Eles não andam, eles desfilam: saiba como cuidar corretamente da sua coleção de sneakers

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A pergunta que não quer calar: você já ouviu falar no termo sneakerhead? Assim são denominados os indivíduos verdadeiramente apaixonados pelos famigerados sneakers - tênis especiais e super estilosos que ganharam popularidade nos anos 80 e que têm forte influência da cultura do hip hop e do basquete.

E aí, se identificou? Sonha em montar a sua coleção agora mesmo ou já possui prateleiras abarrotadas e precisa de dicas para cuidar dessas belezinhas? Confira as informações listadas abaixo!

Faça uso de suportes internos

Essa é uma prática simples que pode evitar grandes danos ao formato dos seus pares de tênis. Sabe aqueles vincos ou amassados na caixa de dedos? Evite-os fazendo uso destas inserções de espuma macia que podem ser acomodadas dentro da biqueira dos seus sneakers para mantê-los lisos e sem dobras. O item é discreto e muito indicado para calçados que possuem a parte dobrável em couro.

Higienize-os com produtos específicos

Só quem é colecionador de sneakers sabe o quanto esses calçados merecem cuidados especiais. Por isso, ao invés de limpá-los com produtos comuns de limpeza, invista nas opções específicas para este fim. Atualmente, existem diversos kits profissionais no mercado, feitos a partir de ingredientes naturais, que protegem das manchas e são de uso muito simples.

Blinde-os contra o mofo e a hidrólise

Não tem pra ninguém: quando a intenção é proteger seus valiosos sneakers destes vilões, o negócio é investir em sachês de sílica gel. Isso porque ambos os problemas são causados pela ação da umidade nas mais diversas superfícies - como a dos calçados que ficam guardados sem o devido cuidado.

O mofo deriva dos fungos, mas a redução da umidade ajuda na diminuição de sua reprodução, que destrói os tecidos e espumas dos calçados e que pode atingir a pele dos pés, causando frieiras, ou as unhas, acarretando micoses, por exemplo. Estes microorganismos geralmente se proliferam em temperaturas acima de 25ºC e umidade relativa do ar acima de 50% e preferem lugares escuros - ou seja: os seus tênis podem ser o lar perfeito para eles.

Já a hidrólise é o processo de destruição das macromoléculas de polímeros pela reação com água na forma líquida e gasosa. O polímero que mais sofre com esta ação são os poliuretanos, usados em entressolas, amortecedores e detalhes de praticamente todos os tênis. Resultado: o material se esfarela quando hidrolisado. Acima de 50% de umidade e 20ºC de temperatura, a hidrólise é acelerada. Ou seja, seus sneakers representam, mais uma vez, o ambiente ideal para esse tipo de acontecimento que pode ser bem aborrecedor.

Para te ajudar nessa empreitada contra os danos à sua coleção, a bodout oferece uma opção de produto que remove a umidade dos tênis e que pode, quando estiver saturado, ser colocado no microondas por um minuto. Assim, ele volta ao seu estado original e está pronto para ser usado novamente. Parece até mágica, né?

Aposte nas estantes, nos armários e nas caixas empilháveis

Quer armazenar a sua coleção da forma mais correta? Invista em estantes arejadas ou em um armário bem ventilado. A vantagem desse método é o fato de que, assim, seus pares ficam a quilômetros de distância da umidade, além de proporcionar uma facilidade maior para encontrar um item específico que você esteja procurando. A desvantagem? Os seus tênis podem ficar expostos à luz e ao tempo. De qualquer forma, vale ponderar.

Se optar pelas caixas de sapato empilháveis, projetadas para este fim, leve em consideração alguns fatos: esses organizadores têm o acabamento em plástico transparente, facilitando uma visualização mais prática; a desvantagem é que eles não são esteticamente agradáveis. Neste caso, para proteger ainda mais os itens armazenados, vale colocar um sachê de sílica gel bodout dentro de cada calçado.

Quer saber mais sobre as vantagens da sílica gel da bodout? Acesse https://bodout.com.br/ .