Brasil,

Engenheiro químico explica o desenvolvimento de termoplástico com capacidade de inativar coronavírus de superfícies

Gerente de PD&I do Grupo FCC, Filipe Fagundes, falou sobre a inovação que a empresa trouxe ao mercado durante a pandemia em palestra do 4º Congresso Brasileiro do Plástico, realizado nesta terça-feira (08).

O uso do plástico tratado com aditivos voltados à biossegurança é uma tendência que veio para ficar e a indústria do plástico está atenta para oferecer soluções viáveis. Uma das palestras do 4º Congresso Brasileiro do Plástico, realizado nesta terça-feira (08), trouxe o case do Grupo FCC, que lançou o FCC Antivir, termoplástico com ação antiviral que tem atributos que inativam vírus envelopados, como o coronavírus, e pode ser utilizada em diversos tipos de substratos. Com eficácia de 99,8% contra a SARS-COV 2, a inovação já está disponível no mercado. Na palestra, o gestor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da FCC, Filipe Fagundes, explicou todo o processo de desenvolvimento da solução, que previne a propagação de vírus através das solas de sapato, entre outros produtos.

Conforme Filipe, a crise sanitária que surgiu em 2020 levou a um novo momento da sociedade como um todo e, consequentemente, um novo comportamento do consumidor, que passou a precisar pensar e planejar cada saída de casa, que superfícies poderá tocar e como se manter seguro diante dos riscos de contaminação. Todo esse contexto deu lugar à tendência Mega tendência Safety Obsessed, que demandou inovações em tempo recorde da indústria, a fim de contribuir para a segurança dos consumidores.

“Tivemos que agir em um tempo curto, mas aquela visão de que há um pesquisador trancado em uma sala e chega sozinho a um momento ‘eureka’, não existe. Tínhamos um grande quebra-cabeças para montar, levando em conta inúmeros fatores, até chegar a um conceito inovador. Nosso desafio foi pensar em soluções para facilitar a jornada, trazendo segurança a esse processo”, explicou o engenheiro químico.

Segundo ele, o grande desafio foi promover a solução sem precisar mexer tanto na cadeia produtiva, a fim de conseguir entregar a inovação em tempo hábil, sem demandar estruturação de novos processos. “A saída que encontramos foi utilizar a nanotecnologia, trabalhando na composição do polímero e atingimos um resultado que não é prejudicial ao meio ambiente, fator que era uma preocupação da empresa”, contou.

Conforme o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, é a tecnologia a serviço da sociedade contra o coronavírus. “O auxílio do plástico no combate desta doença que assolou o mundo no último ano é um assunto muito rico e oportuno. Queremos mostrar para o cidadão os benefícios desta matéria-prima tão versátil e as formas com as quais a indústria do plástico pode contribuir para um ambiente mais seguro e na melhora da qualidade de vida”, ressalta.

O 4º Congresso Brasileiro do Plástico

Promovido de maneira bianual, é realizado pelo Instituto SustenPlást e tem como objetivo debater a importância e a relação da sociedade com os plásticos. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (cbplastico.com.br), onde é possível localizar todas as informações sobre o 4CBP, também é possível acompanhar o Congresso Brasileiro do Plástico por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, Linkedin e Twitter.

O palestrante

Filipe Fagundes atua como gestor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na FCC. Tem experiência de mais de 10 anos na indústria. É Químico Industrial pela PUCRS e mestre e engenharia de produção pela UFRGS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo