Brasil,

Carrefour inova e disponibiliza ferramenta intuitiva que permite escolhas de alimentos nutricionalmente mais equilibrados e baratos

Nova funcionalidade do app Meu Carrefour, o Nutri Escolha cruza dados de preços da rede com a pontuação nutricional dos produtos para sugerir opções de compras mais equilibradas

Com o objetivo de liderar a democratização da alimentação equilibrada no Brasil, o Carrefour anuncia o lançamento da ferramenta Nutri Escolha, uma funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour que ajuda o consumidor a fazer escolhas de produtos mais equilibrados nutricionalmente e, ao mesmo tempo, mais baratos. A novidade já está disponível no app da rede, tanto para Android quanto para iOS, além do site Carrefour.com.

Pesquisas recentes mostram que a informação nutricional pode ajudar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes para a mudança de hábitos alimentares. "O Carrefour acredita que empoderar seu cliente com esses dados, de forma simples e intuitiva, é o primeiro passo para uma transição alimentar mais efetiva", afirma Luis Moreno, CEO do Carrefour Varejo.

Com esta premissa, o Nutri Escolha utiliza um algoritmo de duas etapas. A primeira, com base na metodologia independente Nutri Score, traduz a tabela nutricional em uma pontuação fácil de entender, que classifica os produtos de A até E. Já a segunda fase considera os preços dos produtos nas lojas físicas ou e-commerce Carrefour. Assim, a ferramenta realiza um cruzamento de dados, trazendo sugestões de itens da mesma categoria com melhor ou igual pontuação nutricional e com melhor preço.

"Desde o início do projeto, envolvemos equipes multidisciplinares de Tecnologia, Inovação e Marketing que se empenharam de forma transversal, proporcionando agilidade para desenvolver as soluções que garantem hoje a experiência integral e positiva que é o Nutri Escolha - uma navegação amigável, com layout intuitivo e foco em resolver as dores do cliente", comemora Paulo Farroco, CIO do Grupo Carrefour.

Para os clientes que já são cadastrados no Meu Carrefour e realizam compras nas lojas ou no e-commerce da rede, ao usar o aplicativo, o Nutri Escolha exibirá uma funcionalidade chamada Lista de Sugestões, contendo o histórico de compras recentes do cliente e trazendo alternativas mais baratas e com igual ou melhor pontuação nutricional. Além disso, essa lista também mostrará o percentual de desconto possível, considerando apenas produtos elegíveis ao Nutri Escolha e cabendo ao consumidor a decisão de quanto quer economizar.

Para este lançamento, estão disponíveis na ferramenta mais de 16 mil produtos, divididos entre 70 categorias de perecíveis e PGC - produtos de grande consumo. Além disso, produtos livres de glúten e lactose também ganharam destaque, com sinalização em forma de selo ilustrativo ao lado do item. Futuramente outras funcionalidades e produtos serão agregados.

É importante ainda destacar que o consumo equilibrado entre as diferentes categorias de alimentos é fundamental para uma alimentação saudável. Neste quesito, o Nutri Escolha não substitui o acompanhamento de um profissional da área nutricional e sim auxilia nas escolhas do consumidor, com mais informação e visibilidade. "Não diremos ao cliente o que ele deve ou não comprar. Iremos empodera-lo com opções que unam valor nutricional e preços baixos. Com o Nutri Escolha reforçamos para o consumidor que, apresentando os produtos de forma fácil, é possível comer melhor gastando menos", ressalta o CEO do Carrefour Varejo.

Essa funcionalidade está alinhada não só com o movimento Act for Food, mas também com o fortalecimento de todo o ecossistema Carrefour, reforçando o pilar de Transformação Digital do Grupo e ampliando sua estratégia de omnicanalidade. "Queremos cada vez mais nos posicionar como líder do movimento de transição alimentar no Brasil e entendemos que tecnologia e inovação são fortes aliadas para termos formatos cada vez mais interligados, proporcionando uma experiência de compra fácil e confortável aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta as oportunidades de conexão e fidelização com nossa marca", finaliza Moreno.

A escolha da metodologia Nutri Score

Criada pelo Ministério da Saúde da França em 2017, o Nutri Score é a metodologia de pontuação nutricional mais difundida no mundo. Desde 2018, diversos países da União Europeia, estudos científicos e associações de nutrólogos, como a ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia, passaram a recomendar amplamente sua utilização, comprovando a eficiência dessa metodologia, tanto no aspecto de facilidade de interpretação quanto no auxílio de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes e hipertensão.

O sistema de avaliação é composto por cinco letras e cinco cores que mede os valores da tabela nutricional do produto. Sempre comparados numa porção equivalente de 100g/ml, esses valores são incorporados a um algoritmo científico, que considera os nutrientes a serem promovidos - fibras, proteínas e porcentagem de FLV (frutas, legumes, verduras, castanhas em geral e óleos) - e aqueles que devem ser consumidos com moderação - valor energético por porção, açúcares, gorduras saturadas e sódio. Assim, o sistema gera uma pontuação que resume toda a sua minuciosa avaliação em uma nota, que vai de A (escolhas com melhor perfil nutricional) até E (escolhas a serem consumidas com moderação).

Além disso, mesmo englobado à funcionalidade Nutri Escolha do Carrefour, o algoritmo Nutri Score é totalmente independente e com o cálculo aberto para consulta pública, garantindo total transparência e mesmos critérios de avaliação dos produtos independentemente da marca.

Quem está no Nutri Escolha

Inicialmente, o Carrefour está usando a base de produtos que vende em sua rede e os quais tem as informações necessárias para o cálculo do Nutri Score. Esses itens aparecem para os clientes já com a pontuação nutricional de A até E ou classificados como NC - Não Calculados -, apontando que a empresa não possui ainda informações suficientes para o cálculo e que esses produtos serão atualizados à medida que a indústria compartilhar os dados necessários e forem validados pela equipe técnica do Carrefour.

Sendo o maior varejista alimentar do Brasil, a rede reforçou sua comunicação com fabricantes da indústria de alimentos e bebidas para conscientizá-los de que sua colaboração construirá um relacionamento de maior confiança com o consumidor e reforçará a transparência que o Carrefour deseja disponibilizar aos seus clientes.

É importante salientar que, com base na metodologia Nutri Score, algumas categorias de produtos serão classificadas como exceção (não elegíveis) por não terem como ser calculadas pelo algoritmo do modelo. Dentre elas carnes, frutas, legumes, verduras, adoçante, sal e bebidas alcoólicas. Nesse caso, não aparece a pontuação nutricional e sim informações gerais e preço.

Como usar o Nutri Escolha

Primeiro o usuário deve baixar o aplicativo Meu Carrefour - download para Android ou iOS - e fazer seu login ou cadastro. Assim que a tela inicial abrir, ele clica no ícone Nutri Escolha e escolhe a jornada de compra: Mercado Online ou Loja Física, selecionando o endereço desejado.

A partir daí, basta digitar o produto na lupa de busca ou clicar em uma das seções recomendadas pelo app. Ao lado do produto, o usuário já encontrará a respectiva pontuação nutricional, de A até E.

Ao clicar no item e logo abaixo da sua classificação, a ferramenta irá sugerir opções Mais Equilibradas e Mais Baratas - as informações aparecerão apenas se o produto for elegível e estiver cadastrado na base de dados da funcionalidade.

Além disso, de volta a página principal do Nutri Escolha, o usuário também pode usar o Leitor de Códigos de Barras, escaneando produtos dos quais queira conhecer a pontuação nutricional ou para ser apresentado a outras opções da mesma categoria. E ainda, caso o consumidor já seja um cliente Carrefour, basta ele clicar na Lista de Sugestões para ter uma seleção personalizada dos produtos comprados na rede nos últimos 90 dias, além de itens similares, nutricionalmente mais equilibrados e baratos.

Independentemente de estar realizando um pedido online ou selecionando itens em uma loja física Carrefour, daí em diante, é só escolher o que colocar no carrinho e finalizar a compra.

Vídeo institucional:


Tutorial Nutri Escolha:

Frames para download: https://drive.google.com/drive/folders/1BJN8ISVW4VWVBjkF8TwH9i-EeKnM5FX3?usp=sharing

Sobre o Carrefour

Pioneira com o formato de hipermercado no Brasil desde 1975, a rede Carrefour é líder no varejo alimentar do País, possuindo uma operação com 485 pontos de vendas presentes em 13 estados, além do Distrito Federal. Suas lojas são projetadas para atender as mais diversas necessidades do cliente por meio dos formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Drogaria Carrefour, Posto de Combustível Carrefour, além do Carrefour.com (e-commerce) que concentra produtos alimentares e não-alimentares de sortimento próprio e uma rede com mais de 3 mil vendedores em seu marketplace. Para ampliar sua presença online, o aplicativo Meu Carrefour ainda conecta os clientes a um ecossistema integrado cheio de benefícios, facilitando o seu dia a dia com diferentes funcionalidades, além de ofertar produtos e serviços a preços atrativos.

Empresa integrante do Grupo Carrefour Brasil, a rede Carrefour, com mais de 42 mil colaboradores, faturou R$ 22,9 bilhões no País em 2020, se destacando por suas iniciativas com foco em democratizar a alimentação saudável para todos os brasileiros, em garantir a qualidade da experiência de compra de seus consumidores e pelo intenso movimento de omnicanalidade e transformação digital de seus canais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo