um pouco dos problemas e aproveitando cada momento”, propõe.

Caso, ainda seja difícil ter mais intimidade e se sentir confortável, Sônia aconselha apimentar mais a relação. "Usar acessórios eróticos, numa tentativa de estimular o desejo sexual e também pela possibilidade de buscar o prazer. Mas atenção, todo cuidado é pouco na hora de escolher o acessório. Cada pessoa se sente mais à vontade com um ou com o outro. Seria bom se escolhessem e comprassem juntos, o perigo de errar se torna menor", finaliza.

Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Tem formação em Terapia Ericksoniana, especializada no Atendimento Breve individual e de casais, colunista em Revistas e Rádios, professora e palestrante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar