Brasil,

9 de Junho - Dia do Porteiro: Na portaria eles ainda são essenciais

Apesar de avanço de tecnologias em segurança, trabalho de porteiros ainda é muito requisitado em condomínios - Divulgação Apesar de avanço de tecnologias em segurança, trabalho de porteiros ainda é muito requisitado em condomínios - Divulgação

Há quem diga que a profissão está em extinção, mas na verdade é grande o número de pessoas que não abrem mão da presença dessa figura que traz ainda mais segurança

Se engana quem pensa que a rotina de um porteiro é feita de cordiais cumprimentos dados aos moradores de um edifício. Essa profissão, que muitos dizem estar se extinguindo, na verdade ainda é tida como essencial para quem mora em condomínios residenciais.

Neste dia 9 de junho, quando comemoramos o Dia do Porteiro, além de darmos os parabéns a esse profissional, vale a pena refletir o quanto ele é importante no nosso dia a dia. Uma pesquisa qualitativa realizada pela Brain Bureau de Inteligência Corporativa em um setor nobre de Goiânia demonstrou que, apesar dos avanços das tecnologias de segurança, a grande maioria dos entrevistados (55%) alegou como essencial a presença física de um porteiro. O resultado, inclusive, tem estimulado empresas do mercado imobiliário a manter o espaço para o porteiro nos novos projetos, mesmo diante das inovações tecnológicas.

Atuando como porteiro há 12 anos, Cícero Paiva de Araújo, 45 anos, avalia que sua profissão está longe de ser extinta. “Acho que ajudamos muito na questão da segurança, além do mais somos a primeira referência para o morador quando há algum problema; seja um pequeno defeito na residência, receber uma encomenda, ou pedir para pedir algum outro tipo de ajuda”, revela.

Cícero trabalha há 1,5 ano no edifício Seven West, empreendimento residencial da Innovar Construtora, no Setor Oeste, em Goiânia. O síndico do edifício, engenheiro civil Murilo Nascimento, reforça essa importância da presença do porteiro, mesmo com o uso de modernas tecnologias em segurança. “Nós temos no nosso prédio vários dispositivos de segurança, como biometria, câmeras de monitoramento, cerca elétrica e outros itens, mas ainda assim achamos importante manter o porteiro. Além de reforçar a sensação de segurança, é um profissional que ajuda muito no operacional diário do condomínio”, avalia o morador.

Encomendas e delivery
Murilo conta que nesses tempos de pandemia a presença de um porteiro ajuda ainda mais. “Nessa situação aumentou muito as entregas delivery, pois as pessoas estão comprando quase tudo pela internet, e o porteiro é alguém que ajuda muito na hora de receber essas encomendas, e isso para os moradores é uma grande facilidade. Outra função importante desempenhada pelo porteiro é o monitoramento de regras de convivência estabelecidas pelo condomínio, como nos dias de hoje, a necessidade de uso de máscara nas áreas comuns, como na academia. Isso ajuda no nosso trabalho de síndico ”, afirma.

Ele lembra que o porteiro é um apoio importantíssimo para os moradores idosos. “Em nosso condomínio, por exemplo, temos muitos moradores de mais idade, e muitos deles não têm familiaridade com esses sistemas modernos de segurança como a biometria, então, nesse sentido, o porteiro ajuda muito”, pontua Murilo.

O porteiro Cícero lembra que operacionalmente o trabalho até ficou mais fácil com alguns avanços tecnológicos, porém a responsabilidade continua muito grande. “Antigamente tínhamos que operar aquelas centrais enormes de interfone. Hoje não tem isso e de um simples aparelho telefônico você contata o morador e não é preciso abrir portão de garagem porque cada um tem seu controle. Mas em compensação temos que estar de olho nos corredores, nos monitores de segurança, saber para quem ligar quando uma emergência ocorre, fazer um relatório diário do que ocorre durante o turno, sem falar do controle e registro de visitantes”, destaca Cícero.

Novos empreendimentos
Diante da grande predileção de muitos em querer manter a figura do porteiro, modernos empreendimentos residenciais têm optado por oferecer um sistema de portaria mista, mantendo o profissional. É o exemplo do mais recente lançamento da Innovar Construtora, em conjunto com a WV Maldi e Joule Participações, o Maestro Residenza, localizado no Setor Oeste, em Goiânia. As empresas, inclusive, foram responsáveis por solicitar o estudo sobre a importância da presença física de um porteiro em prédios residenciais à Brain.

“Quem busca um prédio para morar tem sempre como uma das principais prioridades a segurança. Por isso, oferecemos projeto moderno, com o que há de mais inovador em mecanismos de segurança, mas também mantivemos o espaço para o trabalho do porteiro, o que reforça a sensação de segurança e traz mais comodidade aos moradores”, aponta o incorporador Rodrigo Neiva, diretor da Innovar Construtora.

Entre os itens de segurança contemplados pelo projeto estão portão de acesso exclusivo para moradores com sistema de biometria, entrada exclusiva para visitantes, e outra para os prestadores de serviços e entregadores de delivery, e os apartamentos contarão com fechadura eletrônica com uso de senha.

Rodrigo Neiva explica que o empreendimento está sendo construído numa área de 2.300 m², bem maior do que de outros empreendimentos similares no Setor Oeste. Segundo ele, com todo esse espaço poderia-se construir até duas torres, mas optou-se por um projeto com torre única justamente para agregar mais qualidade, conforto e segurança. “Com um terreno maior conseguimos oferecer estruturas como o port- cochère, para entrada e saída dos moradores, o que traz mais segurança no momento de acesso ao empreendimento”, explica o incorporador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo